Sort results by
Sort results by

Consórcio Cerrado das Águas

O Ricardo é produtor de café há quase 30 anos e, como muitos, se preocupa em produzir café de forma responsável com o meio ambiente. 
Homem calvo, de bigodes grisalhos e óculos sorri para a câmera.
A preocupação com sustentabilidade é o que faz com que ele busque sempre a melhoria na produção. É por isso que, há dois anos, ele integra o Consórcio Cerrado das Águas, iniciativa da Nespresso e Nescafé em parceria com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), que busca a conservação da biodiversidade e o uso da água de forma equilibrada no Cerrado Mineiro.
 

"Decidimos investir nesse projeto devido a uma demanda dos nossos clientes de café por uma cultura de café mais sustentável."

Ricardo Bartholdo, produtor de café do Cerrado Mineiro


O café é a base do negócio do Ricardo, fixado no cerrado mineiro desde 1988. Ele é um dos fornecedores de café para Nespresso que embarcou no desafio de inovar e buscar práticas mais sustentáveis para preservar a água da região.
 

Água cai sobre planta com folhas verdes Dois canos despejam água de cima para baixo Foto aérea de uma fazenda com muita área verde



Qual o desafio?
A região do Cerrado é uma das maiores produtoras de café do Brasil, mas a escassez de água colocou essa atividade em risco.

Qual a solução?
Mobilizar parceiros como o Ricardo para a criação do Consórcio Cerrado das Águas.

Onde acontece o projeto?
O projeto acontece na Bacia do Córrego Feio, onde se concentra a maior área de café de Minas Gerais.

Qual o objetivo do consórcio?
A conservação e melhoria dos solos, da água e da polinização, implementando um caso de sucesso que possa ser replicado em mais regiões.

O Consórcio Cerrado das Águas visa a capacitação e assistência técnica dos produtores rurais, para que possam aplicar as melhores práticas de:

  • Uso da água e gestão do solo
  • Restauração da vegetação nativa
  • Aumento da infiltração da água do solo
  • Restauração de vegetação nativa para aumentar a infiltração da água no solo
  • Proteger nascentes e evitar o assoreamento dos rios
  • Avaliações periódicas da qualidade da água de rios e do balanço hídrico




 

"Se a gente faz uma coisa individual não tem muito peso. Mas quando faz uma ação em conjunto, coordenada, acaba sendo mais exposto, ampliado. Esse projeto abrange uma grande área de volume de água da região."

Ricardo Bartholdo, produtor de café do Cerrado Mineiro



E o cuidado do Ricardo com a sustentabilidade já traz resultados:
  • Regeneração das matas ciliares e das áreas de preservação permanente
  • Preservação das águas
  • Aumento do volume de água da região


Conheça os Projetos

 
Foto aérea de uma estrada de terra em meio a um bosque

 
Na parte alta da propriedade, o Ricardo faz o plantio de cobertura vegetal no meio das zonas de café. Isso aumenta a porosidade do terreno e faz a água da chuva infiltrar no solo como se ele fosse uma esponja, em vez de correr rapidamente para o rio. Assim, a capacidade de retenção da água pelo solo aumenta muito.

Em 2018, o Programa Cerrado das Águas foi premiado no Guia Exame de Sustentabilidade, o que é mais uma garantia de que o projeto traz benefícios de produção de café na região.

E esse café você já conhece: é o nosso café que chega na sua casa para toda a sua família.