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Nestlé reporta os resultados de 2021

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  •  O crescimento orgânico atingiu 7,5%, com crescimento real (RIG) de 5,5% e variação de preços de 2,0%. O crescimento foi sustentado pelo impulso contínuo das vendas no varejo, recuperação constante dos canais fora de casa, aumento da variação de preços e ganhos de participação de mercado.
  • As vendas totais reportadas aumentaram 3,3% para 87,1 bilhões de francos suíços (2020: 84,3 bilhões de francos suíços). O câmbio reduziu as vendas em 1,3%. Os desinvestimentos líquidos tiveram impacto negativo de 2,9%.
  • A margem de lucro operacional subjacente (UTOP) foi de 17,4%, diminuindo 30 pontos-base. A margem de lucro operacional (TOP) diminuiu 290 pontos-base para 14,0% na base reportada, refletindo em grande parte os prejuízos relacionados à Wyeth.
  • O lucro por ação subjacente aumentou 5,8% nas moedas constantes e 5,1% em base reportada para 4,42 francos suíços. O lucro por ação aumentou 41,1% para 6,06 francos suíços na base reportada, refletindo principalmente o ganho com a venda das ações da L'Oréal.
  • O fluxo de caixa livre diminuiu 14,9% para 8,7 bilhões de francos suíços, refletindo temporariamente maiores despesas de capital e níveis de estoque.
  • O Conselho propõe dividendo de 2,80 francos suíços por ação, um aumento de 5 centavos, marcando 27 anos consecutivos de crescimento de dividendos. No total, 13,9 bilhões de francos suíços foram devolvidos aos acionistas em 2021 por meio de uma combinação de dividendos e recompra de ações.
  • Progresso contínuo na gestão de portfólio. A rotação do portfólio desde 2017 agora representa cerca de 20% do total de vendas de 2017.
  • Perspectivas para 2022: esperamos crescimento orgânico das vendas em torno de 5% e margem de lucro operacional subjacente entre 17,0% e 17,5%. Espera-se aumento do lucro subjacente por ação nas moedas constantes e da eficiência de capital.
  • Perspectiva de médio prazo: crescimento das vendas orgânicas de um dígito sustentado. Melhorias moderadas contínuas na margem de lucro operacional subjacente. Alocação de capital contínuo e prudente e melhorias na eficiência de capital.
     

Mark Schneider, CEO da Nestlé, comentou: “Em 2021, continuamos focados em executar nossa estratégia de longo prazo e intensificar os investimentos em crescimento, enquanto enfrentamos os desafios globais da cadeia de suprimentos. Nosso crescimento orgânico foi forte, com amplos ganhos de participação de mercado, seguindo uma execução disciplinada, rápida inovação e maior digitalização. Limitamos o impacto da inflação de custos excepcional por meio de uma gestão de custos diligente e variação de preços responsável. Nosso crescimento robusto dos lucros subjacentes por ação mostra a resiliência de nosso modelo de criação de valor. Toda a equipe Nestlé demonstrou perseverança e agilidade exemplares em um ambiente desafiador.

O nosso portfólio continuou a evoluir, com foco em categorias com oportunidades atrativas de crescimento e ofertas diferenciadas. Exemplos recentes incluem a aquisição das principais marcas da The Bountiful Company e a alienação das principais marcas de água na América do Norte.

Nossa agenda de sustentabilidade progrediu ainda mais conforme aumentamos o bem-estar de nossos consumidores, ajudamos a regenerar o meio ambiente e fortalecemos as comunidades agrícolas em nossas cadeias de suprimentos.
Continuamos a criar valor para os nossos acionistas por meio da alocação disciplinada de capital, aumento constante dos dividendos e recompras de ações significativas. Olhando à frente, estamos confiantes na força do nosso modelo de criação de valor.”


Vendas do grupo

O crescimento orgânico foi de 7,5%, com crescimento real (RIG) de 5,5%. A variação de preços aumentou 2,0%, atingindo 3,1% no quarto trimestre, para compensar a significativa inflação de custos.

O crescimento foi amplo na maioria das regiões e categorias. O crescimento orgânico atingiu 7,2% nos mercados desenvolvidos, o mais alto nível em mais de uma década, baseado principalmente em um RIG com variação de preços positiva. O crescimento orgânico nos mercados emergentes foi de 7,8%, com RIG robusto e variação de preços positiva.

Por categoria de produto, o maior contribuidor para o crescimento orgânico foi o café, fortemente impulsionado pelas três principais marcas Nescafé, Nespresso e Starbucks. As vendas dos produtos Starbucks cresceram 17,1% para atingir 3,1 bilhões de francos suíços, gerando mais de 1 bilhão de francos suíços em vendas incrementais em comparação com 2018. Purina PetCare registrou crescimento de dois dígitos, liderado pelas marcas premium e baseadas em ciência Purina Pro Plan, Fancy Feast e Purina ONE, bem como pelos produtos veterinários. Pratos prontos e produtos culinários registraram alto crescimento de um dígito, com base nos fortes desenvolvimentos das vendas de Maggi, Stouffer's e Lean Cuisine. As vendas de alimentos vegetarianos e com base em vegetais cresceram à taxa de dois dígitos, atingindo cerca de 800 milhões de francos suíços. Nestlé Health Science registrou crescimento de dois dígitos, refletindo a forte demanda por vitaminas, minerais e suplementos, além de produtos para o envelhecimento saudável. Os produtos lácteos tiveram crescimento de um dígito, com base na forte demanda por leites premium e fortificados, coffee creamers e sorvetes. As vendas de confeitos cresceram à alta taxa de um dígito, sustentadas pelo forte desenvolvimento das vendas de KitKat e produtos para presentear. Águas apresentou alto crescimento de um dígito impulsionado pelas marcas premium e pela recuperação dos canais fora de casa. Nutrição Infantil registrou crescimento negativo, impactado pelo declínio das vendas na China e menores taxas globais de natalidade. As vendas de produtos de oligossacarídeos do leite (HMOs) continuaram a ter crescimento robusto, atingindo 1,2 bilhão de francos suíços.

Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo foi de 6,4%. As vendas no e-commerce cresceram 15,1%, atingindo 14,3% das vendas totais do Grupo, com forte impulso na maioria das categorias, com destaque para Purina PetCare, Cafés e Nestlé Health Science. O crescimento orgânico dos canais fora de casa atingiu 24,5%, auxiliado pela baixa base de comparação devido à pandemia.

Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 2,9%, principalmente no tocante às transações da Nestlé Waters North America, Yinlu e Herta. As alienações foram parcialmente contrabalançadas pelas aquisições, incluindo as principais marcas da The Bountiful Company e Freshly. O impacto negativo do câmbio nas vendas moderou para 1,3%. As vendas totais reportadas aumentaram 3,3% para 87,1 bilhões de francos suíços.

Lucro Operacional Subjacente

O lucro operacional subjacente aumentou 1,4% para 15,1 bilhões de francos suíços. A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 30 pontos-base para 17,4% nas moedas constantes e na base reportada, refletindo atrasos temporais entre a inflação de custos e as ações de variação de preços. Os custos de integração pontuais relacionados com a aquisição das principais marcas da The Bountiful Company tiveram impacto negativo de cerca de 10 pontos-base.

A margem bruta diminuiu 130 pontos-base para 47,8%, refletindo uma inflação ampla e significativa em commodities, embalagens, frete e custos de energia. O impacto da inflação de custos, que aumentou fortemente no segundo semestre, foi parcialmente compensado pelos aumentos de preços, alavancagem operacional e eficiências.

Os custos de distribuição como percentual das vendas diminuíram 20 pontos-base, principalmente como resultado da venda das marcas da Nestlé Waters na América do Norte.

As despesas de marketing e administração diminuíram como porcentagem das vendas em 80 pontos-base, sustentadas pela forte alavancagem operacional e eficiências. Concomitantemente, o Grupo continuou a investir no crescimento e aumentou suas despesas de marketing voltadas para o consumidor nas moedas constantes.

As despesas de reestruturação e outros itens comerciais líquidos aumentaram 2,3 bilhões de francos suíços para 3,0 bilhões de francos suíços, refletindo principalmente prejuízos relacionados à Wyeth. Como resultado, o lucro operacional diminuiu 14,6% para 12,2 bilhões de francos suíços e a margem de lucro operacional diminuiu 290 pontos-base na base reportada para 14,0%.

Despesas Financeiras Líquidas e Imposto de Renda

As despesas financeiras líquidas permaneceram inalteradas em 873 milhões de francos suíços, uma vez que o custo da dívida menor compensou a dívida líquida média maior.

A alíquota de imposto do Grupo diminuiu 330 pontos-base para 20,9%, principalmente como resultado de itens pontuais em 2020, incluindo o desinvestimento do negócio de sorvetes nos EUA. A alíquota tributária subjacente diminuiu 40 pontos-base para 20,7%, principalmente devido ao mix geográfico e de negócios.

Redução da participação na L'Oréal

Em 15 de dezembro de 2021, a Nestlé vendeu 22,26 milhões de ações da L'Oréal por um valor total de 9,3 bilhões de francos suíços. Após a transação, a Nestlé detém 20,1% da L'Oréal e continua apoiando integralmente a estratégia de criação de valor da empresa.

Lucro Líquido e Lucro por Ação

O lucro líquido cresceu 38,2% para 16,9 bilhões de francos suíços. A margem de lucro líquido aumentou 490 pontos-base para 19,4%. O ganho na alienação das ações da L'Oréal compensou amplamente maiores perdas de ativos e outros itens pontuais.

O lucro subjacente por ação aumentou 5,8% nas moedas constantes e 5,1% na base reportada para 4,42 de francos suíços. O crescimento das vendas foi o principal responsável pelo aumento. O programa de recompra de ações da Nestlé contribuiu com 1,3% para o aumento do lucro subjacente por ação, líquido de custos financeiros. O lucro por ação aumentou 41,1% para 6,06 de francos suíços na base reportada.

Fluxo de caixa

O caixa gerado pelas operações diminuiu de 17,2 bilhões de francos suíços para 16,6 bilhões de francos suíços, principalmente devido ao capital de giro ligeiramente maior no final do ano. No contexto de interrupções significativas na cadeia de suprimentos, o Grupo aumentou temporariamente seus níveis de estoque. O fluxo de caixa livre diminuiu de 10,2 bilhões de francos suíços para 8,7 bilhões de francos suíços, principalmente devido a um aumento temporário nas despesas de capital para atender à forte demanda de volume, principalmente de Purina PetCare e café.

Dividendo

Na Assembleia Geral Ordinária de 7 de abril de 2022, o Conselho de Administração proporá um dividendo de 2,80 francos suíços por ação, um aumento de 5 centavos. Se aprovado, este será o 27º aumento anual consecutivo de dividendos da empresa. A empresa manteve ou aumentou seus dividendos em francos suíços nos últimos 62 anos. A Nestlé está empenhada em manter esta prática de longa data de aumentar o dividendo em francos suíços todos os anos.

O último dia de negociação com direito ao recebimento de dividendos será 8 de abril de 2022. O dividendo líquido será pago a partir de 13 de abril de 2022.

Os acionistas inscritos no registro de ações com direito a voto em 31 de março de 2022 às 12h00 (CEST) terão o direito de exercer seus direitos de voto.

Programas de recompra de ações

Durante o ano de 2021, o Grupo recomprou 6,3 bilhões de francos suíços em ações da Nestlé.

Em 30 de dezembro de 2021, a Nestlé encerrou seu programa de recompra de ações de 20 bilhões de francos suíços iniciado em 3 de janeiro de 2020. Entre 3 de janeiro de 2020 e 30 de dezembro de 2021, o Grupo recomprou 123,1 milhões de suas ações por um valor total de 13,1 bilhões de francos suíços a um preço médio de 106,08 francos suíços por ação.

A Nestlé iniciou um novo programa de recompra de ações de até CHF 20 bilhões em 3 de janeiro de 2022. A empresa espera comprar cerca de 10 bilhões de francos suíços de ações nos primeiros doze meses. O novo programa de recompra de ações será concluído até o final de dezembro de 2024.

Dívida líquida

A dívida líquida aumentou 1,6 bilhão de francos suíços, atingindo 32,9 bilhões de francos suíços em 31 de dezembro de 2021. O pagamento de dividendos, recompra de ações e a saída líquida de caixa relacionada às aquisições e alienações foram amplamente compensados pelos recursos da venda das ações da L'Oréal e geração de fluxo de caixa livre.

Retorno sobre o Capital Investido (ROIC)

O ROIC do Grupo diminuiu 250 pontos-base para 12,2%, como resultado de imparidades relacionadas à Wyeth. Excluindo as perdas da Wyeth, o ROIC do Grupo foi de 14,2%.

Gestão de portfólio

A Nestlé concluiu aquisições e desinvestimentos em um valor total de cerca de 9,9 bilhões de francos suíços em 2021.

A Nestlé está transformando seu negócio global de água, aprimorando seu foco em marcas premium e internacionais de água mineral e produtos de hidratação saudável. Em março, a Nestlé concluiu a aquisição da Essentia Water, uma marca de água funcional premium nos EUA, e a venda de suas marcas regionais de água mineral, negócios de água purificada e serviço de entrega de bebidas nos EUA e Canadá.

A Nestlé Health Science continua a se concentrar na construção da principal plataforma global de nutrição e saúde. Em julho, a Nestlé concluiu a aquisição da Nuun, uma empresa líder no mercado de hidratação funcional em rápido crescimento, e celebrou um contrato com a Seres Therapeutics para a comercialização conjunta do SER-109, um microbioma oral experimental terapêutico nos EUA e Canadá. Em agosto, a Nestlé concluiu a aquisição das principais marcas da The Bountiful Company por US$ 5,75 bilhões. A Bountiful Company é a empresa número um na categoria de suplementos e nutrição global e altamente atraente.

Com base na bem-sucedida aliança global de café, a Nestlé continua a expandir o alcance dos produtos de café e chá da marca Starbucks fora das lojas de varejo da Starbucks. Em julho, a Nestlé e a Starbucks anunciaram uma nova colaboração para levar bebidas de café prontas para beber da Starbucks a mercados selecionados no Sudeste Asiático, Oceania e América Latina.

Nova Estrutura de Zonas

A partir de 1º de janeiro de 2022, a empresa estará organizada em cinco zonas: Zona América do Norte, Zona América Latina, Zona Europa, Zona Ásia, Oceania e África e Zona Grande China. A Nestlé divulgará os números das vendas e crescimento da nova estrutura de Zonas pela primeira vez em 21 de abril de 2022.

A nova estrutura fortalecerá a abordagem de mercado da empresa e aumentará a capacidade da Nestlé de vencer em um ambiente em rápida mudança. Ressalta, também, o profundo compromisso da empresa com o sucesso em todas as partes do mundo, incluindo os seus dois principais mercados, América do Norte e Grande China.

Zona Américas (AMS)

  • Crescimento orgânico de 8,5%: crescimento real (RIG) de 4,8%; variação de preços de 3,7%.
  • A América do Norte apresentou alto crescimento orgânico de um dígito, com RIG robusto e variação de preços positiva.
  • A América Latina registrou crescimento orgânico de dois dígitos, com forte RIG e variação de preços.
  • A margem de lucro operacional subjacente aumentou 30 pontos-base para 20,8%, principalmente devido ao desinvestimento das marcas da Nestlé Waters North America.


O crescimento orgânico foi de 8,5%, com forte crescimento real de 4,8%. A variação de preços aumentou 3,7%, atingindo 5,2% no quarto trimestre. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 6,6%, já que o desinvestimento das marcas da Nestlé Waters North America compensou amplamente as aquisições de Freshly e Essentia Water. O câmbio teve impacto negativo de 2,5%. As vendas reportadas na Zona AMS diminuíram 0,7% para 33,8 bilhões de francos suíços.

A Zona AMS registrou alto crescimento orgânico de um dígito, com base no forte desenvolvimento das vendas em 2020. Maior variação de preços, inovação contínua, forte impulso no e-commerce e a recuperação adicional dos canais fora de casa sustentaram o crescimento. A Zona apresentou ganhos contínuos de participação de mercado de base ampla, liderados por café, alimentos para pets, alimentos congelados e de prateleira.

A América do Norte registrou alto crescimento de um dígito no contexto de contínuas restrições significativas da cadeia de suprimentos. As vendas da Purina PetCare cresceram à taxa de dois dígitos, lideradas por Purina Pro Plan, Fancy Feast e Purina ONE. As inovações baseadas na ciência continuaram a sustentar o crescimento com novos lançamentos, incluindo o Pro Plan Cardio Care e novas variedades da fórmula para Pele Sensível e Estômago. Os produtos Nestlé Professional e Starbucks tiveram forte crescimento de dois dígitos, ajudado pela maior recuperação nos canais fora de casa. As vendas na categoria de bebidas, incluindo produtos para uso doméstico da Starbucks, Coffee mate e Nescafé, cresceram à taxa de um dígito. Alimentos congelados e resfriados registraram crescimento de um dígito, apoiado por fortes desenvolvimentos nas vendas de Stouffer's, Lean Cuisine e Hot Pockets. Pizza teve queda nas vendas após uma alta base de comparação em 2020, com retorno ao crescimento positivo no quarto trimestre. Águas reportou crescimento de um dígito, liderado pelo forte crescimento da Essentia Water, um negócio adquirido recentemente. As vendas de confeitos no Canadá cresceram quase 10%, impulsionadas por KitKat. Os produtos de panificação caseira, incluindo Toll House e Carnation, tiveram queda nas vendas após uma demanda excepcional em 2020, mas permaneceram acima dos níveis de 2019.

A América Latina registrou crescimento de dois dígitos, com amplas contribuições em todas as geografias e categorias de produtos. As vendas no México cresceram à taxa de dois dígitos, lideradas por Cafés, Purina PetCare e confeitos. O Brasil apresentou crescimento de dois dígitos, refletindo a forte demanda por confeitos, principalmente KitKat, assim como Purina PetCare e Nescafé. O Chile também registrou crescimento de dois dígitos, sustentado por Purina PetCare, confeitos e sorvetes. Por categoria de produto, Purina PetCare foi a que mais contribuiu para o crescimento, liderada por Purina Pro Plan e Dog Chow. Confeitos e café também registraram forte crescimento de dois dígitos. As vendas da Nestlé Professional superaram os níveis de 2019, com forte crescimento em todos os mercados. Nutrição Infantil teve crescimento de um dígito, com base na forte demanda por produtos NAN premium e funcionais. O crescimento dos produtos lácteos à taxa de um dígito foi moderado, após uma demanda excepcionalmente forte em 2020. Os produtos à base de vegetais continuaram a crescer fortemente, sustentados pela expansão de Nature's Heart para todos os mercados.

A margem de lucro operacional subjacente da Zona aumentou 30 pontos-base, com o impacto positivo da margem do desinvestimento das marcas da Nestlé Waters North America compensando amplamente a significativa inflação de custos.

Zona Europa, Oriente Médio e Norte da África (EMENA)

  • Crescimento orgânico de 7,2%: crescimento real (RIG) de 6,0%; variação de preços de 1,2%.
  • A Europa Ocidental teve crescimento orgânico de um dígito com forte RIG e variação de preços ligeiramente positiva.
  • A Europa Central e Oriental apresentou crescimento orgânico de dois dígitos, com forte RIG e variação de preços positiva.
  • Oriente Médio, Norte da África, Turquia e Israel registraram alto crescimento orgânico de um dígito, com uma contribuição equilibrada de RIG e variação de preços.
  • A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 10 pontos-base para 18,5%.


O crescimento orgânico atingiu 7,2%, com forte crescimento real de 6,0% sustentado por volume e mix. A variação de preços aumentou 1,2%, com variação de preços de 2,5% no quarto trimestre. As alienações líquidas reduziram as vendas em 2,2%, em grande parte relacionadas à alienação do negócio de charcutaria Herta, contrabalançando parcialmente as aquisições da Mindful Chef e Lily's Kitchen. O câmbio impactou negativamente as vendas em 0,6%. As vendas reportadas na Zona EMENA aumentaram 4,5% para 21,1 bilhões de francos suíços.

A Zona EMENA apresentou alto crescimento orgânico de um dígito, atingindo o nível mais alto da última década. O crescimento foi sustentado pela evolução contínua do portfólio nas categorias e canais de rápido crescimento, bem como pela inovação. Todos os mercados registraram crescimento positivo, com fortes desenvolvimentos de vendas liderados pelo Reino Unido, Rússia, Itália e França. A Zona continuou a apresentar amplos ganhos de participação de mercado, principalmente em alimentos para pets, café, alimentos refrigerados e de prateleira.

Por categoria de produto, Purina PetCare registrou crescimento de dois dígitos liderado pelas marcas premium Gourmet, Felix e Purina Pro Plan, além de produtos veterinários. O crescimento foi forte em todos os canais, principalmente no e-commerce e nas lojas especializadas em pets. As vendas nas novas plataformas de crescimento Tails.com, Lily's Kitchen e Terra Canis combinadas aumentaram cerca de 40%. As vendas de café cresceram à alta taxa de um dígito, sustentadas pelo forte impulso dos produtos Nescafé e Starbucks para uso doméstico. Nestlé Professional registrou forte crescimento de dois dígitos, ajudada por uma maior recuperação dos canais fora de casa, com destaque para o café. Águas apresentou alto crescimento de um dígito liderado por S.Pellegrino, bem como Nestlé Pure Life no Oriente Médio e Norte da África. As vendas em confeitos cresceram à taxa de um dígito, lideradas por KitKat. Produtos culinários reportou crescimento de um dígito, com alta base de comparação para Maggi. As vendas de Garden Gourmet e Mindful Chef continuaram a crescer à taxa de dois dígitos. Garden Gourmet Vuna, a alternativa ao atum à base de vegetais, lançada recentemente, teve forte demanda. Nutrição Infantil apresentou crescimento positivo com ganhos contínuos de participação de mercado, apesar das menores taxas de natalidade no contexto da pandemia.

A margem de lucro operacional subjacente da Zona diminuiu 10 pontos-base. A inflação de custos e o aumento dos investimentos em crescimento foram amplamente compensados pela alavancagem operacional e o mix de produtos.

Zona Ásia, Oceania e África Subsaariana (AOA)

  • Crescimento orgânico de 4,2%: crescimento real (RIG) 3,5%; variação de preços de 0,8%.
  • A China apresentou crescimento orgânico de um dígito, com base em RIG positivo e variação de preços ligeiramente positiva.
  • O Sudeste Asiático teve crescimento orgânico positivo, com RIG positivo e variação de preços ligeiramente negativa.
  • O Sul da Ásia registrou crescimento orgânico de dois dígitos, com forte RIG e variação de preços positiva.
  • A África Subsaariana registrou crescimento orgânico de dois dígitos, liderado por forte RIG com variação de preços positiva.
  • Japão, Coréia do Sul e Oceania tiveram crescimento orgânico de um dígito. O forte RIG foi parcialmente contrabalançado pela variação de preços ligeiramente negativa.
  • A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 40 pontos-base para 21,8%.


O crescimento orgânico foi de 4,2%, com crescimento de 3,5%. A variação de preço foi de 0,8%, aumentando para 2,2% no quarto trimestre. Os desinvestimentos líquidos tiveram impacto negativo de 3,9%, em grande parte relacionado com o desinvestimento dos negócios de leite de amendoim e mingau de arroz enlatado Yinlu na China. O câmbio reduziu as vendas em 0,4%. As vendas reportadas na Zona AOA permaneceram inalteradas em 20,7 bilhões de francos suíços.

A Zona AOA registrou crescimento orgânico de um dígito em um ambiente econômico difícil com lockdowns regionais contínuos. A Zona teve ganhos de participação de mercado em produtos culinários, café e alimentos para pets. Nutrição Infantil reportou perdas de participação de mercado.

A China teve crescimento de um dígito. A forte evolução das vendas na maioria das categorias foi parcialmente contrabalançada pelo declínio nas vendas de Nutrição Infantil, onde as iniciativas de recuperação continuaram. O maior contribuidor de crescimento foi Nestlé Professional, com vendas superiores aos níveis de 2019. Café, produtos culinários e Purina PetCare registraram forte crescimento de dois dígitos. Os produtos lácteos apresentaram alto crescimento de um dígito, com forte desenvolvimento nas vendas de produtos de envelhecimento saudável, particularmente alimentos funcionais certificados Yiyang para melhorar a imunidade e a mobilidade. Confeitos registrou crescimento de um dígito, liderado pela forte demanda por wafer de chocolate Shark.

O Sudeste Asiático teve crescimento positivo, com vendas atingindo a taxa de um dígito no quarto trimestre, apesar das contínuas restrições de movimento. As vendas na Malásia cresceram à taxa de um dígito, com crescimento amplo na maioria das categorias. Filipinas e Indonésia tiveram crescimento negativo, tornando-se positivo no quarto trimestre, liderado por Nescafé e Bear Brand. A Indochina apresentou crescimento positivo, apesar de uma queda nas vendas de produtos on-the-go e canais fora de casa.

O sul da Ásia registrou crescimento de dois dígitos, sustentado pela expansão da distribuição em áreas rurais e pela continuidade do forte impulso do e-commerce. O crescimento foi amplo na maioria das categorias na Índia e no Paquistão, liderado por Maggi, KitKat, Nescafé e Nestlé Professional.

A África Subsaariana registrou crescimento de dois dígitos, com base em fortes desenvolvimentos das vendas de Maggi, Milo e Nescafé, especialmente para ofertas acessíveis.

O Japão registrou alto crescimento de um dígito liderado por café e Purina PetCare. As vendas na Coreia do Sul cresceram à forte taxa de dois dígitos, impulsionadas pelo café. A Oceania registrou crescimento positivo, com demanda robusta por Purina PetCare, KitKat e Maggi.

Por categoria de produto, o principal fator de crescimento foi o café impulsionado por novos lançamentos de produtos Nescafé e Starbucks. Produtos culinários e Nestlé Professional apresentaram crescimento de dois dígitos. As vendas de confeitos, sorvetes e Purina PetCare cresceram à alta taxa de um dígito. Os produtos lácteos reportaram crescimento de um dígito, liderado pela forte demanda por leites premium e fortificados. Nutrição Infantil teve declínio nas vendas, com crescimento positivo fora da China no segundo semestre.

A margem de lucro operacional subjacente da Zona diminuiu 40 pontos-base. A inflação de custos e o mix de produtos foram amplamente compensados pela alavancagem operacional.

Nespresso

  • Crescimento orgânico de 8,8%: crescimento real (RIG) de 8,2%; variação de preços de 0,6%.
  • A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 60 pontos-base para 23,0%.


O crescimento orgânico atingiu 8,8%, baseado em forte crescimento real de 8,2% e variação de preços de 0,6%. O câmbio impactou positivamente as vendas em 0,3%. As vendas reportadas da Nespresso aumentaram 9,1% para 6,4 bilhões de francos suíços.

A Nespresso registrou alto crescimento de um dígito, moderando para uma taxa média de um dígito no segundo semestre após uma alta base de comparação em 2020. O crescimento foi impulsionado pela adoção de novos consumidores, principalmente para o sistema Vertuo, impulso contínuo no e-commerce e recuperação das boutiques e canais fora de casa. A inovação contínua repercutiu fortemente nos consumidores e lançamentos significativos de novos produtos incluíram a expansão das linhas World Explorations e Reviving Origins, bem como uma forte demanda por ofertas festivas de fim de ano.

Por geografia, as Zonas Américas e AOA registraram crescimento de dois dígitos. As vendas na Zona EMENA cresceram à taxa de um dígito. No geral, a Nespresso ganhou participação de mercado, com contribuições da maioria dos mercados.

A margem de lucro operacional subjacente da Nespresso diminuiu 60 pontos-base. O aumento dos investimentos em crescimento foi amplamente compensado pela alavancagem operacional.

Nestlé Health Science

  • Crescimento orgânico de 13,5%: crescimento real (RIG) de 13,4%; variação de preços de 0,1%.
  • A margem de lucro operacional subjacente diminuiu 290 pontos-base para 13,6%.


O crescimento orgânico foi de 13,5%, com forte crescimento real de 13,4% e variação de preços de 0,1%. As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 33,2%, principalmente relacionadas às aquisições das principais marcas da The Bountiful Company, Vital Proteins, Zenpep e Aimmune. O câmbio impactou negativamente as vendas em 1,8%. As vendas reportadas na Nestlé Health Science aumentaram 45,0% para 4,8 bilhões de francos suíços.

Nestlé Health Science registrou crescimento orgânico de dois dígitos com base no forte desenvolvimento das vendas em 2020, com amplos ganhos de participação de mercado em todos os canais e mercados. O crescimento foi sustentado pelo impulso no e-commerce, inovação, expansão geográfica e forte desempenho na cadeia de suprimentos.

Produtos para o Cuidado do Consumidor registrou crescimento de dois dígitos. Vitaminas, minerais e suplementos que apoiam a saúde e o sistema imunológico continuaram a ter uma forte demanda. Vital Proteins quase dobrou suas vendas. Garden of Life teve força contínua, impulsionada por novos lançamentos de produtos, como o Dr. Formulated MD Protein para melhorar a saúde do coração e a imunidade. As vendas das principais marcas recém-adquiridas da The Bountiful Company cresceram à alta taxa de um dígito, lideradas por Nature's Bounty e Solgar. Os produtos para o envelhecimento saudável registraram crescimento de dois dígitos, sustentado por Boost na América do Norte.

Medical Nutrition registrou alto crescimento de um dígito, com demanda robusta por produtos de cuidados pediátricos Althéra, Alfaré e Alfamino, bem como por Compleat, uma fórmula nutricional abrangente de alimentação enteral. O lançamento do Palforzia, o tratamento para alergia ao amendoim, foi impactado pela pandemia. No quarto trimestre, o produto começou a ter maior aceitação nos EUA e também foi lançado no Reino Unido e na Alemanha.

Por geografia, as Zonas Américas e AOA registraram crescimento de dois dígitos. As vendas na Zona EMENA cresceram à alta taxa de um dígito.

A margem de lucro operacional subjacente da Nestlé Health Science diminuiu 290 pontos-base, principalmente devido aos investimentos em Palforzia, aumento das despesas de marketing voltadas para o consumidor e custos de integração pontuais relacionados com a aquisição das principais marcas da The Bountiful Company. 

Negócios como uma força para o bem: plano inovador para combater os riscos do trabalho infantil e atingir rastreabilidade total no cacau

Em 27 de janeiro de 2022, a Nestlé apresentou um plano inovador baseado em seus esforços de longa data para combater os riscos do trabalho infantil na produção de cacau. A empresa planeja investir um total de 1,3 bilhão de francos suíços até 2030, triplicando amplamente o seu atual investimento anual. Um novo programa de incentivo visa ajudar os agricultores e suas famílias a criar estabilidade social e econômica constante e sustentável. Este novo programa concentra-se nas causas complexas do trabalho infantil, incluindo pobreza, matrícula escolar e práticas agrícolas.

O programa, que se baseia no Nestlé Cocoa Plan, premia práticas que aumentam a produtividade das culturas e ajudam a garantir fontes adicionais de renda. Ao se engajar nessas práticas, as famílias podem receber até 500 francos suíços como renda anual adicional nos dois primeiros anos do programa, nivelados para 250 francos suíços quando o programa começar a entregar resultados tangíveis.

Como o incentivo não é pago com base no volume de cacau vendido, também dá apoio significativo aos pequenos agricultores, não deixando ninguém para trás. Esses pagamentos se somam ao apoio fornecido pelo governo dos países produtores e aos prêmios que a Nestlé paga pelo cacau certificado, auditado independentemente de acordo com o Padrão de Agricultura Sustentável da Rainforest Alliance.

O programa divide os pagamentos entre o agricultor, tradicionalmente um homem, e sua esposa, normalmente responsável pela casa e pelo cuidado dos filhos, ajudando assim a empoderar as mulheres e melhorar a igualdade de gênero.

As práticas que a Nestlé está incentivando por meio do programa incluem:

  • Matricular todas as crianças da família com idades compreendidas entre 6 e 16 anos na escola.
  • Implementar boas práticas agrícolas, como podas, que aumentam a produtividade das culturas.
  • Realizar atividades agroflorestais para aumentar a resiliência climática, como o plantio de árvores de sombra.
  • Gerar rendimentos diversificados, por exemplo através do cultivo de outras culturas, criação de gado, como galinhas, apicultura ou processamento de outros produtos, como mandioca.


Em linha com a abordagem de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé, a empresa ajudará a garantir que os agricultores tenham recursos, treinamento e estruturas social e financeira para fazer mudanças duradouras.

Com base nos resultados positivos de um programa piloto inicial em 2020 realizado pela Nestlé com 1.000 agricultores na Costa do Marfim, a empresa desenvolverá um programa-teste considerável com 10.000 famílias, no país, a partir deste ano. O objetivo é alcançar aproximadamente 160.000 famílias de produtores de cacau na cadeia global de fornecimento de cacau da Nestlé até 2030.

Como parte do programa, a Nestlé transformará o fornecimento de cacau para atingir total rastreabilidade e segregação de seus produtos de cacau desde a origem até a fábrica. Esse novo esforço ajudará a impulsionar a responsabilidade e a transparência em toda a cadeia de suprimentos da Nestlé e no setor em geral, em um momento em que clientes, funcionários e comunidades esperam cada vez mais que as empresas cumpram com seus valores compartilhados.

A Nestlé apresentará uma gama de produtos com cacau proveniente deste programa inovador, oferecendo aos consumidores a oportunidade de apoiar a melhoria dos meios de subsistência das famílias agricultoras e a proteção das crianças. Isso começará com uma seleção de produtos KitKat em 2023.

Perspectivas

Perspectivas para 2022: esperamos crescimento orgânico das vendas em torno de 5% e margem de lucro operacional subjacente entre 17,0% e 17,5%. Espera-se aumento do lucro subjacente por ação nas moedas constantes e da eficiência de capital.

Perspectiva de médio prazo: crescimento orgânico das vendas de um dígito sustentado. Melhorias moderadas contínuas na margem de lucro operacional subjacente. Alocação de capital contínuo e prudente e melhorias na eficiência de capital