Sort results by
Sort results by

Nestlé Brasil lança chatbot em WhatsApp para ajudar agricultores nas fazendas de cacau

O assistente virtual Theo, inspirado no nome científico para o cacaueiro, Theobroma Cacao, vai tirar dúvidas sobre o plantio e cultivo do cacau.
Voltar

A Nestlé divulga essa semana o lançamento do Theo, um assistente virtual que via chatbot vai responder as dúvidas técnicas de agricultores sobre as fases de cultivo do cacau no campo. Por meio de inteligência artificial, mas buscando uma identificação humanizada com o produtor, o assistente virtual é uma iniciativa inédita para os agricultores e foi programado para responder as dúvidas diretamente pelo WhatsApp, de forma interativa e dinâmica. 

Desde 2010, a Companhia possui um programa de boas práticas na cadeia do cacau, o Nestlé Cocoa Plan, com foco no desenvolvimento socioambiental e na evolução da qualidade. Atualmente são mais de 1,1 mil produtores certificados, além do uso de geomonitoramento em fazendas fornecedoras que aumenta o grau de rastreabilidade da matéria-prima – por meio de imagens de satélite, é possível monitorar de forma contínua as propriedades e eventuais alterações na cobertura do solo, além de sinais de desmatamento. A meta da Nestlé é ter 100% da cadeia de fornecimento de cacau brasileira certificada até 2025.

Theo, o assistente virtual, teve seu nome inspirado no termo Theobroma Cacao, nome científico para o cacaueiro. “O Theo é a personificação do agrônomo.

Desenvolvemos o chatbot para auxiliar cada vez mais os agricultores com informações técnicas e de fácil acesso, compartilhando de maneira simples informações sobre as boas práticas no cultivo do cacau. O Nestlé Cocoa Plan nos coloca ao lado do agricultor e isso permite entender quais são as suas dúvidas e como podemos ajudar no dia a dia”, comenta Pedro Malta, Head de Agricultura da Nestlé.

Com informações técnicas e cientificas, o chatbot utiliza como base informações do Boletim Técnico No 221 da CEPLAC, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, do Ministério da Agricultura. O chatbot tira dúvidas sobre plantio, irrigação, poda, colheita e questões nutricionais, entre outras. Para tirar dúvidas, basta o agricultor enviar uma mensagem para o número (27) 99901-1960. Mais detalhes sobre o Theo podem ser encontradas no vídeo.
 

Nestlé CocoaPlan

A Nestlé lançou em 2010 no Brasil o Nestlé Cocoa Plan, programa de sustentabilidade para a cadeia do cacau. Os agricultores interessados passam por uma inspeção que confere o cumprimento do código de conduta do programa seguido de auditorias por empresas independentes. A rastreabilidade passa por um constante processo de evolução que tem o objetivo de garantir a produção responsável, combinando o desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva do cacau, com ênfase no atendimento a critérios de qualidade e a conformidade social e ambiental dos parceiros rurais. É voltado a produtores, cooperativas e parceiros agrícolas, que passam por treinamento e recebem recomendações para atuar dentro dos parâmetros do programa. Além disso, a empresa exige, no cadastro do fornecedor de derivados de cacau, o cumprimento do Código de Conduta da Nestlé e da Norma de Fornecimento Responsável. Em 2019, a empresa anunciou o objetivo global de prover 100% do cacau usado em produtos de confectionery por meio do Nestlé Cocoa Plan até 2025. A companhia possui atuação direta com mais de mil produtores participantes, dos estados da Bahia, Espírito Santo, Pará e Rondônia.