Sort results by
Sort results by

Nestlé lança seu primeiro Programa de Mentoria dedicado para Profissionais Negros

Voltar

Iniciativa foca no compartilhamento de experiência e no desenvolvimento pessoal e profissional de colaboradores negros e seus mentores
São Paulo, novembro de 2020 – A Nestlé Brasil lançou nesta quinta-feira, 19/11, o primeiro Programa de Mentoria para Profissionais Negros, iniciativa que promove a verdadeira e sustentável inclusão que é o acesso a oportunidades de desenvolvimento. A primeira turma conta com 30 profissionais de todo o Brasil, que terão como mentores 30 lideranças nas diversas áreas de atuação da Nestlé. Os mentees ocupam cargos não gerenciais em centros de distribuição, na Sede e nas fábricas pelo País, representando as diferentes facetas da força de trabalho da companhia em localidades onde a Nestlé está presente.

O programa conta com encontros mensais para o desenvolvimento de temas e competências mais relevantes para o perfil de cada dupla, precedidos de um workshop de treinamento aos mentores. Cada mentee terá um mentor por um período de seis meses, pois a ideia é que cada dupla trabalhe em profundidade e com foco na troca de experiências e que os mentores possam transferir conhecimento e informações. “Queremos que a Nestlé seja um espelho do nosso Brasil, diverso, criativo e inovador, e esse é mais um passo importante para alcançarmos esse objetivo”, conta Helen Andrade, gerente executiva de Diversidade e Inclusão na Nestlé Brasil.

Para convidar os 30 mentees dessa primeira edição, o time de RH atuou em conjunto com todas as localidades onde a companhia tem unidades para trazer para o programa os perfis dos profissionais com amplo potencial para evoluir na carreira e chegar a cargos gerenciais. “Dar o salto de uma coordenação para um primeiro nível de gerência é um passo difícil. É nesse lugar que vamos atuar para ajudar esse primeiro grupo, orientar os caminhos a trilhar, sempre com o foco em dar oportunidade para o desenvolvimento. Essa é a verdadeira forma de inclusão”, disse Helen.

O lançamento do programa ocorreu em um evento online com boas-vindas do CEO da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior, e do vice-presidente de RH, Enrique Rueda, que abordaram o compromisso e as ações da Companhia com a estratégia da diversidade, seguidos por uma palestra de Lia Vainer Schucman, que falou sobre como o racismo afeta a sociedade e deve ser uma causa de todos. Helen Andrade apresentou o programa no detalhe a todos os profissionais envolvidos e o encerramento foi com uma apresentação de Letícia Soares, com a canção “Estou aqui”, a versão brasileira para o musical “A Cor Púrpura”.

Inclusão e diversidade
A Nestlé está comprometida em avançar em um ambiente de inclusão, oportunidades e desenvolvimento. Em 2020, a companhia inaugurou um centro de competência de gestão de pessoas dedicado aos temas de diversidade e inclusão para ampliar as práticas inclusivas na empresa, considerando diferentes comunidades, culturas e idades nas equipes. A Nestlé também realiza workshops internos para discutir essa temática com convidados externos em lives abertas para a participação dos colaboradores, com o objetivo de conscientizar e fomentar a discussão envolvendo colaboradores e especialistas. “Já temos avançado na estratégia de diversidade e inclusão e, nesse ano, a partir desse ano vamos evoluir ainda mais. Desenhamos estratégias e programas próprios para as diferentes frentes importantes de atuação: equilíbrio de gênero, pessoas com deficiência, público LGBTQIA+ , raça negra e gerações. As iniciativas abrangem novas formas de contratação e desenvolvimento, contemplando conscientização e ação. Só assim conseguiremos transformar o cenário de forma genuína e perene e mudar os números que representam hoje a participação dos negros no mercado de trabalho e nas posições ocupadas”, finaliza Helen.

Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 32 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.