Sort results by
Sort results by

O que é bem-estar animal?

Bem-estar animal é o conceito que abrange um conjunto de boas práticas que objetivam garantir aos animais uma vida pautada nos princípios do bem-estar animal:

Princípios Critérios
Boa nutrição 1. Os animais não devem sofrer com fome prolongada
2. Os animais não devem sofrer sede prolongada
Boas instalações 3. Os animais devem ter conforto, sobretudo nos locais de descanso
4. Os animais devem estar em um bom ambiente térmico
5. Os animais devem ser capazes de se moverem livremente
Boa saúde 6. Os animais não devem apresentar ferimentos
7. os animais devem estar livres de doenças
8. Os animais não devem sofrer dor induzida pelo manejo inadequado
Comportamento apropriado 9. Os animais devem ter oportunidade para expressar seus comportamentos sociais naturais
10. os animais devem ser capazes de expressar outros comportamentos desejáveis, tais como exploração e jogos
11. Boas interações entre os seres humanos e os animais são positivas para o bem-estar dos animais
12. os animais não devem experimentar emoções negativas como medo, angústia, frustração ou apatia

 

Bem Estar Animal

 

Como a Nestlé se preocupa com o bem-estar dos animais pertencentes às fazendas fornecedoras de leite?


Pioneira no assunto no Brasil, a Nestlé sempre trabalhou o tema em sua base de fornecedores, implementando essas práticas a campo através do que chamamos de Programa de Boas Práticas de Fazenda (BPF).

 

O BPF, era um guia que comtemplava em seus pilares orientações sobre diversos temas como instalações, identificação animal, protocolos de tratamento para animais doentes, uso racional de medicamentos para a produção de um leite seguro e livre de contaminantes, controle de pragas e roedores, manejo nutricional, melhoramento genético, entre outros assuntos importantes para que o fornecedor pudesse ser mais eficiente e a sua produção fosse mais sustentável.

Ano a ano a Nestlé vem trabalhando tais assuntos, sempre com o intuito de praticar em sua base de fornecedores a melhoria contínua. Logo, com o tema bem-estar animal não poderia ter sido diferente.

O assunto bem-estar animal, dentro dos programas de boas práticas sofreu uma evolução constante e passamos a falar não somente da importância de instalações adequadas, tratamento de animais doentes, manejo nutricional, mas também sobre o uso de anestésicos até mesmo em procedimentos minimamente invasivos e cirúrgicos, uso de sêmen sexado de fêmeas e transferência de embriões, também sexados de fêmea, o que tem como intuito a redução no nascimento de machos, além do melhoramento genético desses animais.
 

Procedimentos

 

Através de parcerias com especialista no assunto, passamos a realizar dias de campo com o objetivo de:

  • Difundir a importância do bem-estar animal de forma massiva, objetivando o treinamento e a qualificação de nossos produtores e técnicos de campo.
    Bem estar animal
  • Os técnicos de campo são profissionais capacitados para ensinar e orientar os colaboradores das fazendas que atendem, replicando o conhecimento adquirido nos treinamentos.
    bem-estar-animal
  • Nosso time Milk Sourcing é frequentemente atualizado sobre os principais assuntos, seja através de cursos práticos a campo ou treinamentos
    online.
    Milk Sourcing

Devido a COVID-19 e respeitando as regras de segurança, a Nestlé conta com o um canal de comunicação no YouTube trazendo informações sobre diversos temas técnicos através do Canal Leiteria. Trazendo conteúdos atualizados e lives com espealistas sobre os temas abordados, relembramos com frequência sobre a importância da temática bem-estar animal na cadeia produtiva.

Leiteria Nestlé


Semestralmente nossos fornecedores têm sido auditados por uma terceira parte para que todos os pontos sejam averiguados.

 

Diante de uma não conformidade o fornecedor perderá a bonificação do programa de boas práticas.

100 %
Manual Nature por Ninho

Um leite com maior qualidade

Se preocupar com bem-estar animal vai muito além de trabalhar a campo com nossos fornecedores. Para a Nestlé, a preocupação com a qualidade de vida animal e humana existe também através da realização de uma compra de leite responsável (Responsible Sourcing).

Com essa premissa, buscamos no campo leite de fazendas que também se preocupam com nossos valores.


O nosso objetivo é criar nas fazendas condições que permitam aos animais ter conforto térmico, expressar seus comportamentos naturais, com acesso livre e fácil à água limpa e a uma dieta total balanceada de acordo com a sua categoria e demanda energética diária.

Temos cerca de 35 mil vacas em lactação vivendo em ambientes de produção que garantem essas condições aos animais, produzindo de forma eficiente, economicamente e ambientalmente sustentável e ainda preocupando-se com o bem-estar dos animais e pessoas envolvidos nesse sistema.

A Nestlé e seus parceiros entendem que animais que vivem em sistemas de produção que garantem o bem-estar aos animais, serão animais mais saudáveis e longevos, produzindo um leite com maior qualidade.