Sort results by
Sort results by

Conseguimos viver sem embalagens?

Embalagens

Já imaginou uma vida sem embalagens?


Hoje, na sociedade moderna, embalagens fazem parte do nosso dia a dia e sabemos que elas trazem diversas comodidades.

Conheça as 4 principais funções das embalagens:

  1. Manter a qualidade do alimento.
  2. Proteger de contaminação, garantindo segurança alimentar.
  3. Preservar os nutrientes do alimento até o momento do consumo.
  4. Promover a distribuição do alimento para locais distantes, garantindo qualidade.


Mas por que elas têm sido tão criticadas?

Em alguns casos, as embalagens acabam sendo excessivas, sem ter de fato um papel relevante para o produto.

Algumas já não fazem mais sentido. É o caso da imagem abaixo: a banana, o abacaxi e a laranja, assim como diversas outras frutas, verduras e legumes, possuem sua própria proteção.

Frutas-verduras-legumes


Saiba mais sobre os materiais das embalagens:


Veja o que a gente tem feito no lado de cá:

Um exemplo deles é o da Nespresso, que desenvolveu um projeto para reciclagem das cápsulas de alumínio, em que o alumínio recuperado retorna à cadeia produtiva das cápsulas e de outros produtos. As coletas são feitas em todo o país nos pontos onde estão as Boutiques Nespresso.

Outro exemplo é o da marca Dolce Gusto, em que o sistema de coleta e reciclagem de cápsulas separa os materiais orgânicos do plástico. O material orgânico é tratado e destinado e o material plástico é lavado e transformado em uma resina plástica que pode ser utilizada para confecção de matérias. São cerca de 40 pontos de coleta apenas na cidade de São Paulo.
 

Material ProduçãoOrigem da matéria-prima ConsumoDuração do uso DescarteTempo de decomposição no aterro ReciclagemReaproveitamento
Papel Matéria-prima renovável Uso único De 3 a 6 meses 47%
Plástico Matéria-prima não renovável Possível Reuso Mais de 400 anos 8,2%
Vidro Matéria-prima não renovável Possível Reuso Mais de 1000 anos 52,3%
Metal Matéria-prima não renovável Possível Reuso Mais de 200 anos 87,2%


Não existe um material melhor ou pior que outro. Precisamos avaliar diversos pontos e essa avaliação depende muito de qual critério está sendo olhado.

A boa notícia é que as empresas estão buscando alternativas com menor impacto ambiental. Como embalagens comestíveis, materiais à base de mandioca, lojas a granel, embalagens retornáveis, entre outras.

Saiba o que temos feito sobre esse assunto:

  • Fizemos uma parceria com o Cataki. Somos investidores da iniciativa e estamos contribuindo na melhoria e expansão da rede de catadores cadastrados.
  • Fazemos parte do programa “Reciclar Pelo Brasil”. Junto com outras empresas, formamos um grupo e damos suporte no desenvolvimento de cooperativas de reciclagem, levando conhecimento e apoiando melhorias na infraestrutura delas.
  • Eliminamos todos os descartáveis no nosso escritório e também nas fábricas. Esse simples gesto já evitou que mais 1 milhão de copos plásticos fossem descartados só no primeiro mês de implementação.
  • Substituímos os canudos de plástico de Nescau por canudos de papel em algumas das embalagens. O lançamento já está disponível para todo o Brasil.
  • Lançamos a campanha educativa #JogaPraDentro. Orientamos as pessoas a jogarem o canudinho de plástico das bebidas prontas para dentro da caixinha após o consumo, evitando que ele se perca na cadeia de reciclagem e vá para os oceanos
  • Nossas latas são feitas com material reciclado. Você sabia que as nossas latas são feitas com 18% de aço reciclado? A cada vez que você descarta uma latinha corretamente, você contribui para que este ciclo continue.


 Vem mais por aí!