Sort results by
Sort results by

6 novos hábitos para sermos diferentes em um novo normal

6 novos hábitos para sermos diferentes em um novo normal

Sabemos que o momento atual é bastante complexo para todos. Mas, em meio aos desafios e incertezas, o isolamento social acabou trazendo notícias inspiradoras sobre a situação ambiental.

Vivenciamos uma pequena redução na emissão de gases de efeito estufa e melhorias na qualidade do ar pelo mundo. Além disso, as praias estão mais limpas e a quantidade de lixo nas ruas diminuiu.

Mesmo que esses efeitos sejam momentâneos, eles podem nos inspirar a repensar o mundo em que vivemos e o futuro que queremos.

Confira 3 boas notícias ambientais no isolamento social:

Natureza reaparecendo de longas distâncias: pela primeira vez em 30 anos, é possível ver a cordilheira do Himalaia de uma distância de 200 km.

Fonte: CNN Brasil

 


Melhor qualidade do ar que respiramos: a poluição na cidade de São Paulo diminuiu em 50%, logo nas primeiras semanas de isolamento

Fonte: G1

 


Praias e ruas mais limpas: no Rio de Janeiro, é possível ver tartarugas nadando na Baía de Guanabara.

Fonte: G1

 

Tudo nos faz pensar sobre o futuro: o que podemos fazer para que essas notícias boas durem mais tempo, mesmo quando isso tudo passar?

 

Confira 6 novos hábitos ambientais para o pós-pandemia:

  • Jogar o lixo no lixo e sempre ter um saquinho à mão, assim manteremos nossas ruas, praias e parques limpos :)
  • Utilizar meios de transporte mais "verdes" sempre que possível, como bicicletas, transporte público ou até uma caminhada.
  • Lembrar dos impactos que as nossas ações têm no meio ambiente. Que tal comprar frutas e verduras de produtores locais? Além de ter alimentos ainda mais frescos, você pode contribuir para uma menor emissão de gases de efeito estufa.
  • Observar seus hábitos de consumo e fazer compras mais planejadas e mais conscientes; assim, você evita o desperdício.
  • Levar sempre com você um kit de utensílios reutilizáveis. Assim, você evita o uso de descartáveis quando estiver fora de casa. O combo canudo de metal, copo retrátil e um garfinho de bambu, por exemplo, é uma ótima opção e não ocupa muito espaço.
  • Reutilizar embalagens de formas criativas em casa pode ajudar na diminuição de lixo gerado.

 

"Não é preciso dizer que o mundo pré-corona não era bom para nós. (...) Então, devemos deixar que o mundo volte ao ponto em que estava? A escolha é inteiramente nossa." Muhammad Yunus

Veja o que a gente tem feito do lado de cá:

Dia do Oceano
Em 2019 fizemos a maior ação voluntária simultânea global para recolhermos o lixo das ruas e das praias. No Brasil foram 22 cidades participantes, 105 km percorridos, mais de 1.200 voluntários e quase 4 toneladas de lixo recolhido.

Fizemos uma parceria com o Cataki
Somos investidores da iniciativa e estamos contribuindo na melhoria e expansão da rede de catadores cadastrados.

Fazemos parte do programa “Reciclar pelo Brasil”
Junto com outras empresas, damos suporte no desenvolvimento de cooperativas da reciclagem, levando conhecimento e apoiando melhorias a infraestrutura delas.

Eliminamos todos os descartáveis no nosso escritório e também nas fábricas
Esse simples gesto evitou que mais de 1 milhão de copos plásticos fossem descartados só no primeiro ano de implementação.

Lançamos um concurso de inovação aberta para achar uma solução mais sustentável para os canudinhos das nossas bebidas prontas para beber
A plataforma de criação colaborativa permitia que qualquer pessoa pudesse lançar sua ideia.
henri.nestle.com

Substituímos os canudos de plástico de Nescau por canudos de papel em algumas embalagens
Até agora já foram mais de 350 milhões de canudos de plástico a menos. O lançamento já está disponível para todo o Brasil.

  • Reduzimos 37% do consumo de água nas nossas fábricas.
  • Mais de 1 milhão de kg de materiais de embalagens reduzidos.
  • Compromisso de até 2025, 100% das nossas embalagens serem recicláveis ou reutilizáveis.


Reciclagem em Nespresso: o programa de reciclagem das cápsulas de café Nespresso possui 157 pontos de coleta no Brasil, nas lojas físicas da marca. Hoje, 81% dos consumidores têm um ponto de coleta próximo de casa. Nas cidades onde a marca não possui loja, é possível destinar as cápsulas pós-consumo na coleta seletiva (no lixo reciclável de casa).

Nespresso


Reciclagem em Dolce Gusto: o programa de reciclagem das cápsulas de café conta com duas possibilidades para o consumidor: pontos de coleta nas estações de reciclagem das 41 lojas Pão de Açúcar na cidade de São Paulo e parceria com 50 cooperativas de reciclagem da cidade de São Paulo e região metropolitana.

Nescafé Dolce Gusto


Menos plástico na Páscoa: em 2020 trocamos os copos de plástico de suporte dos ovos Nestlé Surpresa por copos de papel. Esta mudança resultou em menos 5 toneladas de plástico no meio ambiente. Além disso, produzimos uma linha de ovos em embalagens 100% de papel.

Nestlé Surpresa