Sort results by
Sort results by

4 dicas para reduzir a quantidade de lixo que a gente gera todos os dias

Lixo

Você sabia que cada pessoa gera cerca de 1 kg de lixo por dia? A gente não costuma prestar atenção no volume de lixo que cada um de nós descarta todos os dias, mas a quantidade é surpreendente.

sacos-de-lixo

Um americano fez isso por um mês e, além de documentar a experiência, ele vestiu todo o lixo que gerou.

americano-do-lixo

 
Confira 4 dicas simples que podem contribuir para a redução do volume de lixo que a gente descarta:
 

  • Substituir copos descartáveis por reutilizáveis ou garrafas de água Você sabia? Se 1/3 dos brasileiros trocar 5 copos descartáveis por dia por um copo reutilizável, em 5 dias evita uma pirâmide de copos da altura do maior pico africano, com 5.895 metros de altitude.
  • Reutilize as embalagens e prefira as versões em refil Dica: existem várias embalagens que podemos reutilizar no nosso dia a dia, como garrafas PET, embalagens de vidro, latas, entre outras. Além disso, existem diversos produtos no mercado que possuem versão refil. Prefira essas embalagens para ir repondo os produtos na sua casa.
  • Separe o lixo na sua casa Fazer a separação do lixo seco (como as embalagens) do lixo úmido (como restos de alimentos) também contribui para a redução do volume de lixo que vai para os aterros, pois grande parte dos resíduos que geramos pode ser reciclada e reaproveitada. Dica 1: É simples! Basta separar em 2 lixos diferentes (úmidos e secos). Coloque em sacos de cores diferentes, dando preferência por colocar os recicláveis em sacos com maior transparência. Dica 2: Não se esqueça que uma pessoa vai receber o lixo quando ele for reciclado, então é importante tirar bem o resto dos alimentos das embalagens para elas ficarem o mais limpas possível. Não é necessário lavá-las!
  • Crie novos usos para as embalagens Use e abuse da criatividade! Podemos transformar as embalagens em organizadores, porta-lápis, brinquedos, artesanato, vaso de plantas, objetos de decoração e muito mais. Existem diversas referências bacanas e tutoriais na internet.


Olha só que legal esta idéia usando as latinhas de Leite MOÇA: 

latas-criativas



Há algum tempo a gente vem repensando algumas atitudes aqui na Nestlé também. Veja um pouquinho do que temos feito nessa

  • Fizemos uma parceria com o Cataki. Somos investidores da iniciativa e estamos contribuindo na melhoria e expansão da rede de catadores cadastrados.
  • Fazemos parte do programa “Reciclar Pelo Brasil”. Junto com outras empresas, formamos um grupo e damos suporte no desenvolvimento de cooperativas de reciclagem, levando conhecimento e apoiando melhorias na infraestrutura delas.
  • Eliminamos todos os descartáveis no nosso escritório e também nas fábricas. Esse simples gesto já evitou que mais 1 milhão de copos plásticos fossem descartados só no primeiro mês de implementação.
  • Substituímos os canudos de plástico de Nescau por canudos de papel em algumas das embalagens. O lançamento já está disponível para todo o Brasil.
  • Lançamos a campanha educativa #JogaPraDentro. Orientamos as pessoas a jogarem o canudinho de plástico das bebidas prontas para dentro da caixinha após o consumo, evitando que ele se perca na cadeia de reciclagem e vá para os oceanos
  • Nossas latas são feitas com material reciclado. Você sabia que as nossas latas são feitas com 18% de aço reciclado? A cada vez que você descarta uma latinha corretamente, você contribui para que este ciclo continue. 


Vem mais por aí!