Programa “Unidos por Crianças mais Saudáveis” chega ao município de Araras (SP)

Iniciativa busca apoiar pais e responsáveis para incorporar hábitos de vida mais saudáveis na rotina das crianças, por meio de alimentação saudável e prática de atividades físicas

Logo do programa Unidos por crianças mais saudáveis, composto por letras e círculos coloridos e um símbolo de sorriso.

A cidade de Araras (SP) recebe a partir deste mês o programa
“Unidos por Crianças mais saudáveis”, uma iniciativa pioneira criada pela Nestlé para engajar diversos setores da sociedade na melhoria da Nutrição, Saúde e Bem-Estar das novas gerações. O objetivo do programa é apoiar pais e responsáveis para incorporar hábitos de vida mais saudáveis na rotina das crianças de 5 a 10 anos (cursando 1° ao 5° ano), por meio de uma alimentação saudável e equilibrada, aliada à prática de atividades físicas. A iniciativa começa a ser implantada neste mês em parceria com escolas públicas e particulares da cidade que voluntariamente desejarem se engajar no projeto, abrangendo alunos do Fundamental 1.

Diversas crianças felizes olham na mesma direção. Algumas mexem os braços e outras riem. Ao fundo, há vários adultos. Mulher coloca uma pulseira no braço de uma criança.

O programa “Unidos por Crianças Mais Saudáveis” utiliza como ferramenta de engajamento o game Legião dos Super Poderes, plataforma que oferece de forma lúdica uma jornada de “desenvolvimento de superpoderes” para crianças, estimulando o consumo diário de frutas, verduras, legumes, leguminosas e água, o porcionamento dos alimentos, além da prática regular de atividades físicas. O jogo estimula o aprendizado por meio de desafios e missões saudáveis a serem vencidos na vida real e recompensado no mundo virtual, mobilizando crianças e adultos de forma divertida, ativa e voluntária a mudarem seus hábitos de vida.

Funcionária entrega uma pera a uma criança, por cima de um balcão cheio de frutas.

O lançamento oficial do programa “Unidos por Crianças Mais Saudáveis” em Araras foi realizado no dia 19 de março, em evento aberto ao público. O local foi em frente ao Ginásio de Esportes Nelson Ruegger - Praça Roberto Mercatelli, s/n - Centro, Araras – SP. O evento contou com atividades recreativas para que pais e responsáveis possam, juntamente com as crianças, conhecerem mais sobre o programa. Mais de 2.700 pessoas participaram das atividades e 730 crianças já foram cadastradas no programa.

“Temos o compromisso e a responsabilidade de estimular hábitos saudáveis de alimentação aliados à prática de atividade física entre crianças e nosso convite é para que toda a comunidade local venha fazer parte dessa transformação. Araras foi a primeira cidade do Brasil a receber uma fábrica da Nestlé, por isso estamos muito felizes de trazer este programa para o município” destaca Barbara Sapunar, Head de Nestlé in Society na Nestlé Brasil.

A Nestle está presente em Araras desde 1921, quando inaugurou sua primeira fábrica no Brasil. Atualmente, a cidade conta com fábricas da Nestlé e DPA (joint-venture da Nestlé e Fonterra), além de um Centro de Distribuição, que juntos empregam 2.100 colaboradores.

Três homens e duas mulheres posam para foto em um palco, com o braço em riste com o punho fechado.

Resultados alcançados:

O programa Unidos por Crianças Mais Saudáveis foi lançado em junho de 2015, com a implementação de um projeto piloto em São José do Rio Pardo (SP). Em 2016, chegou a São Paulo (SP) e São Caetano do Sul (SP), por meio de uma parceria com escolas associadas à rede UNESCO e com a Instituição Casa do Zezinho.

Ao longo deste período, a iniciativa envolveu cerca de 8 mil crianças em mais de 230 mil missões reais saudáveis, incluindo desafios relacionados à alimentação e também atividades físicas. No site do game Legião dos Super Poderes, principal plataforma de ativação das mensagens do programa, foram registradas mais de 100 mil visitas e aproximadamente 1,5 milhão de interações.

A realização do programa Unidos por Crianças Mais Saudáveis está alinhada ao conceito de Criação de Valor Compartilhado (CSV), fundamentada na premissa de que, para o sucesso dos negócios no longo prazo, tão importante quanto gerar valor para os acionistas é gerar valor para toda a sociedade.
Em um parque, crianças e adultos em fila ao lado de estruturas infláveis com o logo Unidos por crianças mais saudáveis.

Obesidade e sedentarismo infantil:

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade e o sobrepeso infantil deverão atingir aproximadamente 75 milhões de crianças no mundo inteiro até 2025, caso nada seja feito hoje para reverter este cenário.

Em setembro de 2016, a Nestlé apresentou uma pesquisa inédita sobre hábitos de vida e alimentação infantil, em parceria com o Ibope. A pesquisa The Infant and Kids Study (IKS), realizada na região metropolitana de São Paulo, contou com uma amostra de 1.000 crianças com idade entre 0 e 12 anos, de todas as classes sociais e apontou que uma em cada duas crianças está acima do peso e mais da metade das crianças entre 1 e 12 anos está sedentária, ou seja, praticam menos de 300 minutos (5 horas) de atividade física por semana.

Com relação aos hábitos de alimentação, uma em cada três crianças da amostra, na faixa entre 4 e 12 anos, ultrapassa a quantidade diária recomendada de gordura nas refeições.  Entre as crianças de 9 e 12 anos de idade, 84% do consumo de cálcio está abaixo do recomendado e 77% do consumo de sódio está acima da quantidade diária recomendada.
Sobre a NestléÉ a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 189 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar.  Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 22 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 15 segmentos de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.