Nestlé reafirma compromissos com sociedade e divulga principais avanços no Brasil

Metas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas foram articuladas em três áreas: Pessoas & Famílias, Comunidades e Planeta
O relatório Nestlé na Sociedade, apresenta três ambições até 2030: ajudar 50 milhões de crianças a ter vidas mais saudáveis. Melhorar a condição de vida de 30 milhões de pessoas nas comunidades em que a empresa está inserida; e alcançar impacto ambiental neutro em todas as suas operações.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável, os compromissos da Nestlé já existentes foram rearticulados em 2016 em torno de três áreas de impacto: Pessoas & Famílias, Comunidades e Planeta. Na prática, a medida torna as metas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com ambições que abrangem a neutralização de impactos ambientais e o desenvolvimento da comunidade em perspectiva mais ampla.

No Brasil, dentro do pilar Pessoas & Famílias, a empresa fortificou em 2016 mais de 24,8 bilhões de porções de alimentos com nutrientes de baixo consumo pela população brasileira, como ferro, zinco e vitaminas. O programa Unidos por Crianças Mais Saudáveis, lançado em 2015 para estimular o consumo de alimentos in natura e a prática de atividades físicas, foi expandido em 2016 e já atingiu mais de 8 mil crianças. Além disso, mais de 3 milhões de crianças em idade escolar foram beneficiadas com o programa Nutrir Crianças Saudáveis desde 1999, que estimula hábitos mais saudáveis por meio de capacitações em escolas públicas.

Dentro das Comunidades em que está inserida, a Nestlé vem trabalhando constantemente com o fornecimento responsável de matérias-primas, com o objetivo de garantir a produção sustentável no longo prazo, proporcionando o desenvolvimento rural e a qualidade dos produtos. Na cafeicultura, mais de 800 produtores já fazem parte do programa Nescafé Plan. Na cadeia do leite, a companhia conta com cerca de 2.600 produtores parceiros engajados no programa Boas Práticas na Fazenda. E por meio do Nestlé Cocoa Plan, 1.300 produtores de cacau são beneficiados anualmente.

Pensando na preservação do Planeta, a Nestlé reduziu em 10% no Brasil seu consumo de água nas operações em 2016. Mais 12 unidades fabris da empresa conseguiram zerar o envio de resíduos para aterros, totalizando 17 fábricas Zero Resíduo. Outro destaque é a planta de NESCAFÉ Dolce Gusto, em Montes Claros (MG): a primeira do mundo a receber o certificado de Impacto Ambiental Neutro em três dimensões, água, resíduos e emissão de carbono

A Nestlé também desenvolve com NESCAFÉ Dolce Gusto, desde 2015, estudos para soluções pós-consumo alinhadas ao conceito de “economia circular”, no qual os resíduos provenientes do descarte de cápsulas são reaproveitados na própria cadeia. Com a ajuda de parceiros, a marca desenvolveu uma resina a partir dos materiais descartados que já é utilizada na produção de porta-cápsulas e tubetes para mudas de café. Um projeto-piloto de logística reversa também já está sendo realizado pontos de coleta de diversas cidades e em edifícios corporativos. O conceito de logística reversa também é aplicado há diversos anos na cadeia de Nespresso.

As iniciativas descritas no relatório fazem parte da estratégia de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé, que se baseia na premissa de que tão importante quanto gerar valor aos acionistas da companhia é gerar valor para as comunidades em que a empresa está inserida. A versão online do relatório está disponível neste link.

Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 189 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar.  Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.

No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 22 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 15 segmentos de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.