Sort results by
Sort results by

Nestlé recebe prêmio por ajudar fazendeiros a cultivarem café na China

A Nestlé recebeu o World Business and Development Award por seus esforços em ajudar fazendeiros a cultivarem café com sucesso em uma região remota da China.

Esse prêmio internacional reconhece o compromisso de longo prazo da empresa ao prestar assistência e treinamento gratuito nas técnicas de cultivo do café aos fazendeiros da província de Yunnan.

O prêmio foi entregue à Nestlé durante uma cerimônia no Dia da Ação Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, na véspera da Conferencia das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio+20, no Rio de Janeiro, Brasil.

Parceria de Longo Prazo

Há mais de 20 anos, a Nestlé ajuda os fazendeiros da província de Yunnan a criarem uma área de cultivo de café na região montanhosa de seu distrito.

Ao longo desse período, os agrônomos da empresa treinaram mais de 5.000 fazendeiros para melhorar a gestão de suas fazendas e aperfeiçoar técnicas de plantio, controle de qualidade e processamento de seus produtos.

A Nestlé estabeleceu postos de compra para receber o café diretamente dos produtores, ajudando-os a obter melhores preços e uma renda estável. A empresa, por sua vez, conta com um fornecimento regular de café de qualidade.

Tudo isso é parte de uma abordagem de negócio que a Nestlé denomina “Criação de Valor Compartilhado”, cujo objetivo é criar valor para os acionistas da empresa e, ao mesmo tempo, para as comunidades em que a Nestlé atua.

Atualmente, a Nestlé compra 8.000 toneladas de café por ano na província de Yunnan, o que representa 20% da colheita total da região.

No total, o programa de compra de café ajuda a sustentar quase 20.000 pessoas.

Vídeo da entrevista com os produtores de café da China

A Nestlé começou a desenvolver o café em Yunnan em 1988. A empresa estabeleceu um serviço de assistência à agricultura em 1992 e inaugurou uma fazenda experimental de café em 1997.

Em 2011, a companhia ampliou seu apoio aos produtores locais com a introdução do Nescafé Plan na região.

A iniciativa mundial de dez anos no valor de 350 milhões de francos suíços permite à Nestlé ampliar seu compromisso com o cultivo, produção e consumo de café. Essa iniciativa dará à empresa a oportunidade de dobrar a quantidade de café comprada diretamente dos produtores e suas associações até 2015.

World Business and Development Award

O World Business and Development Award é concedido a cada dois anos pela Câmara de Comércio Internacional, juntamente com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fórum Internacional de Líderes Empresariais (IBLF).

O prêmio foi criado há dez anos para reconhecer o papel fundamental do setor privado na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas.

O objetivo do prêmio é reconhecer práticas empresariais produtivas e inovadoras que ajudam as empresas a tornar as sociedades em que atuam lugares melhores para viver e trabalhar.

Nestlé é um dos onze vencedores do prêmio em 2012, que recebeu o apoio, este ano da Agencia Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, o Ministério das Relações Exteriores da Holanda e o Pacto Global da Organização das Nações Unidas.

Os prêmios deste ano receberam 115 submissões de organizações e empresas de 38 países.

Informações relacionadas:

Nestlé China

http://www.nestle.com.cn/nestle

Nescafé website

http://www.nescafe.com/

Leia mais sobre o compromisso da Nestlé com o desenvolvimento rural:

• Nespresso reaffirms support for Colombian coffee growers with five year investment programme

http://www.nestle.com/Media/NewsAndFeatures/Pages/Nespresso-AAA-Colombia.aspx?Category=Investors,CSV,Brands,Coffee

• Nestlé supports coffee farmers in India as demand for Nescafé grows http://www.nestle.com/Media/NewsAndFeatures/Pages/Nescafe-Plan-India.aspx?Category=Investors,CSV,Brands,Coffee

• Nestlé leads dairy development in China with new training institute http://www.nestle.com/Media/NewsAndFeatures/Pages/Shaungcheng-milk.aspx?Category=CSV,Brands,Dairy