Sort results by
Sort results by

Nestlé inaugura fábrica de Bebidas no município de Três Rios (RJ)

Unidade estima receber 200 mil litros de leite/dia para produção de leites líquidos (UHT) Ninho e Molico, beneficiando pequenos produtores da região

Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2011 – A Nestlé inaugura hoje sua nova fábrica de Bebidas no município de Três Rios, na região Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro. O evento contará com as presenças do governador do Estado, Sérgio Cabral, e do presidente da Nestlé no Brasil, Ivan Zurita. Com investimento total de R$ 163 milhões, a unidade ocupa uma área de 20 mil m² às margens da Rodovia Washington Luiz (BR 040) e deve proporcionar em torno de 1 mil postos de trabalho (diretos e indiretos). A fábrica estima receber 200 mil litros de leite/dia, contribuindo também com o desenvolvimento e fortalecimento da bacia leiteira da região e beneficiando, em um primeiro momento, cerca de 400 pequenos produtores rurais.

“A nova fábrica da Nestlé consolida a diversificação da economia do nosso Estado, que tem atraído um mix de investimentos extraordinários de setores diferenciados. Além disso, é o aprofundamento da presença da indústria de transformação no Rio de Janeiro”, afirma o governador Sérgio Cabral.

“Cada vez mais o Estado do Rio de Janeiro vem ganhando importância para os negócios da Nestlé Brasil e a inauguração desta fábrica nos permitirá abastecer de forma ainda mais eficiente o mercado carioca e os demais Estados da região Sudeste. Além disso, será um estímulo para fortalecer o potencial da bacia leiteira do Rio de Janeiro”, afirma Ivan Zurita. A empresa já está oferecendo apoio técnico aos produtores locais. “Este é um compromisso da Nestlé alinhado ao conceito de Criação de Valor Compartilhado, plataforma mundial de responsabilidade social da companhia que busca aliar o desenvolvimento sustentável do negócio à geração de valor para as comunidades onde a empresa está presente.”

Nesta primeira fase, o empreendimento começa a produzir Leites Líquidos (UHT) com as marcas Ninho e Molico. As embalagens trazem a nova tampa de polietileno feita a partir de derivados da cana-de-açúcar, que é uma fonte renovável. Desenvolvida em conjunto com a Tetra Pak e a Braskem, a embalagem contribui para a redução global nas emissões de gases de efeito estufa, já que o cultivo da cana-de-açúcar utilizada na fabricação do polietileno absorve gás carbônico da atmosfera.

Também já está em andamento a produção da linha Sollys, marca de produtos à base de soja, nas variedades de um litro e 200 ml – Original, Frutas (abacaxi, laranja, maçã, pêssego, uva, manga, maracujá, morango) e Zero (laranja, maçã e uva). Em 2012, a unidade passa a fabricar também NESCAU pronto para beber, nas versões NESCAU Prontinho (200ml) e 1 Litro. Em próximas etapas, também serão instaladas linhas de produção de Nestlé FAST, bebidas prontas saudáveis com as marcas ALPINO, NESCAU, Neston e Molico.

A capacidade total instalada da nova fábrica será de 124 mil toneladas de produto/ano. Em função de sua localização geográfica estratégica, com vias de acesso aos principais centros consumidores do País, a produção da nova fábrica abastecerá o próprio Estado do Rio, além de parte de Minas, Espírito Santo e São Paulo. “Celebrar 90 anos da Nestlé no Brasil com a inauguração de nossa 31ª fábrica, é também uma forma de demonstrar nosso compromisso com o País”, ressalta Ivan Zurita.

Bacia leiteira – Com apoio do Estado e da Prefeitura de Três Rios, a empresa realizou um extenso trabalho de coleta de dados e mapeamento para desenvolver projetos de melhoria da produtividade e da qualidade dos produtores locais, além de assegurar a sustentabilidade da atividade leiteira na região. Em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Nestlé vem fornecendo assistência técnica aos pequenos produtores familiares locais, com orientações para a adoção de adequadas práticas de produção. O objetivo é possibilitar o aumento da competitividade e rentabilidade das fazendas, resultando na melhor qualidade de vida no meio rural. No Brasil, a Nestlé é líder em captação de leite e, em 2010, atingiu a marca de 2,2 bilhões de litros de leite. A rede de fornecedores conta hoje com mais de 40 mil produtores diretos e indiretos. Toda a produção é rastreada desde a coleta na fazenda até o recebimento na fábrica, assegurando a qualidade do produto final.

Anunciada oficialmente em março deste ano, a fábrica da Nestlé em Três Rios foi construída de acordo com um complexo e cuidadoso trabalho de planejamento e execução das obras. Todo o projeto arquitetônico foi fundamentado em conceitos de sustentabilidade que visam otimizar e racionalizar o uso de energia e de água na unidade.

A iluminação da área de armazenagem é feita por meio de um sistema de captação da luz solar, que dispensa o uso de luz artificial durante o dia, contribuindo para a economia de energia. A fábrica conta ainda com duas Estações de Tratamento de Efluentes – uma para resíduos industriais e outra para esgotos sanitários – e um sistema de coleta de água da chuva, que vai possibilitar a reutilização de parte da água em sanitários, irrigação de jardins e limpeza das ruas e vias de circulação.

A unidade também adota modernas tecnologias de produção, equipamentos de última geração para o envasamento de produtos, conceitos inovadores de coleta, manuseio e processamento de matéria-prima, garantindo o uso eficiente dos recursos.

Esta é a terceira unidade industrial da Nestlé instalada no Estado do Rio de Janeiro. Sorvetes Nestlé são produzidos integralmente na unidade de Jacarepaguá, de onde saem mais de 100 itens para todo o País. Em Petrópolis, está localizada a fábrica de águas de mesmo nome, marca líder na capital carioca. A nova unidade de Bebidas será a 31ª fábrica da Nestlé no Brasil.

Sobre a NestléÉ a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 98% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega cerca de 19 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.