Sort results by

Nestlé Health Science desenvolve portfólio da saúde do cérebro

• Nestlé Health Science adquire uma participação na empresa norte-americana Accera para dar apoio a estudos e fazer o lançamento de Axona para o Mal de Alzheimer.
  • Grande compatibilidade com a visão de nutrição científica da Nestlé Health Science.

Lutry, Suíça, 18 de julho de 2012 – Nestlé Health Science adquiriu uma participação na Accera, uma empresa norte-americana de capital fechado especializada na pesquisa, desenvolvimento e comercialização de alimentos medicinais para desordens neurodegenerativas como o Alzheimer, que afeta mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. Axona, a marca-chave da Accera, é um alimento medicinal já comercializado nos Estados Unidos e destinado ao manejo dietético clínico da doença de Alzheimer em grau moderado ou médio.

“Nossa participação na Accera é um passo estratégico na construção de nosso portfólio da saúde do cérebro”, disse Luis Cantarell, Presidente e CEO da Nestlé Health Science. “Axona é um alimento medicinal inovador com um modo de ação bem compreendido, que oferece grande potencial para a nutrição personalizada de pacientes com Alzheimer”, acrescentou.

Mecanismo de Ação do Axona
O Mal de Alzheimer é a forma mais comum de demência em adultos e resulta em deterioração cognitiva crônica e irreversível. Conforme o Alzheimer vai progredindo, diminui a capacidade do cérebro de utilizar a glicose como fonte de energia. Os estudos clínicos em andamento da Accera mostram que o Axona é metabolizado pelo fígado para produzir corpos cetônicos, compostos utilizados pelo cérebro como fonte alternativa de energia que ocorrem naturalmente no corpo. Isso resulta na melhoria da função cognitiva e da memória dos pacientes com Alzheimer médio ou moderado.

Axona já é comercializado nos Estados Unidos, sendo prescrito para mais de 30.000 pacientes com Alzheimer médio ou moderado.

Conhecimento Clínico
Nestlé tem muitos anos de experiência na pesquisa da relação entre nutrição e função cognitiva. É fundamental que novas soluções sejam encontradas para administrar o declínio cognitivo, um desafio importante na área da saúde pública, e Nestlé Health Science está bem posicionada para contribuir com esse esforço.

O investimento realizado pela Nestlé Health Science na Accera permitirá uma coleta mais ampla de dados clínicos para apoiar as pesquisas existentes sobre o Axona.

“O investimento da Nestlé Health Science nos dará a oportunidade de expandir nosso programa de desenvolvimento clínico e fortalecer nossa capacidade comercial nos Estados Unidos”, disse Holger Kunze, Presidente e CEO da Accera. “No longo prazo, isso também nos permitirá aumentar a pegada geográfica do Axona.”

Nutrição Personalizada
Nestlé Health Science, uma subsidiária integral da Nestlé, tem como objetivo ser pioneira na nova indústria posicionada entre a nutrição tradicional e as indústrias farmacêuticas para o desenvolvimento de soluções nutricionais personalizadas com base científica e a criação de uma nova abordagem para a prevenção e administração de doenças. A decisão de adquirir uma participação na Accera se encaixa no roteiro estratégico estabelecido quando a Nestlé Health Science foi constituída no início de 2011.

Aquisições recentes
Nestlé Health Science fez várias aquisições e investimentos que se enquadram em suas ambições estratégicas:

• Vitaflo, provedor de soluções nutricionais clínicas para bebês, crianças e adultos com desordens genéticas que afetam o processamento dos alimentos pelo corpo.
  • CM&D Pharma Ltd., uma empresa especializada no desenvolvimento de produtos para pacientes com desordens crônicas, como doença renal crônica.
  • Prometheus Laboratories, uma empresa norte-americana especializada em diagnóstico e produtos farmacêuticos especializados licenciados nas áreas de gastroenterologia e oncologia.
  • Vital Foods, uma participação minoritária na empresa sediada na Nova Zelândia especializada no desenvolvimento de soluções baseadas no kiwi para condições gastrointestinais.

Apoio à Accera
Inventages, o fundo de capital de risco da Nestlé, apóia Accera desde 2004 e tem assento em seu conselho. Como parte da transação, Nestlé Health Science também terá assento no conselho.

Os termos da transação não foram divulgados.

# # # #

Sobre a Nestlé Health Science
Nestlé Health Science foi constituída em janeiro de 2011 para liderar o desenvolvimento de soluções nutricionais científicas personalizadas. Criada no núcleo do negócio de HealthCare Nutrition, Nestlé Health Science tem por objetivo abordar as condições críticas na área de Saúde Gastrointestinal, Saúde Metabólica e Saúde Cerebral. A Nestlé Health Science oferece soluções nutricionais para pessoas com necessidades dietéticas específicas relacionadas com doenças, condições de saúde ou com os desafios especiais apresentados pelos diferentes estágios da vida. Nestlé Health Science é uma subsidiária integral da Nestlé S.A., com sede mundial em Lutry, Suíça. Para mais informações, visite www.nestlehealthscience.com.

Sobre Accera, Inc.
Accera, Inc. é uma empresa privada da área de cuidados à saúde fundada em 2001 em Broomfield (Colorado, EUA). A empresa desenvolveu e agora comercializa Axona nos Estados Unidos. Accera está engajada na pesquisa, desenvolvimento e comercialização de outras aplicações clínicas para o Axona e o AC-1204 em doenças neurodegenerativas agudas e crônicas. Para mais informações sobre a Accera, visite www.accerapharma.com e www.about-axona.com.

Contatos: