Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Sort by
Sort by

Nestlé lança movimento “Unidos por Crianças mais Saudáveis”

Voltar
São Paulo
Fase piloto será realizada na cidade de São José do Rio Pardo (SP) e engajará diversos setores da sociedade para estimular a adoção de hábitos saudáveis

Ao longo de toda a sua história, a Nestlé trabalha para desenvolver produtos nutricionalmente balanceados e contribuir para a Nutrição, Saúde e Bem-Estar de seus consumidores. A empresa está também comprometida em estimular a adoção de hábitos saudáveis e colaborar com a solução de problemas como a obesidade, que cresce mundialmente em um ritmo nunca antes observado. Com este objetivo, a companhia lança no Brasil o movimento Unidos por Crianças Mais Saudáveis, que buscará engajar diversos setores da sociedade para proporcionar um futuro mais saudável às novas gerações.

O avanço da obesidade infantil, impulsionado por multifatores já representa no país o maior desafio de saúde pública para as próximas décadas. Dados da Federação Mundial de Obesidade mostram que a realidade brasileira está entre as mais alarmantes do mundo. Entre 1989 e 2009, a prevalência da obesidade quadruplicou entre meninos (de 4,1% para 16,6%) e meninas (de 2,4% para 11,8%). No geral, o quadro de obesidade alcançou 14,3% das crianças. Somado ao sobrepeso, o problema atingia, em 2008 e 2009, 32% das meninas e 34,8% dos meninos.

Neste contexto, Unidos por Crianças Mais Saudáveis vai estimular mudanças de comportamento que impactem de forma positiva a saúde das crianças. O movimento incentivará essencialmente a adoção de hábitos saudáveis de alimentação, com maior consumo de frutas e verduras e refeições em porções adequadas, e a prática regular de atividades físicas. Por meio do engajamento de representantes do poder público e privado em diferentes esferas, como educação, saúde, esporte e alimentação, a Nestlé liderará um trabalho conjunto, aproveitando o potencial de cada um.

As atividades têm início no mês de junho, com a aplicação de uma fase piloto na cidade de São José do Rio Pardo (SP), onde a Nestlé possui uma unidade fabril. Em um segundo momento será realizado um roll-out nacional, que apresentará o movimento a agentes da sociedade em todo o país.

A cidade gameficada - Parte de um esforço global que utiliza conceitos específicos em cada país, de acordo com as necessidades locais de saúde e nutrição, o movimento utilizará no Brasil elementos da economia comportamental, que pressupõe grande influência do contexto nas escolhas do dia a dia. Assim, com aplicações inéditas no país, o movimento fará modificações em vários ambientes, com adoção de nudges – mudanças no contexto ou em uma tradução ao pé da letra, “cutucadas” – que estimulem comportamentos mais saudáveis. Os nudges estarão nas escolas; residências; comércios, como restaurantes, feiras e supermercados; além de espaços públicos – ginásios, praças, pontos de ônibus e parques.

Para a implantação desses estímulos foram engajados agentes de diversos setores no município: educadores; merendeiras de escolas; donos de comércios; produtores rurais e autoridades políticas. O mote das intervenções veio de uma paixão das crianças: os super-heróis. Assim o movimento destacará, por exemplo, os “superpoderes de frutas e legumes”, evidenciando seus benefícios nutricionais em restaurantes e mercados; as escolas farão visitas aos produtores rurais, conhecendo a “fábrica dos superpoderes”; e alguns ambientes ganharão academias lúdicas ao ar livre - os “parques dos superpoderes”.

Estas mudanças transformarão São José do Rio Pardo na 1ª cidade gamificada da América Latina. A dinâmica permite que cada participante tenha sua própria “jornada de desenvolvimento dos superpoderes” e estimula o aprendizado em um game virtual que, diariamente, trará desafios e missões a serem vencidos também na vida real, mobilizando crianças e adultos de forma divertida, ativa e voluntária.

A iniciativa está alinhada ao conceito de Criação de Valor Compartilhado, que norteia a atuação da companhia nos países onde está presente e busca gerar valor para toda a sociedade. Com uma das maiores redes de pesquisa em alimentos do mundo, a Nestlé se dedica a compreender as necessidades nutricionais em todas as fases da vida e acredita que pode ser parte da construção de um caminho mais saudável para as gerações futuras.

Sobre a Nestlé

É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações em 194 países e fábricas em 86 países. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé no Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.
X