Nestlé lança marca ActiCol e inova ao oferecer alimentos que auxiliam na redução da absorção do colesterol

São Paulo
Iogurte e composto lácteo contêm fitoesteróis vegetais, que diminue a absorção de colesterol pelo organismo e ajuda a manter os níveis adequados.

Cerca de 40% da população brasileira têm taxas elevadas de colesterol* e cresce a preocupação em controlar o problema, considerado um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Diversos estudos científicos comprovam a eficácia dos fitoesteróis na redução dos níveis de colesterol, mas sua ingestão em uma dieta típica não alcança os níveis recomendados.

De acordo com a Pesquisadora do Nestlé Research Center, na Suíça, Myriam Richelle, PhD em Biologia Médica Aplicada e responsável pelos estudos científicos1 realizados com Nestlé ActiCol, o consumo regular dos produtos proporciona uma redução do LDL-colesterol, após 4 semanas de consumo diário. “A oferta de fitoesteróis em produtos lácteos, saborosos e com baixo teor de gordura, traz aos consumidores novas opções práticas, que podem ser incluídas no dia-a-dia sem provocar grandes mudanças na rotina”, explica.

Nestlé ActiCol estará disponível em duas versões de iogurte, nos sabores morango e abacaxi, com porções de 75g. A recomendação diária de consumo é de uma unidade de iogurte, em qualquer hora do dia. Já o composto lácteo em pó, feito a base de leite desnatado, tem a recomendação de consumo de dois copos por dia (400ml). Cada porção deve ser preparada com duas colheres de sopa ou 25 g do produto.

Nestlé ActiCol na versão iogurte estará disponível a partir da primeira semana de maio, em super e hipermercados das regiões sudeste e sul do País. Já o composto lácteo será distribuído nos mesmos canais e em redes de farmácias em todas as regiões do Brasil, com início da comercialização também na primeira semana de maio.

Ingestão de fitoesteróis na alimentação tradicional é baixo

A ingestão diária de fitoesteróis varia entre 78 mg na população em geral e 344 mg em vegetarianos2. Um estudo inédito no Brasil publicado em fevereiro de 20133, realizado com 1.609 moradores da cidade de São Paulo (SP), mostrou que a ingestão média de fitoesteróis na população é de cerca de 0,1g. Para uma redução significativa na absorção do colesterol, recomenda-se a ingestão de 1 g a 3 g4.

A quantidade presente em uma unidade de iogurte de 75 g de ActiCol é de 1,1 g e em 2 copos (400 ml) do composto lácteo é de 1,2 g. Dessa forma, o consumo dos produtos nas quantidades recomendadas permite a ingestão de uma quantidade altamente superior à que se obtém em uma dieta tradicional. Sendo, portanto, um importante auxiliar para se atingir as recomendações.

*Os fitoesteróis auxiliam na redução da absorção de colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Referências

*Sociedade brasileira de Cardiologia

1 Volpe, R. et al., 2001/ Thomsem ET AL., 2004/ Pouteau et al., 2003 /Richel,M. et AL., 2004

2 Nair et al, 1984

3 Martins CM, et al., Common sources and composition of phytosterols and their estimated intake by the..., Nutrition (2013), http://dx.doi.org/10.1016/j.nut.2012.12.017

4 Jones & Raeini-SA rjaz,2001; Tammi ET AL., 2000

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.