Nestlé apoia a Organização Internacional da Juventude Ibero-Americana para impulsionar o emprego de jovens

A Nestlé se comprometeu em ajudar aproximadamente 560.000 jovens na América Latina a entrar no mercado de trabalho, oferecendo mais de 9.000 empregos e 6.600 oportunidades de aprendizado e treinamento até 2018. Com o apoio da OIJ, a Nestlé conseguirá ampliar esse compromisso e fortalecer o desenvolvimento da juventude em toda a América Latina, começando com quatro países da Aliança do Pacífico: Peru, Chile, Colômbia e México.

No Brasil, a plataforma Nutrindo os Sonhos dos Jovens, lançado em 2015, tem como meta contratar 7 mil pessoas abaixo de 30 anos até 2017, incluindo mais de 2,8 mil novas vagas por meio dos programas Jovem Aprendiz, Estágio e Trainee. A Nestlé Brasil também expande o programa para todas as unidades no pais.

A Nestlé e a “Organização Internacional para a Juventude para a Ibero-América” (OIJ) anunciaram ontem (25/01) o lançamento da Aliança para a Empregabilidade dos Jovens (Alliance for Youth Employability – Alianza por la Empleabilidad Juvenil), um programa abrangente destinado a promover o emprego e a preparação dos jovens ibero-americanos para o mercado de trabalho.

A Nestlé e a OIJ estão lançando a Aliança para a Empregabilidade dos Jovens com foco em cinco áreas de ação:

1. Promover Programas Duais de Educação
  2. Promover programas de orientação vocacional
  3. Promover o empreendorismo através de plataformas de suporte e acesso a fontes de financiamento
  4. Apoiar o desenvolvimento de habilidades digitais
  5. Promover a criação de programas de estágio

A OIJ é a única organização internacional dedicada à juventude em todo o mundo e, com esta aliança, pretende consolidar uma estratégia inovadora que, dentro da estrutura do Pacto da Juventude Ibero-Americana firmado em 2016 com os governos da América Latina, promova o desenvolvimento de habilidades e competências dos jovens para aumentar sua participação no mercado de trabalho.

A Nestlé se compromete a trabalhar junto com os formuladores de políticas e o setor educacional para promover a empregabilidade e a criação de empregos em todo o mundo. A empresa anunciou compromissos e iniciativas específicos com foco no recrutamento e desenvolvimento da próxima geração de líderes da Nestlé, e para ajudar os jovens em sua transição da escola para o trabalho.

Com base nos cinco pilares de foco da Aliança para a Empregabilidade dos Jovens, a Nestlé e a OIJ desenvolverão um plano de ação conjunto, estabelecendo objetivos concretos para combater o desemprego da juventude, começando com quatro países da Aliança do Pacífico: Peru, Chile, Colômbia e México, e depois estendendo-o para todos os países ibero-americanos.

Uma em cada oito pessoas abaixo dos 25 anos não tem emprego nas Américas. É um desafio que os governos e as empresas precisam abordar juntos. “Na Nestlé, estamos orgulhosos de poder contribuir para um futuro promissor para a juventude e acreditamos firmemente no impacto significativo que poderemos ter em toda a América Latina ao juntarmos forças com a OIJ. Esta aliança nos permitirá ampliar ainda mais nossos compromissos, criando novas oportunidades de emprego e oferecendo aos jovens participação no mercado de trabalho”, disse Laurent Freixe. Com base no programa global Nestlé Needs YOUth, a Nestlé estabeleceu o compromisso de ajudar mais de 407.000 jovens no Peru, Chile, Colômbia e México a entrar no mundo do trabalho até 2018, e, em 2016, a empresa ajudou a lançar a primeira Conferência da Aliança do Pacífico para a Juventude (Pacific Alliance Youth Summit) em Lima, Peru, para promover o emprego para jovens.

A OIJ promove contatos interinstitucionais para defender programas, projetos e parcerias público-privadas que beneficiem a juventude da região. Nesse contexto, a OIJ reconhece o trabalho empreendido pela Nestlé através de seu programa Nestlé Needs YOUth, fornecendo uma estrutura para combater o desemprego dos jovens. Assim sendo, o Secretário Geral da OIJ, Max Trejo, destaca: “Com esta aliança, a OIJ continua sua consolidação como um Organismo Internacional de ação e união entre os setores público e privado. Esta Aliança é um pilar fundamental na implementação do Pacto da Juventude Ibero-Americana, respondendo às suas demandas por emprego”.

A Nestlé e a OIJ desenvolverão, por meio da organização, um processo de participação ativa dos Fóruns Nacionais da Juventude que permitirá identificar desafios e desenvolver estratégias para preencher as lacunas entre as habilidades aprendidas na escola e as exigências do mercado de trabalho, a empregabilidade de jovens sob certas condições macroeconômicas, e casos de negócios de jovens empreendedores.

A parceria com a OIJ dá continuidade à jornada que teve início no Peru. Um plano de ação com objetivos concretos será elaborado para ser apresentado na próxima Conferência da Aliança do Pacífico, em maio, no Chile.

No Brasil, a Nestlé tem o objetivo de melhorar a empregabilidade dos jovens nas comunidades onde a empresa atua. Por isso, o programa Nutrindo os Sonhos dos Jovens será expandindo para todas as unidades de Nestlé Brasil.

Contatos de Mídia

Tel.: +41 21 924 22 00 or at [email protected].

OIJ: Tel.: +34 913 690284 or at [email protected]

Nestlé, a líder mundial em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, emprega cerca de 109.000 pessoas na Zona Américas, tendo reportado vendas de CHF 39,1 bilhões em 2015, o que representa 44% das vendas do Grupo. A Nestlé opera 161 fábricas no continente, principalmente nas categorias de petcare, produtos lácteos, bebidas, sorvetes, produtos culinários, alimentos congelados, confeitos e biscoitos, entre outros. Entre as nossas marcas mais importantes destacam-se Nescafé, Nescafé Dolce Gusto, Coffee-mate, Purina, Nido, Nescau, Garoto, Gerber, Pureza Vital, e muitas outras. Nossos compromissos de Criação de Valor Compartilhado incluem o programa Nestlé Needs YOUth, lançado nas Américas em 2015, que beneficiará um total de 900.000 jovens em todo o continente até 2018.

A Organização Internacional da Juventude Ibero-Americana (OIJ), composta por 21 países ibero-americanos, é a única organização internacional da juventude em todo o mundo que tem como objetivo articular a cooperação, promover o protagonismo dos jovens como fator de transformação social na agenda pública e acompanhar as políticas e ações governamentais de forma complementar. A OIJ promove contatos interinstitucionais para defender programas, projetos e parcerias público-privadas que beneficiem a juventude da região.