NESTLÉ PROFESSIONAL LANÇA CHOCOLATE CLASSIC ZERO

São Paulo
Chocolate 0% lactose e 0% açúcar atende a crescente demanda de chocolates especiais do mercado de foodservice
São Paulo, novembro de 2012 – Nestlé Professional, divisão de foodservice da Nestlé, lança o Classic Zero, chocolate 0% lactose e 0% açúcar. O produto - para uso profissional - foi desenvolvido para ampliar o poder de oferta dos estabelecimentos que utilizam chocolate em suas receitas e atrair novo perfil de consumidores, com restrições alimentares. Disponível em embalagem de 500g, o Classic Zero tem 50% de teor de cacau em sua composição e recebeu o Selo de Qualidade e Confiança ANAD (Associação Nacional de Assistência ao Diabético). O chocolate pode ser utilizado para todo tipo de preparação e é ideal para derreter, cobrir e moldar.

O objetivo da empresa em oferecer soluções completas para o mercado foi além do desenvolvimento do produto. A chegada do Classic Zero será acompanhada do lançamento do livro “Doces Sabores – receitas com chocolate zero lactose e zero açúcar”, escrito pelos chefs Gentil Mendonça e Luciano Chaves, de Nestlé Professional, e editado pelo renomado chef André Boccatto.

Para a elaboração das receitas que compõem o livro, Nestlé Professional realizou uma pesquisa sobre ingredientes sem lactose e também sobre as sobremesas, que contém chocolate, mais consumidas no Brasil. A ideia foi entender profundamente a questão da intolerância. A partir das informações coletadas, foram desenvolvidas as receitas preferidas do brasileiro, mas sem lactose, como rocambole e trufas. O resultado desse trabalho são as delícias com requinte profissional e sabor inigualável, para integrar a vitrine de doces e valorizar ainda mais os estabelecimentos desse setor.  Além das receitas, a publicação traz informações sobre intolerância à lactose e sobre diabetes.

O Chocolate Nestlé Classic Zero já está disponível no mercado. O livro “Doces Sabores – receitas com chocolate zero lactose e zero açúcar" estará à venda na livraria Mundo Gourmet, de André Boccatto a partir de 26 de novembro e na FNAC na primeira semana de dezembro.

Entenda a intolerância à lactose1

A lactose é um tipo de açúcar presente naturalmente no leite e em seus derivados (queijos, iogurtes, manteiga, creme de leite, entre outros). A intolerância à lactose é caracterizada pela deficiência da enzima lactase, responsável pela quebra da lactose, que permite que o glicídio seja absorvido. A presença desta lactose intacta, ou seja, que não foi ”quebrada”, causa alterações na parede do intestino, promovendo sintomas como dores abdominais, gases e diarreia. Por serem sintomas comuns, diagnosticar quantas pessoas possuem intolerância à lactose ainda é um desafio.
Ao contrário do que se pensa, os leites e derivados não precisam ser totalmente retirados da alimentação de pessoas que possuem a intolerância à lactose. Deve- se identificar a quantidade que o indivíduo pode ingerir destes alimentos sem apresentar sintomas, sendo que essa tolerância varia de pessoa para pessoa. É importante ressaltar que esse processo deve ser realizado por um médico e/ou nutricionista.

Entenda o Diabetes2

O Diabetes é caracterizado pelos altos níveis de glicose (açúcar) no sangue devido a disfunção do hormônio insulina. Existem dois tipos de diabetes: tipo 1 e tipo 2. O tipo 1, geralmente diagnosticado na infância, ocorre quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Já o diabetes tipo 2 é mais comum e tem  o  excesso de peso como  um dos principais fatores de risco para  seu surgimento.

Alguns dos sintomas do diabetes são o aumento na frequência e volume da urina, fadiga, aumento da fome e da sede e perda de peso acentuada. Se não tratada, a doença pode afetar órgãos como rins, olhos e coração.

Manter o peso adequado, ter uma dieta balanceada, e praticar atividade física regularmente, são fundamentais para a prevenção da enfermidade. Para portadores de diabetes, é importante ter sempre o acompanhamento de um médico e um nutricionista.

1 - Fontes: 1. Mattar R, Mazo DFC. Intolerância à lactose: mudança de paradigmas com a biologia molecular. Rer. Assoc. Med. Bras. 2010; 56(2): 230-6. 2. Gasparin FSR, Teles JM, Araújo SC. Alergia à proteína do leite de vaca versus intolerância à lactose: as diferenças e semelhanças. Rev. Saúde e Pesquisa. 2010; 3(1): 107-14. 3. Farias FF, Fagundes-Neto U. Intolerância aos carboidratos. The Electronic Journal of Pediatric Gastroenterology, Nutrition, and Liver Diseases. 2004; 8(4).

2 - Fontes: 1. Vitolo MR, Campagnolo PDB. Repercussões da obesidade. In: Vitolo MR. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio. 2008. 2. American Diabetes Association. Diagnosis and classification of diabetes mellitus. Diabetes Care. 2012; 35(suppl. 1): S64-S71. 3. Michael Roizen e Mehmet Oz. Você – Manual do Proprietário. Editora Campus.

Sobre a Nestlé Professional
Criada para atender ao mercado de alimentação fora do lar, a Nestlé Professional possui 140 anos de experiência culinária, e a maior rede de Pesquisas & Desenvolvimento da indústria de alimentos e bebidas do mundo. A área tem como objetivo ser parceira comercial e gastronômica de restaurantes, rotisseries, padarias, lojas de conveniência, além de pontos localizados em hospitais e empresas.

Nestlé Professional oferece expertise no desenvolvimento de oportunidades rentáveis e inovadoras, sempre atenta ao perfil do estabelecimento e comprometida com os conceitos de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Para incrementar a renda e aprimorar as vendas, a empresa realiza junto aos seus clientes, treinamento com consultores de marketing e chefs de cozinha experientes para auxiliar na elaboração de cardápios, no compartilhamento de técnicas para evitar o desperdício e em práticas de melhor armazenamento de alimentos.