Sort results by
Sort results by

NESTLÉ ALERTA PARA A SAÚDE DOS OSSOS NO DIA MUNDIAL DA OSTEOPOROSE

Manter desde cedo uma dieta equilibrada e rica em cálcio é fundamental para colaborar na prevenção da doença

São Paulo, outubro de 2012 – A osteoporose é uma doença silenciosa, sem sintomas característicos, que ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea. Para lembrar sobre a importância da sua prevenção, dia 20 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Osteoporose.

Uma pesquisa recém divulgada pela Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), e que foi patrocinada por MOLICO® – marca da Nestlé que tem sua linha de produtos desenvolvida para colaborar com a ingestão das necessidades diárias de cálcio de um adulto e, dessa forma, auxiliar na prevenção da doença; revela um dado muito positivo: a população em geral demonstra possuir um alto grau de conhecimento a respeito da osteoporose, com destaque para as mulheres.

Quando questionados sobre a prevenção da doença, a maioria cita o consumo de alimentos ricos em cálcio e a prática de exercícios físicos como importantes aliados. Por outro lado, a pesquisa aponta que menos de 20% das mulheres com 45 anos ou mais consome pelo menos 3 porções de leite e derivados por dia.

Quase a metade das mulheres, um total de 49%, com 45 anos ou mais que consomem duas ou menos porções de leites e derivados todos os dias acreditam que o consumo é suficiente. Entre as mulheres mais jovens, o quadro é ainda mais alarmante já que menos de 10% consomem leite e derivados nas proporções recomendadas apesar de considerarem consumir a quantidade ideal.

A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira ouviu 1008 mulheres com idade a partir dos 45 anos das principais regiões metropolitanas do Brasil; a segunda entrevistou 2002 pessoas em todo o país numa amostra representativa nacional, com homens e mulheres acima de 16 anos de idade.

Estatísticas recentes apresentadas pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF) mostram que a doença afeta aproximadamente uma em cada três mulheres acima de 50 anos, atingindo mais de 200 milhões de mulheres em todo o mundo. Os homens também sofrem com a osteoporose, já que um em cada cinco corre o risco de sofrer uma fratura nos ossos.

Neste cenário, a Nestlé firmou uma parceria com a IOF para ajudar os consumidores a se conscientizarem sobre as medidas que podem ser tomadas para prevenir a doença desde cedo.

Prevenção

Um aliado na prevenção da doença é o consumo regular do leite. No Brasil, mais de 25 milhões* de pessoas apresentam alterações no que se refere à saúde dos ossos, uma vez que no País ingere-se uma quantidade de cálcio três vezes abaixo da recomendada - 1000mg/dia – o que aumenta os riscos de se desenvolver a osteoporose, bem como a incidência de fraturas; o que reduz a vitalidade e a qualidade de vida. Isso porque o nosso corpo somente demonstra sinais da falta deste mineral ao longo do tempo.

É importante também estar atento a ingestão de outros nutrientes importantes para a saúde óssea, como as vitaminas A e D. Pesquisa realizada no Brasil** apontou que a população ingere apenas 33% das recomendações diárias de vitamina A e 42% das recomendações diárias de vitamina D.

Além de redobrar os cuidados com a alimentação, é necessária a prática de exercícios físicos. Também é importante evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas, que contribuem para a perda óssea.

Segundo o estudo The Brazilian Osteoporosis Study (BRAZOS), 9 entre 10 pessoas ingerem somente 52% das necessidades diárias recomendadas de cálcio. Este dado é grave pois, a partir dos 30 anos de idade inicia-se um balanço negativo que promove discreta perda de massa óssea, causando um declínio de 6% a 8% a cada dez anos*.

Idosos, principalmente mulheres pós-menopausa são os que mais correm risco de desenvolver a doença. Nos idosos, a osteoporose pode levar a complicações sérias como dores crônicas, dificuldades para locomoção e diminuição da qualidade de vida.

MOLICO® TotalCálcio

Sempre dedicada em oferecer Nutrição, Saúde e Bem-Estar aos seus consumidores, a Nestlé desenvolve produtos assinados pela marca MOLICO®, que são opções equilibradas e saborosas em uma alimentação mais balanceada e nutritiva.

A linha MOLICO® TotalCálcio oferece diversas opções de produtos, em diferentes formatos e sabores, que podem ser combinados de acordo com a preferência do consumidor, para contribuir com 100% das necessidades diárias de cálcio de um adulto por meio da ingestão de apenas duas porções de qualquer um dos itens.

Também ricos em vitaminas A e D, nutrientes importantes para a saúde dos ossos, os produtos são saborosos, práticos e saudáveis. Com ampla variedade de itens, a linha conta com o MOLICO® TotalCálcio Leite em Pó desnatado (disponível nas versões lata 300g e sachet 600g) e os iogurtes MOLICO® TotalCálcio, light em gorduras e sem adição de açúcares, nas versões MOLICO® Polpa (Morango, Ameixa e Maçã) e MOLICO® Líquido (Morango - 170g e 850g e Mamão - 170g).