Sort results by
Sort results by

NESTLÉ, SUPERVIA E OLDEMBURG MARKETING CULTURAL INAUGURAM “ESTAÇÃO LEITURA” EM MADUREIRA, NO RIO DE JANEIRO

Espaço montado dentro de estação de trem vai oferecer empréstimo gratuito de livros à população carioca

Rio de Janeiro, janeiro de 2011 – A Nestlé, a SuperVia e a Oldemburg Marketing Cultural inauguram hoje, dia 24 de janeiro, na Estação Madureira, na zona norte da capital fluminense, o espaço Estação Leitura. O local vai oferecer serviço de empréstimo gratuito de livros à população, conexão Wi-Fi grátis e contará também com um quiosque da Nestlé, onde os freqüentadores poderão comprar produtos como cafés, bebidas saudáveis, sorvetes, chocolates e biscoitos. O espaço contará com um total de 450 livros nas prateleiras e funcionará, nos dias úteis, das 9 às 19 horas.

Com a inauguração da Estação Leitura, as 200 mil pessoas que circulam diariamente pela estação Madureira terão à sua disposição um amplo acervo de obras da literatura brasileira e internacional, com 150 títulos (cada um terá três exemplares), entre os quais figuram autores como Zuenir Ventura, Machado de Assis, Eça de Queirós e Lewis Carol. Para homenagear a região que receberá o projeto, conhecida como reduto do samba carioca, a seleção de obras incluirá também “Ópera Negra”, quarto livro do cantor e compositor Martinho da Vila.

O projeto está alinhado com o conceito de Criação de Valor Compartilhado, plataforma global de responsabilidade social da Nestlé, que se fundamenta na premissa de que, tão importante quanto gerar valor aos acionistas da companhia é gerar valor para as comunidades em que a empresa está inserida. “A Nestlé possui diversos projetos sociais no Rio de Janeiro e está investindo constantemente no mercado carioca. Estamos muito felizes de poder ampliar nossa presença na cidade com mais esta importante iniciativa”, comenta Francisco Garcia, diretor de Regionalização e BOP (Base da Pirâmide) da Nestlé.

A empresa inaugurou recentemente sua terceira unidade fabril no estado do Rio de Janeiro, no município de Três Rios, para a produção de leites líquidos (UHT) Ninho e Molico, além da linha Sollys, marca de produtos à base de soja. A Nestlé também possui uma fábrica em Jacarepaguá, onde são produzidos os Sorvetes Nestlé, e outra em Petrópolis, para a produção de águas do mesmo nome, marca líder na capital carioca.

O acervo da Estação Leitura conta com obras da literatura brasileira e estrangeira, títulos de desenvolvimento pessoal e livros infanto-juvenis, uma seleção pensada para atingir um público de todas as classes sociais e idades. “É importante destacar que a curadoria priorizou antologias de contos, crônicas e poesias, pelo fato de proporcionarem leitura rápida, que pode ser feita durante a viagem/translado”, diz Cristina Oldemburg, diretora da Oldemburg Marketing cultural e idealizadora do projeto.

A iniciativa visa à transformação de um espaço de circulação de pessoas em um espaço de difusão da cultura e facilitação do acesso ao bem cultural mais precioso, o livro. “Ao patrocinar o projeto-piloto do Estação Leitura, a Nestlé nos possibilita amadurecer nossas estratégias para a implementação de outros espaços”, analisa Cristina Oldemburg.

SERVIÇO
O que:
Estação Leitura
Onde: Estação Madureira (Super Via Trens Urbanos)
Horário de funcionamento: dias úteis, das 9 às 19 horas
Como retirar os livros: Basta realizar o cadastro no Espaço Leitura, levando uma foto 3X4 (atual), documento de identidade e comprovante de residência (luz, água, telefone).

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 98% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega cerca de 19 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.

Sobre a Oldemburg Marketing Cultural - Criada em junho de 1991, a Oldemburg Marketing Cultural acompanha a evolução e o desenvolvimento do marketing cultural no mercado, aproximando empresários e produtores artísticos, de modo a trabalhar a cultura como um novo e diferenciado instrumento estratégico, voltado para o fortalecimento da imagem institucional de empresas privadas e públicas. Hoje, a empresa atua com grande sucesso na área de planejamento estratégico de marketing cultural para clientes de grande porte, sempre focada em criar e desenvolver projetos exclusivos e diferenciados, utilizando a cultura como uma importante e eficaz ferramenta de relacionamento.

Em 2003, Cristina Oldemburg criou o Instituto Oldemburg, por meio do qual desenvolve o projeto Leitura Para Todos / Sala de Leitura, que implementou 728 salas de leitura em 24 estados brasileiros, beneficiando instituições como escolas públicas, associações de bairro, hospitais, presídios e outras entidades, permitindo que estas tenham acervos próprios, abertos à comunidade local, com obras nacionais e estrangeiras de diferentes áreas de interesse.


Sobre a SuperVia - A concessionária é composta por uma malha viária de 270 km e chega ao fim de 2011 com média de 540 mil passageiros transportados por dia útil e recorde de 565.134 em 8 de novembro de 2011. São 98 estações que atendem a 12 municípios (Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim) que totalizam 6 milhões de moradores.