APRENDA A FAZER DELICIOSOS DOCINHOS PARA AS FESTAS JUNINAS

As receitas contam com ingredientes favoritos do público, como chocolate, Leite Moça e frutas

São Paulo, junho de 2017 – Junho é o mês das festas juninas, celebrações repletas de comidas deliciosas, que fazem sucesso em todo o país e que, sem dúvidas, agradam principalmente pelos deliciosos docinhos, que são tradicionais do período. Sabendo disso, a Nestlé, maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, separou algumas sugestões de receitas para preparar saborosos doces, típicos de festas juninas, feitos com ingredientes favoritos do público – como frutas, chocolate e Leite Moça.

Todas as sugestões podem ser encontradas no portal Receitas Nestlé (www.receitasnestle.com.br), que reúne mais de 3.500 sugestões de pratos – todos testados e aprovados pelo time da Cozinha Nestlé – além de contar com mais de 200 vídeos de dicas e passo a passo, para facilitar a vida na cozinha. Interativa, a ferramenta permite que os internautas escolham suas receitas favoritas e as coloquem em foodlists personalizadas, que depois podem ser compartilhadas em suas redes sociais.

Veja a seguir as opções:

2 medidas (da lata) de açúcar
1 pacote de coco seco ralado (100g) ou 1 coco fresco pequeno, ralado
manteiga para untar

MODO DE PREPARO

Leve ao fogo baixo, o LEITE MOÇA®, o açúcar e o coco ralado, mexendo sempre até desprender do fundo da panela, cerca de 15 minutos. Despeje no mármore untado e nivele com um rolo de massas também untado. Deixe esfriar e corte em quadrados.

DICAS

- O coco fresco ralado pode ser encontrado pronto em feiras livres, supermercados ou congelado. Caso não tenha uma superfície de mármore ou granito, você pode despejar em uma assadeira rasa, untada com bastante manteiga. A assadeira deve ser rasa, para poder nivelá-la. Se desejar, incremente a cocada com meia xícara (chá) de amendoim, torrado, sem pele e picado.

- Uma outra alternativa, é preparar a cocada de colher, com consistência cremosa. Em uma panela, misture 1 lata de LEITE MOÇA®, a mesma medida (da lata) de leite, dois pedaços de canela, 3 cravos-da-índia e 1 coco fresco ralado. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre por cerca de 15 minutos, até ficar consistente. Retire do fogo, deixe esfriar, coloque em uma compoteira e leve à geladeira. Se desejar uma cocada amarelinha, misture duas gemas, antes de levar ao fogo.

RENDIMENTO: 20 PEDAÇOS
PREPARO: 00:40

Doce de Abóbora:
1 quilo de abóbora pescoço em cubos
5 cravos-da-índia
1 e meia xícara (chá) de açúcar

Creme de gengibre:
1 copo de Requeijão Cremoso NESTLÉ®
1 colher (sopa) de gengibre ralado

Doce de Abóbora:
Em uma panela, coloque a abóbora com os cravos-da-índia, meia xícara (chá) de água e polvilhe o açúcar sobre toda a abóbora. Cozinhe em fogo baixo, sem mexer, por cerca de 1 hora ou até obter uma calda grossa e transparente. Reserve.

Creme de gengibre:
Em uma tigela, misture os ingredientes e sirva sobre o doce de abóbora cozido.

RENDIMENTO: 12 PORÇÕES
PREPARO: 01:15

150 g de coco fresco ralado
meia xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
4 ovos
400 g de mandioca crua, descascada e ralada
1 lata de Moça de Colher

MODO DE PREPARO

Em um recipiente, misture bem o Leite MOÇA, o coco fresco, o açúcar, a manteiga, os ovos e a mandioca. Coloque forminhas de papel dentro de formas para empada e distribua a massa entre elas. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar a superfície. Retire do forno e deixe esfriar. Coloque o Moça de Colher em um saco de confeitar com bico pitanga e decore os bom-bocados. Sirva.

DICAS

- 400 g de mandioca ralada equivalem a meio quilo de mandioca inteira, com casca.

- Você pode colocar a massa em forminhas de empada, untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar.

- Se desejar, desenforme os bons-bocados ainda mornos e regue-os imediatamente com meia xícara (chá) de leite de coco misturado a meia xícara (chá) de coco ralado.

RENDIMENTO: 30 UNIDADES
PREPARO: 01:30

1 xícara (chá) de arroz
2 cravos-da-índia
1 pedaço grande de canela em pau
1 xícara (chá) de suco de laranja
4 colheres (sopa) de amêndoas bem trituradas

MODO DE PREPARO

Em uma panela grande, misture o arroz, os cravos, a canela e 1 litro de água fria e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até que fique macio (cerca de 15 minutos). Junte o Leite MOÇA, o suco de laranja e as amêndoas, mexa bem e cozinhe por cerca de 5 minutos, para encorpar e tomar gosto. Sirva morno ou frio.

DICAS

- No momento de servir decore com canela em pau e gomos de laranja.

RENDIMENTO: 14 PORÇÕES

Recheio:
1 lata de Leite MOÇA® Light

Churros:
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
meia colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos

Para polvilhar:
meia xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó

Recheio:
Retire o rótulo e o excesso de cola da lata de Leite MOÇA, coloque-a fechada em uma panela de pressão e adicione água suficiente para cobri-la. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 15 minutos (contados após início da fervura). Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar antes de abri-la. Transfira o conteúdo para um recipiente e misture para ficar homogêneo. Reserve.

Churros:
Em uma panela, misture o açúcar mascavo, o sal, a manteiga, a essência de baunilha e 1 xícara (chá) de água. Leve ao fogo até a mistura começar a ferver. Apague o fogo e adicione a farinha de trigo, de uma vez, mexendo vigorosamente com uma colher de cabo longo. Junte os ovos ligeiramente batidos e misture tudo até ficar homogêneo. Transfira a massa para um saco de confeitar com bico frisado pequeno. Forre 2 assadeiras com papel-manteiga e unte-os com manteiga. Desenhe os minichurros sobre a assadeira, deixando um espaço de cerca de 2 centímetros entre eles. Asse em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Retire do forno e passe-os ainda quentes pela mistura de açúcar e canela em pó. Sirva-os acompanhados do Doce de Leite reservado.

DICAS

- Se desejar deixe o doce de leite mais firme, cozinhando-o por 30 mim, e use para rechear os churros.

RENDIMENTO: 80 UNIDADES
PREPARO: 01:10

1 (lata) de MOÇA Doceria Chocolate Cremoso

Cajuzinho de Colher:
3 colheres (sopa) de amendoim sem sal e sem pele, torrado e triturado
amendoim para decorar

Fondue Junino:
2 fatias de gengibre
1 canelas em pau
2 cravos
2 pedaços de casca de laranja

Receita base:
Divida na metade o MOÇA Doceria Chocolate Cremoso e reserve.

Cajuzinho de Colher:
Em um recipiente, coloque metade do MOÇA Doceria Chocolate Cremoso e o amendoim. Misture até ficar homogêneo. Distribua em copinhos, decore com amendoim e sirva.

Rende 8 porções.

Fondue Junino:
Em uma panela pequena, coloque todos os ingredientes com meia xícara (chá) de água e deixe ferver, em fogo médio, por cerca de 5 minutos. Passe por uma peneira e misture o chá formado com metade do MOÇA Doceria Chocolate Cremoso. Misture até ficar homogêneo. Coloque em um recipiente, ou distribua em copinhos e sirva, quente ou frio, com espetinhos de frutas ou pipoca.

Rende 6 porções.

RENDIMENTO: 8 PORÇÕES

1 lata de MOÇA Doceria Brigadeiro

Pé de Moça Cremoso:
meia xícara (chá) de amendoim sem sal e sem pele, torrado

Salaminho de Chocolate Junino:
meio pacote de Biscoito de Maisena TOSTINES® quebrado grosseiramente

Receita base:
Divida na metade o MOÇA Doceria Brigadeiro e reserve.

Pé de Moça Cremoso:
Em um recipiente coloque metade do MOÇA Doceria Brigadeiro e o amendoim. Misture até ficar homogêneo. Transfira para um recipiente refratário quadrado ou retangular, untado com manteiga. Leve à geladeira por cerca de 2 horas ou até firmar bem. Corte em quadrados (2 x 3 cm), passe no açúcar de confeiteiro, e sirva.

Rendimento: 20 unidades.

Salaminho de Chocolate Junino:
Em um recipiente, misture metade do MOÇA Doceria Brigadeiro com o Biscoito até ficar homogêneo. Reserve. Abra um pedaço de papel-alumínio e cubra com plástico-filme. Coloque o Doceria com o Biscoito próximo a uma das laterais maiores, e enrole modelando no formato de um salame. Leve à geladeira por cerca de 2 horas ou até firmar bem. Corte em rodelas e sirva.

Rendimento: 12 porções.

RENDIMENTO: 12 PORÇÕES

Espetinhos:
meia xícara (chá) de manga em cubos
16 morangos pequenos
16 uvas Thompson

Cobertura:
meio tablete de Chocolate NESTLÉ CLASSIC® Meio Amargo

Espetinhos:
Em mini palitos para churrasco, coloque, com cuidado um cubinho de manga, um morango e uma uva. Reserve.

Cobertura:
Em um recipiente, coloque o Chocolate CLASSIC e leve ao micro-ondas, em potência média, por 1 minuto. Misture bem e adicione 1 colher (sopa) de água, até obter uma mistura homogênea. Transfira a mistura para um saco de confeitar, e corte uma ponta bem pequena. Em uma travessa, forrada com papel manteiga, coloque os espetinhos lado a lado, e faça riscos com o chocolate sobre todas as frutas. Leve para gelar por 10 minutos, e então vire os espetinhos para fazer os riscos do outro lado. Retorne para a geladeira por mais 10 minutos. Sirva.

RENDIMENTO: 16 ESPETINHOS
PREPARO: 00:40

Sobre a NestléÉ a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 189 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.

No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 22 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 15 segmentos de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.