Sort results by
Sort results by

Qual é a natureza do relacionamento da Nestlé com a L'Oréal?

Voltar
A participação da Nestlé na L'Oréal tem sido benéfica para ambas as empresas por muitos anos. A L'Oréal sabe que tem o total apoio de seus dois maiores acionistas, Nestlé e a família Bettencourt, enquanto a Nestlé se beneficiou de retornos muito bons sobre seu investimento em longo prazo. Além disso, a Nestlé e a L'Oréal se beneficiaram de sua cooperação por meio de dois empreendimentos conjuntos bem-sucedidos – Galderma e Laboratoires Innéov, bem como esforços conjuntos em pesquisa.

Em função de um contrato entre a Nestlé e a família Bettencourt assinado em 2004, as Partes não poderiam aumentar sua participação na L'Oréal durante a vida da Sra. Liliane Bettencourt e seis meses depois de sua morte. Desde 29 de abril de 2009, as Partes estão livres para vender suas ações, cada uma concedendo à outra o direito de preferência até 28 de abril de 2014. Após essa data, têm liberdade para oferecer as ações a qualquer terceiro.

Em 11 de fevereiro de 2014, após o anúncio da venda para cancelamento de 48,5 milhões de ações da L'Oréal para a L'Oréal, a participação da Nestlé na L'Oréal diminuiu de 29,4% para 23,29%. A propriedade da família Bettencourt aumentou de 30,6% para 33,31%. E o número de representantes da Nestlé no Conselho de Administração da L'Oréal foi ajustado de 3 para 2.

O acordo de acionistas entre a Nestlé e a família Bettencourt expirou em 21 de março de 2018. Em 15 de fevereiro de 2018, a Nestlé emitiu o seguinte comunicado à imprensa: "Nossa participação na L'Oréal continua sendo um investimento importante para nós e continuamos comprometidos com a empresa que nos deu retornos muito bons ao longo dos anos. Temos total confiança na gestão e direção estratégica da L'Oréal […] Para manter todas as opções disponíveis em benefício dos acionistas da Nestlé, o Conselho de Administração decidiu não para renovar este contrato. Não pretendemos aumentar nossa participação na L'Oréal e estamos comprometidos em manter o relacionamento construtivo com a família Bettencourt."

Em 7 de dezembro de 2021, a Nestlé concordou em vender 22,26 milhões de ações da L'Oréal para a L'Oréal, que então cancelará as ações recompradas. Após a transação, a Nestlé deterá 20,1% da L'Oréal e continuará apoiando totalmente a estratégia de criação de valor da empresa. A Nestlé manterá seus dois cargos no Conselho de Administração da L'Oréal.