Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Sort by
Sort by

Projeto Fazedores de Café por NESCAFÉ® forma primeira turma de baristas em Vitória e mira expansão em 2025

Com quase 350 jovens impactados desde 2019, a iniciativa da Nestlé promove qualificação profissional, protagonismo no campo e inclusão social por meio do café

Voltar

São Paulo, junho de 2025 – Conectar pessoas, transformar vidas e gerar oportunidades por meio do café. Esse é o propósito do Fazedores de Café por NESCAFÉ®, que já impactou quase 350 jovens, com a meta de formar mais 170 ainda este ano. O programa de capacitação inclui estudos sobre toda a cadeia cafeeira, promovendo empregabilidade, protagonismo juvenil e estímulo à sucessão familiar no campo. Em 2025, o calendário começou em São Paulo, berço do projeto e a edição mais recente foi realizada na cidade de Vitória (ES), entre os dias 23 e 27 de junho, com a participação de 10 jovens capixabas. Foi a primeira vez que a iniciativa esteve na capital do Espírito Santo, ampliando o alcance da iniciativa em território nacional e reforçando o papel do projeto como agente de transformação social.

“A demanda por cafés de alta qualidade segue crescendo, e o mercado necessita de mão de obra qualificada para atender a essa nova realidade. Por esse motivo, é essencial que programas como o Fazedores de Café cheguem a outras regiões, capacitando jovens no campo e na cidade. Afinal, o café é uma paixão nacional”, comenta Bárbara Velo, Gerente de ESG de Cafés Nestlé.

A trajetória de crescimento do projeto, iniciada em 2024, foi impulsionada pela promoção "Faça seu Mundo”, de NESCAFÉ® que, durante três meses, sorteou prêmios diários de 5 mil reais, destinando a mesma quantia para o projeto. “Com os recursos da campanha, pudemos chegar em diferentes cidades, ampliando as oportunidades de jovens de outras regiões do país”, completa Barbara

Ao longo dessa jornada, o projeto acumula histórias inspiradoras de jovens que superaram situações de vulnerabilidade social para construir um futuro promissor no universo do café. A taxa de empregabilidade, em São Paulo, é de 90% ao final do curso, e alguns participantes já possuem suas próprias cafeterias, mudando também a realidade das comunidades ao seu redor.
  
O corpo docente é formado por especialistas reconhecidos no mercado de café, que atuam voluntariamente por acreditarem no potencial transformador da iniciativa. Baristas premiados, mestres de torra, empreendedores e profissionais de diferentes áreas, compartilham seus conhecimentos com os alunos, contribuindo para uma formação de alta qualidade. Essa troca genuína de experiências enriquece o conteúdo das aulas e inspira os alunos a enxergarem novas possibilidades no universo do café.

O impacto do Fazedores de Café vai além da formação inicial: alguns participantes agora fazem parte do corpo docente do projeto, compartilhando o aprendizado e ajudando a transformar outras vidas. “A cada edição, vemos histórias de superação e conquistas. Muitos ex-alunos hoje atuam em grandes cafeterias, abriram seus próprios negócios ou até voltaram para o projeto como professores. Essa é a força transformadora do café”, reforça Barbara.

Capacitação no campo e fortalecimento da sucessão familiar

Em 2019, para suprir uma necessidade em relação à sucessão familiar, percebida pela Nestlé na sua cadeia de produtores – seja por desinteresse dos sucessores, ou por falta de conhecimento –, a empresa desenvolveu o Fazedores de Café Campo.

Essa vertente do projeto incentiva jovens a permanecerem no campo, adotando práticas de agricultura regenerativa e explorando novas possibilidades no cultivo do café, e já impactou mais de 200 jovens. Entre eles, agricultores, estudantes e filhos de produtores em regiões como Linhares (ES), Chapada Diamantina (BA), São Sebastião do Paraíso (MG) e Eunápolis (BA) participaram de aulas ministradas por especialistas do setor, com temas que vão desde conhecimentos técnicos de cultivo, análise multissensorial dos grãos até técnicas de barismo.

“A sucessão familiar é um dos principais desafios da cafeicultura brasileira. Muitos jovens não se veem no campo e acabam deixando a atividade, migrando para cidades grandes e seguindo outras profissões. Com o Fazedores de Café Campo, conseguimos mostrar que há um futuro promissor na produção de cafés especiais, com inovação, propósito e valorização do trabalho no campo”, afirma Bárbara 

Além de uma capacitação tradicional, a iniciativa promove ações para um cultivo de café regenerativo e de máxima qualidade, auxiliando na manutenção produtiva. “Queremos contribuir para consolidação do mercado, preparando os jovens para se tornarem agentes de mudanças em suas próprias realidades”, completa Bárbara.

Em 2025 o projeto seguirá sua jornada, visando atrair mais jovens produtores, ampliar o acesso à formação técnica e fomentar a permanência no campo por meio do conhecimento e da valorização da cafeicultura. Desde que foi criado, o Fazedores de Café Campo já revelou talentos que se destacaram em concursos de qualidade, criaram suas próprias marcas e passaram a adotar práticas mais inovadoras e sustentáveis em suas lavouras, não só em suas propriedades, mas também inspirando outras famílias da região.

“Quando mostramos para esses jovens que é possível inovar, crescer e ser protagonista na cafeicultura eles passam a enxergar o campo com outros olhos. Essa mudança de olhar é o primeiro passo para transformar a realidade de toda uma comunidade”, reforça Bárbara. “Atualmente, mais de 20% dos participantes já têm o café como fonte principal de renda, mais da metade já tem sua própria marca de café, inclusive, vencendo concursos de qualidade”, completa. 

Conheça as histórias de alguns personagens que fazem parte dessa jornada de NESCAFÉ®. 

Rodolfo Monteiro: Aluno da turma de Belém (PA), realizada em novembro de 2024

Rodolfo participou da edição de Belém, por indicação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e aceitou o convite com um pouco de desconfiança, afinal, ele já havia feito vários cursos, mas não conseguia uma oportunidade no mercado de trabalho. Desde o primeiro dia, o jovem se encantou pelo tema e foi um dos destaques da turma de dez alunos. Após a conclusão do curso, a coordenação do projeto indicou Rodolfo para uma cafeteria e, há três meses, ele atua como barista nesse local. 

Cesar Alcântara participante da versão campo, realizada na Chapada Diamantina (BA), em 2022

Ao se inscrever na edição de 2022, Cesar já estava conectado ao campo, mas o curso foi essencial para aprimorar seus conhecimentos, melhorando a qualidade do café da própria fazenda, apenas mudando as técnicas. Recentemente, seu café, batizado de Serra da Batava, foi o vencedor do 4º Concurso Qualidade do Café da Chapada Diamantina. 

Olívia Ramos: participante da versão campo, realizada na Chapada Diamantina (BA), em 2022 

Olívia e sua família cultivavam café há mais de 40 anos, mas, foi somente em 2018 que ela provou pela primeira vez o café cultivado na propriedade familiar, torrado por um amigo dela, especializado em torrefação. Ao participar o projeto em 2022, Olívia ampliou seu conhecimento na área e se firmou como produtora de café e teve a certeza de que esse era o caminho que ela queria seguir. Hoje em dia, Flor do Mato, seu café especial, é vendido em todo Brasil.

Laís Cristina do Carmo Leite: participante da versão campo, realizada em São Sebastião do Paraíso (MG), em 2023

Com somente 19 anos, Laís é de uma família de cafeicultores da região de Cabo Verde, em Minas Gerais, e desde cedo manifestou interesse em seguir os passos dos pais. Após participar da edição de 2023 do projeto, Laís potenciou sua produção e hoje tem sua marca de café especial, a Carmella, com presença garantida nos principais eventos do segmento de café.

Luiza Bonomo: participante da versão campo, realizada em Linhares (ES), em 2022. 

Luiza Bonomo é uma das protagonistas da campanha Fazedores NESCAFÉ® e representa a quarta geração de mulheres agricultoras da família. Atualmente, Luiza tem seu próprio café especial, batizado de Paraju. A planta nativa do norte capixaba que dá nome à marca também estampa as embalagens do produto – símbolo da conexão entre raízes familiares, identidade regional e inovação feminina.

Sobre o projeto Fazedores de Café

Criado por NESCAFÉ® em 2019, o Fazedores de Café é um projeto educacional e social que oferece capacitação gratuita e de excelência na área do café para jovens de diferentes perfis e regiões do Brasil. Com foco em empregabilidade, empreendedorismo e valorização da cafeicultura, a iniciativa contribui para o fortalecimento da cadeia produtiva – do grão à xícara –, promovendo impacto positivo nas comunidades e no campo.

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões de poluentes, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros. 

Atendimento à imprensa: 
Nestlé | Pub 
[email protected]

X