Sort results by
Sort results by

Programa NINHO® Recicla concilia a reciclagem de embalagens de sachê NINHO® e o repasse de recursos a entidades sociais

Voltar

Projeto piloto é feito em parceria da Nestlé com a TerraCycle e mais de 150 cooperativas de reciclagem em todo o País
São Paulo, 15 de setembro de 2020 – A Nestlé acaba de lançar um projeto piloto de alcance nacional que concilia a reciclagem de embalagens de sachê NINHO® e o repasse de recursos para entidade sociais. A iniciativa, desenvolvida com a consultoria TerraCycle, prevê a parceria com cooperativas de todo o Brasil, por meio da iniciativa Reciclar pelo Brasil – maior programa de reciclagem inclusiva do país, com 160 cooperativas de catadores de 17 estados – e o engajamento de consumidores para a reciclagem das embalagens flexíveis do produto.

A dinâmica é a seguinte: as embalagens vazias, de qualquer tamanho, são armazenadas pelos consumidores, que podem juntar os sachês em uma caixa e postar em uma agência dos Correios sem qualquer custo. Para isso, o consumidor precisa fazer um cadastro no site da iniciativa e imprimir a etiqueta própria para a postagem, que já está com a postagem paga e o endereço dos armazéns da TerraCycle. A cada 1 kg de embalagens enviadas, o consumidor acumula 400 pontos que equivalem a R$ 4 e são trocados por doações para instituições sociais ou escolas públicas escolhidas pelo próprio consumidor. “Além de repensar a reciclagem dos sachês NINHO®, a iniciativa permite que os consumidores acumulem pontos que se transformam em doações para instituições sem fins lucrativos indicados por eles próprios”, conta Taissara Martins, gerente de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé Brasil.

Essas embalagens vazias seguem então para a Terracycle, que, por sua vez, destina para as cooperativas parceiras. Por meio da iniciativa da Nestlé, as cooperativas passam a enxergar valor nas embalagens de sachê, que são remuneradas a valores mais atrativos para os catadores de recicláveis. “Além de atuar junto às cooperativas para evitar que esse tipo de embalagem vá para os aterros, também foi desenvolvido o processo de transformação para que a resina que resulta desse procedimento possa se transformar em novos itens”, diz Taissara.

Os materiais coletados passam pelo processo de reciclagem, que inclui uma série de procedimentos, como a separação, a lavagem e a extrusão. As embalagens são transformadas em uma nova matéria-prima, reinserida na cadeia produtiva para a fabricação de outros produtos como vasos de planta, cones de trânsito, bancos, lixeiras, etc.

Iniciativa Re
A Nestlé assumiu um compromisso global de tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. A Companhia investiu mais de R$ 200 milhões em sua jornada de sustentabilidade nos últimos três anos, o que inclui iniciativas como alterações em embalagens, apoio a parceiros da cadeia de coleta e ações de conscientização dos consumidores. Hoje, cerca de 90% das embalagens da Nestlé no Brasil estão prontas para serem recicladas dentro da realidade atual da cadeia de reciclagem do país.

No Brasil, a Nestlé lançou no final de 2019 a Iniciativa RE, que envolve repensar toda a operação da companhia e engajar agentes e parceiros para promover atitudes mais sustentáveis. O projeto traz mais transparência às ações que a companhia vem realizando em suas operações nos últimos anos em busca de maior eficiência e de maior sustentabilidade na produção e nas embalagens, tendo também o grande papel de educar e abrir uma plataforma de diálogo com os consumidores, além de apoiar o desenvolvimento da cadeia de reciclagem e economia circular.

Como parte de seu compromisso para uma atuação mais sustentável, a Nestlé busca trabalhar com representantes da cadeia de valor e associações de classe para explorar diferentes soluções nesse sentido, como o Cataki, da ONG Pimp My Carroça, e o Reciclar pelo Brasil, que apoia mais de 250 cooperativas em todo o País. A Nestlé também desenvolveu o EcoBot, uma tecnologia que tira dúvidas e orienta as pessoas sobre o correto descarte e a destinação do lixo. Entre as funções disponíveis também é possível receber sugestões para facilitar o dia a dia da reciclagem em casa e gerar impacto social, ajudando catadores e cooperativas que atuam com reaproveitamento de resíduos.

Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 32 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Sobre NINHO®
NINHO® é a marca número 1 em leite em pó no Brasil, presente em um a cada três lares brasileiros. Há 75 anos, Ninho é especialista em nutrição na infância e fortalece seu propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. Em 2019, com o objetivo de abordar 100% das principais deficiências das crianças brasileiras, foi lançada a versão NINHO Instantâneo em pó com fibras: o novo NINHO Forti+ Mais Nutritivo.