Sort results by
Sort results by

No Dia Mundial dos Oceanos, Nestlé anuncia a doação de triciclos elétricos para catadores de recicláveis em São Paulo

Voltar

Projeto piloto é parte de ação maior para mudar a realidade da categoria em projeto que reúne Nestlé, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto Clima e Sociedade e Pimp my Carroça
São Paulo, junho de 2020 - Para marcar o Dia Mundial dos Oceanos, comemorado neste 8 de junho, a Nestlé anuncia um projeto piloto com o uso de triciclos elétricos por catadores de recicláveis em São Paulo. Serão doadas quatro unidades para essa fase experimental com catadores que atuam por meio do app Cataki. O modelo foi desenvolvido especialmente para a coleta e prioriza o espaço para os recicláveis, com um cesto aramado que comporta até 150 kg de carga, além de todas as sinalizações de segurança, como buzina, retrovisor e adesivos refletores nas laterais e na traseira. Os catadores utilizarão kits de segurança, como capacete, luvas, camisetas, calças e coletes com faixa refletiva, além itens de prevenção ao Covid-19, entre eles álcool em gel, álcool líquido, borrifador e máscaras.

“Nesse ano, em razão do atual cenário e da inviabilidade de promover alguma ação na rua para marcar a data, a decisão foi fortalecer os catadores, que são os responsáveis pela coleta na cidade, onde começa a conscientização em prol do meio ambiente e da proteção dos oceanos. Essa doação dos primeiros triciclos antecede um projeto maior para mudar a realidade dos catadores de recicláveis”, diz Taissara Martins, gerente de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé Brasil.

Essa doação simbólica é o pontapé inicial em uma ação maior para motorizar os catadores, auxiliando no dia a dia da categoria. No mesmo dia, a Nestlé anuncia a entrada no projeto Carroças do Futuro, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Pimp my Carroça e Instituto Clima e Sociedade, como apoiadora e financiadora. O objetivo é a criação de um protótipo de triciclo adaptado, baseado no uso de energia renovável, baixo custo e potencial de escalabilidade, de forma a prevenir e mitigar os problemas de saúde dos catadores, favorecendo também a geração de renda. Está em desenvolvimento também o aprimoramento de um primeiro protótipo, feito em 2019, uma carroça com motor elétrico movido a energia solar. Ambos serão entregues até o fim deste ano.

“Os catadores coletam cerca de 90% de tudo que é reciclado no Brasil e precisamos cuidar para que trabalhem em condições melhores. Essa doação de hoje é um passo importante para um projeto muito mais amplo que pode mudar a realidade dos catadores nas ruas e, com isso, beneficiar toda a sociedade, pois temos um papel primordial na questão ambiental”, diz Mundano, fundador do Pimp my Carroça.

A Nestlé assumiu um compromisso global de tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. A Companhia investiu mais de R$ 200 milhões em sua jornada de sustentabilidade nos últimos três anos, o que inclui iniciativas como alterações em embalagens, apoio a parceiros da cadeia de coleta e ações de conscientização dos consumidores. Hoje, cerca de 90% das embalagens da Nestlé no Brasil estão prontas para serem recicladas dentro da realidade atual da cadeia de reciclagem do país.

Sobre o Cataki
O Cataki é um aplicativo que serve para aproximar pessoas com consciência ambiental e catadores de materiais recicláveis. A ferramenta mapeia as áreas de atuação e oferece o contato dos catadores mais próximos da localização do usuário. Pelo app, é possível consultar biografia, foto de perfil, telefone de contato e o tipo de material que o profissional recolhe, como papelão, alumínio, metal, baterias, produtos eletrônicos, móveis, entulhos e outros. O Cataki foi desenvolvido pelo Pimp my Carroça, um movimento que luta para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade, promover a sua autoestima e sensibilizar a sociedade para a causa em questão, com ações criativas que conscientizam, engajam e transformam.

Sobre a Iniciativa Re
No Brasil, a Nestlé lançou no final de 2019 a Iniciativa RE, que envolve repensar toda a operação da companhia e engajar agentes e parceiros para promover atitudes mais sustentáveis. O projeto traz mais transparência às ações que a companhia vem realizando em suas operações nos últimos anos em busca de maior eficiência e de maior sustentabilidade na produção e nas embalagens, tendo também o grande papel de educar e abrir uma plataforma de diálogo com os consumidores, além de apoiar o desenvolvimento da cadeia de reciclagem e economia circular.

Como parte de seu compromisso para uma atuação mais sustentável, a Nestlé busca trabalhar com representantes da cadeia de valor e associações de classe para explorar diferentes soluções nesse sentido, como o Cataki, da ONG Pimp My Carroça, e o Reciclar pelo Brasil, que apoia mais de 250 cooperativas em todo o País. A Nestlé também desenvolveu o EcoBot, uma tecnologia que tira dúvidas e orienta as pessoas sobre o correto descarte e a destinação do lixo. Entre as funções disponíveis também é possível receber sugestões para facilitar o dia a dia da reciclagem em casa e gerar impacto social, ajudando catadores e cooperativas que atuam com reaproveitamento de resíduos.

Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 32 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.