São Paulo – 01 de Outubro, 2024 – Nutren Senior®, marca de complementos alimentares para nutrição diária para o público 50+, está lançando o Guia Pró-Idade, um material de letramento exclusivo que busca romper com estereótipos sobre a maturidade e fomentar uma vida mais saudável e ativa, que abordará temas como combate ao etarismo e dicas para um envelhecimento saudável, com orientações práticas que envolvem desde a saúde física e mental até aspectos profissionais para pessoas acima de 50 anos.
O guia, disponibilizado a partir de 1º de outubro, em homenagem ao Dia do Idoso, será totalmente gratuito e online https://www.nutren.com.br/senior/guiaproidade e aborda questões fundamentais sobre a convivência intergeracional e propõe uma nova visão para a longevidade, além de oferecer aprendizados de ajustes de linguagem e comportamentos etaristas que são recorrentes em situações cotidianas e que precisam ser transformados para que tenhamos um novo olhar sobre a maturidade.
O guia é dividido em três principais frentes: despertar, expandir e planejar. No momento do “despertar”, Nutren® Senior convida a todos, independentemente de sua idade, a descontruir estereótipos relacionados ao envelhecimento, como “estar velho demais” para praticar atividades físicas, estudar, ir atrás de seus sonhos, trazendo contextos e dados sobre cultura e a sociedade atual.
Já no pilar “expandir”, a cartilha disserta sobre o que é o etarismo e seu impacto, além de abordar uma atualização de linguagem, seja para os mais jovens e, até mesmo, para o público 50+, também trazendo um glossário Pró-Idade. O momento do "planejar” traz dicas de como se preparar para um envelhecimento mais saudável, abordando questões como empregabilidade e empreendedorismo, saúde, bem-estar e relacionamentos na comunidade, com família e amigos, por exemplo.
“Culturalmente, o Brasil ainda cultua a juventude, como se envelhecer não fosse natural, ou até mesmo algo a ser evitável. Mas todos nós envelhecemos e estamos cercados de pessoas envelhecendo! Precisamos trazer novos sentimentos e percepções nessa relação: menos medo, menos vergonha, menos estereótipos e mais respeito e aceitação. Com este guia, buscamos impactar diferentes gerações e fomentar essa discussão na sociedade, ajudando todos a lidar com o envelhecimento de forma saudável e respeitosa”, destaca Lara Naccache Miranda, Head de Marketing de Consumer Care da Nestlé.
Pesquisa que trouxe insights para inspiração da criação do Guia Pró-idade e retrata um novo olhar para o envelhecer
A pesquisa inédita, realizada pela Box 1842 para a Nestlé trouxe insights sobre a percepção do público 60+ sobre mudanças na sua própria realidade, além de dados de comportamento.
O estudo entrevistou mais de mil de pessoas, com mais de 60 anos. Conhecidos como Babies Boomers, os nascidos entre meados de 1945 e 1964 acompanharam diversas mudanças no cenário cultural, econômico e, até mesmo, de saúde e bem-estar. Segundo o estudo, este público nasceu em uma época que a expectativa de vida era de apenas 47 anos e que atingir a maturidade não era algo tangível para sua realidade. Logo, tornar-se “velho”, representava decadência e dependência.
A pesquisa mostra que o público sênior está em um momento de tomar as rédeas e reconhecem que vivem uma nova experiência de como lidar com a velhice, se comparado com seus pais (9 em cada 10 vivem uma realidade totalmente diferente do que viram quando crianças). Segundo o estudo, 84% têm orgulho de falar sua idade atual, 57% não se sentem pressionados esteticamente para seguir um padrão de juventude e 54% não se sentem representados na mídia.
“A partir da pesquisa, trabalhamos ativamente em um material acessível para um número maior de pessoas, entendendo que a discussão sobre envelhecimento ainda está engatinhando no Brasil – apesar de ser um aspecto cada vez mais central na sociedade. E, além de ampliar a discussão, buscamos refletir novas visões menos estereotipadas sobre o que é envelhecer hoje e como a nossa percepção sobre o tema irá mudar e se sofisticar conforme essa parcela da população se torne cada vez maior no Brasil ”, comenta Vitor Amos, Head de Estratégia da VML Brasil.
O cenário do público sênior no Brasil
Com a expectativa de vida dos brasileiros aumentando a cada ano, tendo praticamente dobrado no último século, passando para, em média, 77 anos, de acordo com levantamentos do IBGE, a expectativa é de que o Brasil, até 2030, atinja a 5ª posição de países com maior porcentagem de pessoas com mais de 60 anos. Com este crescimento constante, é importante que a sociedade, de maneira geral, esteja preparada para lidar com o envelhecimento de uma maneira mais sadia.
Ainda assim, segundo dados do estudo Tsunami Prateado, 55% das pessoas com mais de 50 anos sentem que falta um olhar específico para suas necessidades, comportamentos e desejos. É neste momento que o Guia Pró-Idade pode se tornar um grande aliado de marcas, empresas e da sociedade para mudar este cenário.
Para isso, o Guia Pró-Idade é totalmente interativo, tornando a leitura mais fluida e acessível aos leitores, além de contar com botões de compartilhamento via redes sociais, convidando a todos a refletir e participar da conversa. Essa ação é parte do movimento Pró-Idade, promovido por Nutren® Senior, que defende que cada pessoa deve viver a sua idade do seu jeito, valorizando sua história e cuidando da saúde para um amanhã ainda melhor. Com essa iniciativa, a marca reforça seu compromisso em ser a principal porta-voz de um público maduro e agente transformador da sociedade perante o envelhecimento.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.
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