Sort results by
Sort results by

Nestlé patrocina 6º Concurso de Qualidade de Amêndoa do Cacau Capixaba lançado nesta terça-feira, em Linhares (ES)

Voltar

Além de patrocinadora, a Nestlé também atua como membro do comitê técnico desde a primeira edição do concurso


Linhares, março de 2022. Foi lançado nesta terça-feira, 29/3, o 6º Concurso de Qualidade de Amêndoa do Cacau Capixaba, uma realização da prefeitura municipal de Linhares (ES) e da Nestlé Brasil, por meio do programa Nestlé Cocoa Plan. A Companhia patrocina e participa do comitê técnico desde a primeira edição do concurso, que começou em 2017 e vem sendo aprimorado ano após ano para posicionar o cacau do Espírito Santo como um produto de referência no cenário nacional. 

O lançamento acontece durante os chamados Dias de Campo, eventos que ocorrem em fazendas produtoras de cacau na região com visitas, encontros e palestras sobre temas relevantes para a cultura, como: Manejo e Beneficiamento do Cacau; Irrigação; Energia Solar; Currículo de Sustentabilidade do Cacau e Boas Práticas Agrícolas. Durante o evento em Linhares, também foram entregues mudas de cacau para o primeiro lote de produtores contemplados no terceiro edital do Programa Municipal de Revitalização da Cultura do Cacau. O primeiro foi neste 29 de março, na Fazenda São Luiz, em Linhares, e o segundo será no dia 31 de março, no Sítio Córrego da Cecília, em Iconha. Vários setores da iniciativa privada e do governo relacionados ao cultivo do cacau participam da iniciativa. 

Qualidade do cacau

O Concurso de Qualidade do Cacau Capixaba tem como objetivo estimular e reconhecer o cacau produzido no Estado com foco em qualidade e sustentabilidade. O concurso, inicialmente voltado a produtores do município de Linhares, hoje é aberto a participantes de todo o Estado. 

A avaliação é realizada em duas etapas: física e sensorial. Na segunda fase do concurso, as amêndoas das amostras inscritas são processadas e transformadas em chocolate para degustação e julgamento final. Os vencedores serão anunciados em cerimônia em agosto. 

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Linhares e da Nestlé Brasil, via Programa Cocoa Plan, com apoio da AIPC (Cargill, OFI e Barry Callebaut); FAES/SENAR/ Sindicatos; Sebrae; Ecopower; Aquafértil; Sicoob; Banco do Nordeste e Governo Federal; Kubit Café; e do institucional da CocoaAction; CNQCE; CIC; CEPLAC/MAPA; INCAPER; ACAU; APROPEBA; Sindicato Rural de Linhares e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O patrocínio é mais uma das ações da Nestlé para apoiar o desenvolvimento da cadeia rural. A empresa mantém no Brasil o Nestlé Cocoa Plan, um programa que busca combinar o desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva do cacau, com ênfase na produtividade e rentabilidade das lavouras, o atendimento a critérios de qualidade e a conformidade social e ambiental das propriedades rurais.  

Mais informações:

[email protected]