Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Sort by
Sort by

Nestlé leva projeto Fazedores de Café à Bahia, em edição que prepara jovens produtores para a sucessão rural

Iniciativa que ocorre em Eunápolis, reforça os compromissos da companhia em fazer do café uma força de transformação, beneficiando comunidades e contribuindo para um futuro mais consciente e inclusivo 

Voltar

São Paulo, setembro de 2024: Fazedores de Café, programa criado pelo Sofá Café e realizado em parceria com NESCAFÉ®, foi inicialmente desenvolvido para capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social na profissão de barista e, até o momento, já formou mais de 70 alunos, com empregabilidade de 90%. A partir de 2019, o projeto amplificou a ação para além da cidade, visando suprir uma necessidade percebida pela Nestlé na sua rede de cafeicultores, em relação à sucessão familiar, seja por desinteresse dos sucessores, ou por falta de conhecimento. Desde então, a iniciativa já impactou 200 jovens em outras regiões produtoras de café e agora desembarca em Eunápolis, com uma programação intensa de muito conhecimento. 

De 09 a 13 de setembro, 45 jovens entre 18 e 29 anos participam de aulas ministradas por especialistas do setor, com temas que vão desde conhecimento técnicos de cultivo, análise multissensorial dos grãos, passando também por técnicas de barismo. Os inscritos são das cidades de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Porto Seguro, Eunápolis, Itabela, Barra do Choca, Salvador, Vera Cruz, Ibicoara, Itabepi, Uruçuca e Prado. Quase metade já trabalha no segmento e mais de 20% têm o café como fonte de principal de renda.  Entre os participantes, jovens que produzem seu próprio café, outros que já estão no processo de sucessão familiar, estudantes de agronomia e pecuária, entre outras modelos de atuação no segmento.

"Na Nestlé, reconhecemos a importância dos projetos de qualificação profissional que abrangem toda a cadeia, do grão à xícara. Por meio do Fazedores de Café conseguimos conectar jovens e fazer com que eles entendam todas as possibilidades dentro da cadeia do café, além de inspirar novas gerações que transformam suas comunidades e propagam a paixão e a excelência no preparo do café”, explica Taissara Martins, Head de Sustentabilidade de Cafés Nestlé.

Além de uma capacitação tradicional, a iniciativa promove ações para um cultivo de café mais sustentável e de máxima qualidade, auxiliando na manutenção produtiva. “Queremos proporcionar mais competitividade e contribuir para consolidação do mercado, preparando os jovens para se tornarem agentes de mudanças em suas próprias realidades”, comenta Taissara Martins, Head de Sustentabilidade de Cafés Nestlé. 

Confira o conteúdo das aulas:

• Classificação de cafés verdes e análise de defeitos 
• Café: O Universo de Possibilidades 
• Cafés: O Cenário de Novas Formas de Produção 
• Cafeicultura Regenerativa 
• Percepção Multissensorial do Sabor 
• Torra de Cafés Especiais 
• Técnicas de Barismo 

Sobre o programa Fazedores de Café

O programa Fazedores de Café por Nescafé faz parte da plataforma global Iniciativa Pelos Jovens da Nestlé, que completou 11 anos em 2024, e impulsiona o desenvolvimento social para aumentar a empregabilidade e capacitação desse público, por meio de ferramentas de desenvolvimento e empregabilidade.
    
Há 10 anos, a versão cidade, que forma jovens em vulnerabilidade social na profissão de barista, vem transformando a vida de muitas pessoas, promovendo o seu desenvolvimento e auxiliando a cadeia de cafés e cafeterias na formação de profissionais qualificados.  Este ano, pela primeira vez, o Fazedores de Café ampliou sua atuação para além de São Paulo que, até então, era a única cidade contemplada. O projeto já passou por Recife e Brasília e, essas edições, foram idealizadas com recursos provenientes da promoção Faça seu Mundo, de NESCAFÉ®, que, desde maio, vem realizando sorteios diários de R$ 5 mil reais e destinando o mesmo valor ao projeto.
  
A edição campo, desenvolvida para promover a sucessão rural, desde 2019 já impactou mais de 200 jovens agricultores em Linhares e Águia Branca, no Espírito Santo, Chapada Diamantina, Bahia, e em São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais.

Em 2022, Nescafé lançou no Brasil seu primeiro café como produto social da Nestlé, com a edição especial Nescafé Origens do Brasil Fazedores de Café Chapada Diamantina, produzido por jovens cafeicultores da região que participaram dessa edição do Fazedores de Café campo e com 100% do lucro revertido ao projeto. O produto nasceu de uma parceria com a dupla de neurocientistas da The Coffee Sensorium, que desenvolveram uma xícara exclusiva capaz de entregar a melhor percepção multissensorial de consumo para esse café.  

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 98% dos lares brasileiros. 

Sobre Nestlé Needs Youth

A Nestlé tem uma longa tradição de recrutar jovens diretamente de escolas ou universidades. Em 2013, o desemprego dos jovens na Europa estava em um nível crítico, a empresa notou que poderia fazer ainda mais para ajudar a resolvê-lo, focando na criação de primeiras experiências de trabalho. 
O compromisso da Nestlé hoje faz parte de sua iniciativa global para ajudar jovens em todo o mundo a desenvolver habilidades e se tornarem mais empregáveis. 

Informações à imprensa: 
Nestlé | Agência Pub 
[email protected]

X