Executivos da Nestlé, Ericsson, Claro e Embratel receberam o Troféu de Conectividade em Redes Privativas nesta terça-feira (12) na sede da ABDI da Anatel em Brasília. Foto: João Miguel/ABDI
São Paulo, 13 de novembro de 2024 – A aplicação da rede privativa 5G standalone 100% dedicada na fábrica da Nestlé no Vale do Paraíba, em Caçapava, São Paulo, foi uma das vencedoras do Prêmio ABDI Anatel de Redes Privativas 2024, na categoria Indústria 4.0. A premiação criada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e a Agência Nacional de Telecomunicações reconhece os melhores projetos de conectividade privada sem fio no Brasil, além de incentivar a criação de novas soluções tecnológicas e de conectividade para a promoção do desenvolvimento industrial, produtivo e tecnológico do país.
O projeto-piloto habilitado pela Embratel com fornecimento do sinal da Claro e usando tecnologia Ericsson (Private 5G) implementado na fábrica de chocolates, em 2022, foi o primeiro a utilizar 5G na indústria de alimentos na América Latina e pioneiro em uma unidade da Nestlé no mundo. A rede de alta velocidade, com arquitetura 100% on premises, completamente separada da rede móvel pública, vem impulsionando a transformação digital e permitindo aplicações de última geração, como uso de inteligência artificial, data analytics, computação na nuvem, operação de robôs autônomos, adoção de realidade aumentada e virtual em processos, além de veículos autoguiados, entre outras tecnologias de ponta.
Para garantir a confidencialidade e segurança na transmissão de dados, todos os componentes da infraestrutura – desde as antenas até a rede core autônoma e o servidor – ficam dentro das instalações da Nestlé, mantendo as informações na rede local da unidade. Isto também permite um processamento mais rápido dos dados via distâncias curtas, sendo mais adequado para suportar equipamentos e aplicativos que exigem tempos de resposta ultracurtos na faixa de milissegundos.
“Recebemos este prêmio como uma confirmação da efetividade da visão da Nestlé em apoiar a transformação da indústria nacional através da Inovação”, destacou Fernando Molina, Gerente de TI da Nestlé Brasil.
Momento presente - expansão da tecnologia 5G em Caçapava
A partir dos resultados positivos do projeto-piloto conduzido a partir de 2022, a Nestlé acaba de ampliar a aplicação da rede privativa 5G em sua fábrica de chocolates de KitKat, em Caçapava, interior paulista. A cobertura do sinal passou de 1 mil m² para 4 mil m², com um aumento de cinco antenas próprias para a cobertura de três linhas de produção de KitKat®, incluindo a mais nova, quarta linha, inaugurada em setembro deste ano. A expansão da tecnologia de conectividade é um dos pontos principais do plano de investimentos da Companhia na unidade, contemplado no montante de R$ 1,1 bi previstos para até 2026 para tornar Caçapava a maior fabricante de KitKat® das Américas e a principal exportadora dos chocolates da marca para 18 países da região.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).
Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.
Informações para Imprensa – Nova PR
[email protected]