Laurent Freixe, CEO global da Nestlé, comentou que:
"Em um contexto macroeconômico desafiador e em um ambiente de consumo moderado, alcançamos um sólido desempenho em 2024, em linha com a nossa última estimativa. O crescimento orgânico foi de 2,2%, com retorno ao crescimento real positivo de 0,8%, ambos se fortaleceram no segundo semestre. O fluxo de caixa livre aumentou para 10,7 bilhões de francos suíços, e o Conselho propõe um aumento do dividendo por ação para 3,05 francos suíços.
Temos um plano estratégico claro para acelerar nosso desempenho e nos transformar para o futuro. Aumentar o investimento para impulsionar o crescimento é fundamental para o nosso plano. Isso significa oferecer produtos de qualidade e sabor superiores com um valor imbatível, ampliando nossas plataformas e marcas vencedoras, acelerando o desenvolvimento de nossas ‘grandes apostas’ em inovação e cuidando dos produtos de baixo desempenho. Estamos criando o combustível para esses investimentos em crescimento por meio do nosso novo programa de redução de custos de três anos, no valor de 2,5 bilhões de francos suíços. Já apresentamos um bom progresso e garantimos mais de 300 milhões de francos suíços em economias para 2025.
A partir de 2025, esperamos que nossas ações impulsionem um crescimento orgânico das vendas, com uma margem de lucro operacional subjacente menor no curto prazo, à medida que investimos para crescer. Embora haja incertezas macroeconômicas, vemos muitas oportunidades à nossa frente e temos a estratégia, os recursos, o pessoal e o time para concretizá-las.”
Destaques financeiros
● Crescimento orgânico de base ampla, apesar da demanda moderada dos consumidores, com retorno a um crescimento real positivo
○ Crescimento orgânico de vendas de 2,2%, com crescimento real (RIG) de 0,8% e precificação de 1,5%.
○ O crescimento se fortaleceu durante o ano; o crescimento orgânico foi de 2,1% no primeiro semestre e de 2,3% no segundo semestre, com o RIG crescendo de 0,1% no primeiro semestre para 1,4% no segundo semestre.
○ O crescimento foi liderado por Cafés, Confectionary e PetCare; em termos geográficos, o crescimento foi impulsionado pelos mercados emergentes e pela Europa.
● Margem em linha com a última orientação, refletindo os aumentos nos custos de insumos e os investimentos em crescimento
○ Margem de lucro operacional subjacente (UTOP) de 17,2%, uma queda de 10 pontos-base (bps) na base reportada e estável nas moedas constantes, com melhor margem de lucro bruto e aumento de 40 bps no investimento em marketing.
○ O lucro líquido caiu 2,9% para 10,9 bilhões de francos suíços, o lucro por ação (EPS) básico caiu 1,0% para 4,19 francos suíços, com quedas devido a movimentos cambiais adversos.
○ EPS subjacente de 4,77 francos suíços, um aumento de 2,5% nas moedas constantes, impulsionado pelo crescimento modesto do UTOP e pela redução do número de ações, parcialmente contrabalançado pelo aumento dos custos de financiamento.
● Forte geração de fluxo de caixa livre, crescimento contínuo dos dividendos por ação
○ O fluxo de caixa livre aumentou para 10,7 bilhões de francos suíços; o dividendo proposto por ação (DPS) subiu para 3,05 francos suíços.
Progresso e perspectivas operacionais e estratégicos
● Mudanças organizacionais implementadas para aumentar a simplicidade e fortalecer a responsabilidade
○ Redução dos segmentos geográficos de reporte de 5 Zonas para 3 Zonas; Nestlé Waters e as bebidas premium são agora um negócio global autônomo.
○ Estrutura de gestão de desempenho e planos de incentivo renovados para aumentar o alinhamento.
● Lançamento do programa de economia de custos de 2,5 bilhões de francos suíços, com os primeiros resultados já alcançados
○ Espera-se que a economia de custos do novo programa de redução de custos, Fuel for Growth, seja de 0,7 bilhão de francos suíços em 2025, chegando a 2,5 bilhões de francos suíços até o final de 2027.
○ Mais de 300 milhões de francos suíços de economia já garantidos para 2025 pelas ações tomadas desde o quarto trimestre de 2024.
● Plano para impulsionar o crescimento mediante maior investimento e melhor execução
○ Conforme estabelecido no recente Capital Markets Day, há um foco claro na aceleração do crescimento das categorias e no melhor desempenho de participação de mercado em 2025 e no médio prazo.
○ Planos de ação desenvolvidos agora para 18 células de negócio com baixo desempenho, que representam 21% das vendas; a execução está progredindo, com sinais iniciais de melhoria em algumas células.
○ Aumento dos investimentos em crescimento, incluindo aumento em publicidade e marketing para 9% das vendas até o final de 2025.
○ Agora, a inovação está focada em gerar maior impacto, com seis "grandes apostas" para 2025, beneficiando-se de planos de desenvolvimento global acelerados.
Perspectiva para 2025 inalterada
● Perspectiva em linha com a anterior, uma vez que a entrega acelerada de eficiências de custo compensa os recentes aumentos nos preços das principais commodities.
● Espera-se que o crescimento orgânico das vendas melhore em comparação com 2024, fortalecendo-se ao longo do ano à medida que continuamos a cumprir com nossos planos de crescimento.
● Espera-se que a margem UTOP seja igual ou superior a 16,0% à medida que investimos para crescer.
● Nossa perspectiva é de que não haverá mudanças significativas nas principais variáveis macroeconômicas.
Revisão e perspectivas operacionais e estratégicas
Crescimento e investimento
Em 2024, o crescimento orgânico da Nestlé foi de 2,2%, com precificação de 1,5% e crescimento real de 0,8%. Esse retorno ao crescimento real positivo ocorreu apesar da demanda moderada do consumidor em muitos mercados, incluindo a hesitação do consumidor em relação às marcas globais ligadas às tensões geopolíticas, bem como as ações tomadas para reduzir o estoque do cliente. O crescimento orgânico foi de 2,1% no primeiro semestre (H1) e 2,3% no segundo semestre (H2), com crescimento de 0,1% no H1, crescendo para 1,4% no H2.
O crescimento orgânico de 2,2% foi afetado por uma desaceleração no crescimento das categorias e pelo nosso próprio desenvolvimento abaixo do mercado. Temos foco claro em acelerar o crescimento das categorias e melhorar nosso desempenho de participação de mercado em 2025 e no médio prazo. Uma parte importante da forma como conseguimos isso é concentrando nossa alocação de recursos em nossos melhores impulsionadores de crescimento: escalonamento das plataformas e marcas vencedoras existentes; aceleração do lançamento de nossas "grandes apostas" em inovação; e criação de novos mecanismos de crescimento para capturarem as tendências emergentes dos consumidores.
Considerando o nosso desempenho de participação de mercado, em 2024 ganhamos ou mantivemos a participação em aproximadamente metade de nossas células de negócio por número, mas em menos da metade de nossas células de negócio por valor de vendas. A maior parte das perdas de participação de mercado do Grupo foi impulsionada por 18 células de negócio importantes com baixo desempenho que, em conjunto, representam aproximadamente 21% das vendas do Grupo. Estamos executando nossos planos de ação para cada célula em ritmo acelerado e vendo alguns sinais iniciais de melhoria.
Um elemento fundamental para melhorarmos o nosso desempenho é o fortalecimento de nossas propostas de valor para consumidores e clientes. Estamos investindo cada vez mais para oferecer produtos com sabor e qualidade superiores, valor imbatível, visibilidade marcante e comunicação de marca irresistível. A competitividade da precificação é uma prioridade no contexto do ambiente de inflação alta para determinadas commodities, principalmente café e cacau. Estamos adotando uma abordagem ágil para repassar os aumentos de custos dos insumos e investindo seletivamente em precificação, conforme nos concentramos na restauração da competitividade. Para fortalecer a comunicação das marcas, estamos intensificando os investimentos e melhorando a eficiência e a eficácia. Os gastos com publicidade e marketing como porcentagem das vendas caíram de 9% em 2019 para um mínimo de 6,6% no segundo semestre de 2022; em 2024, subiram para 8,1% e planejamos aumentar ainda mais, para 9% até o final de 2025.
Eficiência e produtividade
Em nosso Capital Markets Day, em novembro de 2024, anunciamos um novo programa de redução de custos de três anos que denominamos Fuel for Growth (Combustível para o Crescimento), que se soma às iniciativas existentes de eficiência de custos. Nossa meta é economizar 2,5 bilhões de francos suíços em custos na execução do novo programa até o final de 2027, e essa economia será usada para financiar um investimento maior em crescimento.
Espera-se que o programa Fuel for Growth gere uma economia anual de 0,7 bilhão de francos suíços em 2025, 1,4 bilhão de francos suíços em 2026 e 2,3 bilhões de francos suíços em 2027. Até o final de 2027, esperamos ter alcançado a economia total de 2,5 bilhões de francos suíços. Em 2025, 300 milhões de francos suíços das economias terão impacto apenas neste ano, e os outros 400 milhões de francos suíços serão economias recorrentes que reduzirão a base de custos de forma contínua. Mais de 300 milhões de francos suíços da economia de custos de 0,7 bilhão de francos suíços esperada para 2025 já foram garantidos.
Aproximadamente três quartos da economia total no Fuel for Growth virão do setor de compras, e o restante virá de eficiências operacionais e investimentos comerciais. No setor de procurement, as economias mais significativas virão da gestão de fornecedores e compras com base em IA, da consolidação e integração de gastos e da expansão e automação do e-sourcing. Considerando eficiências operacionais e investimentos comerciais, as principais iniciativas incluem a revisão dos modelos operacionais, assim como oportunidades em fabricação e logística. Espera-se que os ganhos em economia de procurement e investimentos comerciais sejam alcançados com custos limitados; as eficiências operacionais incorrerão tipicamente em custos pontuais de aproximadamente duas vezes a economia anual.
Essas economias do programa Fuel for Growth se somam a mais de 1 bilhão de francos suíços por ano de eficiências contínuas das iniciativas do programa Nestlé Continuous Excellence.
Fortalecimento das nossas bases
O sucesso da Nestlé depende do alinhamento e do desempenho no mercado e, para isso, as pessoas são fundamentais. 2024 foi um ano importante de mudanças em nossa liderança. Nossa nova equipe de liderança agiu rapidamente para alinhar e reorientar a nossa organização. Simplificamos a estrutura do Grupo e reorganizamos a Nestlé Waters e as bebidas premium em um negócio global e autônomo. Isso foi complementado pela introdução de uma estrutura de gestão de desempenho mais alinhada - nosso "Plano Diretor Operacional" - para aumentar o desempenho em todo o Grupo e impulsionar o ritmo de desempenho em toda a organização. Também aceleramos nossa transformação digital à medida que nos tornamos uma empresa conectada em tempo real e de ponta a ponta, alimentada por dados e inteligência artificial.
Operar de forma sustentável é uma base importante para a Nestlé, e fizemos progressos em várias áreas. Em especial, entregamos nossa meta de redução de emissões de gases de efeito estufa para 2025 um ano antes do planejado, além de termos alcançado grandes progressos em nossa agenda de agricultura regenerativa.
Perspectiva
Nossa orientação para 2025 está em linha com a perspectiva que apresentamos no Capital Markets Day, com a entrega acelerada de eficiências de custo compensando os recentes aumentos nos preços das principais commodities, especialmente café e cacau. Em 2025, espera-se que o crescimento orgânico das vendas melhore em comparação com 2024, fortalecendo-se ao longo do ano conforme continuamos a cumprir com nossos planos de crescimento. Espera-se que a margem UTOP seja igual ou superior a 16% à medida que investimos para crescer. Nossa perspectiva é que não haverá mudanças significativas nas principais variáveis macroeconômicas.
Nosso objetivo continua sendo o de proporcionar um crescimento superior, sustentável e lucrativo. No médio prazo, esperamos que o crescimento orgânico das vendas seja de 4% ou mais em um ambiente operacional normal, com margem de lucro operacional subjacente de 17% ou mais.
Revisão financeira
Vendas
O total de vendas reportadas diminuiu 1,8%, chegando a 91,4 bilhões de francos suíços, incluindo impactos negativos de 3,7% decorrentes de movimentos cambiais e 0,3% de desinvestimentos líquidos. O crescimento orgânico foi de 2,2%. A precificação foi de 1,5%, refletindo uma redução da inflação na maioria das categorias após dois anos de custos altos dos insumos e aumentos de precificação. O crescimento real retornou ao crescimento positivo de 0,8% e ainda foi impactado pela demanda moderada dos consumidores em muitos mercados, incluindo a hesitação do consumidor em relação às marcas globais em determinados mercados. Além disso, as medidas tomadas para reduzir o estoque do cliente na segunda metade do ano reduziram o crescimento real do ano em aproximadamente 20 pontos-base.
Por região geográfica, o crescimento orgânico foi impulsionado pelos mercados emergentes e pela Europa, que, juntos, compensaram amplamente a queda na América do Norte. Nos mercados desenvolvidos, o crescimento orgânico foi de 1,2%, com precificação e crescimento real positivos. Nos mercados emergentes, o crescimento orgânico foi de 3,7%, liderado por precificação com crescimento real positivo.
O crescimento orgânico por categoria de produto foi o seguinte:
● O segmento de Cafés foi o maior contribuidor para o crescimento, com crescimento de um dígito sustentado pelas três principais marcas de café: Nescafé, Nespresso e Starbucks.
● As vendas de Confectionary cresceram à taxa de um dígito, lideradas por KitKat e pelas principais marcas locais.
● PetCare apresentou crescimento de um dígito, estimulado pelo impulso contínuo das marcas premium de base científica Purina ProPlan, Purina ONE e Friskies.
● Nestlé Health Science alcançou crescimento de um dígito, com crescimento de dois dígitos no segundo semestre do ano.
● Águas registrou crescimento de um dígito, com crescimento sólido da S.Pellegrino, e apoio do lançamento bem-sucedido da Maison Perrier.
● As vendas de Nutrição Infantil cresceram à taxa de um dígito, sustentadas pelo impulso contínuo de NAN e Lactogen.
● Produtos lácteos registraram crescimento negativo, pois a queda nas vendas de coffee creamers e produtos lácteos de prateleira neutralizaram o crescimento dos leites acessíveis e das soluções culinárias lácteas.
● O segmento de Produtos Culinários registrou crescimento negativo, com crescimento de um dígito de Maggi, neutralizado amplamente por um declínio em alimentos congelados na América do Norte.
Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo foi de 2,1%. O crescimento orgânico dos canais fora de casa foi de 3,2%. As vendas do e-commerce cresceram organicamente 11,3%, atingindo 18,9% das vendas totais do Grupo.
Lucro bruto e lucro operacional
O lucro bruto ficou estável em 42,7 bilhões de francos suíços, e a margem de lucro bruto aumentou 80 pontos-base para 46,7%. A margem de lucro bruto alcançou 47,2% no primeiro semestre, diminuindo sequencialmente 90 pontos-base para 46,3% no segundo semestre, impulsionada por custos de insumos mais elevados para café e cacau.
As despesas de distribuição como porcentagem das vendas permaneceram estáveis em relação ao ano anterior, em 8,3%. As despesas de marketing e administração como porcentagem das vendas aumentaram 90 pontos-base, chegando a 19,8%. Isso inclui: despesas com publicidade e marketing como porcentagem das vendas que aumentaram 40 pontos-base para 8,1%, à medida que começamos a intensificar os investimentos; e despesas administrativas como porcentagem das vendas, que aumentaram 50 pontos-base para 11,7% das vendas, refletindo, em grande parte, custos trabalhistas mais altos, a valorização do franco suíço e itens não recorrentes. Os custos de pesquisa e desenvolvimento como porcentagem das vendas ficaram estáveis em relação ao ano anterior, em 1,8%.
O lucro operacional subjacente foi de 15,7 bilhões de francos suíços, uma redução de 2,2% na base reportada e um aumento de 1,3% nas moedas constantes. A margem de lucro operacional subjacente foi de 17,2%, uma redução de 10 pontos-base na base reportada e estável nas moedas constantes.
A reestruturação e outros itens comerciais líquidos foram de 1,1 bilhão de francos suíços, em comparação com 1,5 bilhão de francos suíços no ano anterior, sendo que a redução deveu-se principalmente a menores custos de reestruturação. O lucro operacional aumentou 0,8% para 14,6 bilhões de francos suíços. A margem de lucro operacional atingiu 16%, um aumento de 40 bps na base reportada e 50 bps nas moedas constantes.
Despesas financeiras líquidas e imposto de renda
As despesas financeiras líquidas aumentaram de 1,4 bilhão de francos suíços para 1,5 bilhão de francos suíços, refletindo o nível mais alto de dívida líquida média e o aumento nas taxas de juros. O custo médio da dívida líquida foi de 2,6% em comparação com 2,5% em 2023.
A alíquota reportada pelo Grupo foi de 25%, em comparação com 18,2% no ano anterior. O aumento deveu-se, principalmente, a uma baixa contábil em ativos fiscais diferidos decorrente de mudanças nas projeções de utilização e da ausência de itens pontuais favoráveis que tinham impactado positivamente 2023. A alíquota subjacente aumentou 70 pontos-base para 21,9%, impulsionada por alíquotas corporativas e de retenção na fonte mais altas em algumas jurisdições, bem pelas mudanças no mix geográfico e comercial dos lucros.
Lucro líquido e lucro por ação
O lucro líquido caiu 2,9% para 10,9 bilhões de francos suíços. O lucro por ação diminuiu 1%, para 4,19 francos suíços, refletindo o movimento do lucro líquido e o impacto do programa de recompra de ações.
O lucro líquido subjacente foi de 12,4 bilhões de francos suíços, uma redução de 2,6% e um aumento de 0,6% nas moedas constantes. O lucro por ação foi de 4,77 francos suíços, uma redução de 0,8% e um aumento de 2,5% nas moedas constantes. O programa de recompra de ações contribuiu com 1,1% para a variação do lucro por ação, líquido de custos financeiros.
Fluxo de caixa
O caixa gerado pelas operações subiu de 19,2 bilhões de francos suíços em 2023 para 19,6 bilhões de francos suíços. O fluxo de caixa livre foi de 10,7 bilhões de francos suíços, em comparação com o fluxo de caixa livre do ano anterior de 10,4 bilhões de francos suíços, que incluiu 0,6 bilhão de francos suíços de receitas da alienação de um ativo financeiro, sendo o aumento devido, principalmente, a impostos pagos e custos de reestruturação de caixa mais baixos, bem como despesas de capital reduzidas.
Dividendos
Na Assembleia Geral Anual de 16 de abril de 2025, o Conselho de Administração proporá um dividendo de 3,05 francos suíços por ação, um aumento de 5 centavos. A Nestlé tem mantido ou aumentado os dividendos em francos suíços nos últimos 65 anos. Continuamos comprometidos com a prática de longa data de aumentar o dividendo em francos suíços todos os anos.
O último dia de negociação com direito a receber o dividendo será 17 de abril de 2025. O dividendo líquido será pago a partir de 24 de abril de 2025. Os acionistas inscritos no registro de ações com direito a voto em 9 de abril de 2025, às 12h00 (CEST), terão direito a exercer seus direitos de voto.
Programa de recompra de ações
Em 2024, o Grupo recomprou 48,2 milhões de ações da Nestlé S.A. por 4,4 bilhões de francos suíços conforme o programa de recompra de ações de 20 bilhões de francos suíços que começou em janeiro de 2022 e foi concluído conforme planejado em dezembro de 2024. De acordo com o programa, 187,4 milhões de ações foram recompradas no período de três anos, das quais 143,9 milhões foram canceladas até o momento. Na próxima Assembleia Geral Anual, o Conselho de Administração proporá o cancelamento das 43,5 milhões de ações recompradas restantes, reduzindo o capital social da Nestlé S.A. de 262.000.000 de francos suíços para 257.652.000 de francos suíços. Atualmente, não prevemos o início de um novo programa de recompra de ações em 2025.
Dívida líquida
A dívida líquida era de 56 bilhões de francos suíços em 31 de dezembro de 2024, em comparação com 49,6 bilhões de francos suíços em 31 de dezembro de 2023. O aumento refletiu, em grande parte, as saídas de caixa para pagamento de dividendos de 7,8 bilhões de francos suíços e recompra de ações de 4,5 bilhões de francos suíços, bem como o impacto dos movimentos cambiais. A relação entre a dívida líquida e o EBITDA ajustado foi de 2,90 vezes em 31 de dezembro de 2024, em comparação com 2,54 vezes em 31 de dezembro de 2023. Esse índice está no topo de nossa meta de 2 a 3 vezes a dívida líquida em relação ao EBITDA ajustado.
Retorno sobre o capital investido
O retorno sobre o capital investido foi de 14,1%, comparado a 13,9% em 2023. Essa melhoria reflete uma base mais baixa de capital médio investido, principalmente ligada ao capital de giro e à redução nos custos de reestruturação.
Participações minoritárias
No final de 2024, criamos a Nestlé Equity Holdings para consolidar a propriedade de muitas de nossas participações minoritárias, aprimorando a governança e permitindo uma abordagem mais consistente e eficiente para a gestão dessas participações.
Zona América do Norte
Nosso crescimento na América do Norte em 2024 foi abaixo do esperado. O crescimento orgânico das vendas de -0,5% reflete a entrega mista em todo o portfólio, no contexto de um ambiente de consumo desafiador. Considerando as vendas, apresentamos crescimento orgânico positivo liderado pelo crescimento real em aproximadamente dois terços dos negócios. Isso foi neutralizado pelo baixo desempenho em alimentos congelados e coffee creamers. Os planos de recuperação estão em andamento em ambos os negócios. Na Zona América do Norte, a margem UTOP aumentou modestamente, resultado de uma melhoria na margem de lucro bruto e de um aumento nos investimentos em crescimento.
Resumo do desempenho do segmento
● O crescimento orgânico foi de -0,5%, com -0,8% de RIG e 0,4% de precificação. A precificação foi negativa no segundo semestre, impulsionada pela dinâmica competitiva em PetCare e pelos ajustes de preço em alimentos congelados e coffee creamers.
● As vendas reportadas diminuíram 2,5%, para 25,3 bilhões de francos suíços, incluindo um impacto de -2,0% dos movimentos cambiais e -0,1% dos desinvestimentos líquidos.
● Obtivemos ganhos de participação de mercado em Cafés, mas perdemos participação de mercado em pizzas congeladas e coffee creamers.
● A margem UTOP aumentou 10 bps para 22,3%. A margem de lucro bruto cresceu, sustentada pela precificação, arquitetura de pacotes de precificação e gestão de mix, com forte controle de custos estruturais. O investimento em publicidade e marketing aumentou significativamente para dar suporte ao crescimento futuro.
Principais fatores de crescimento das vendas por categoria de produto
● PetCare foi o que mais contribuiu para o crescimento, com crescimento de um dígito impulsionado pelas marcas premium, especialmente nos segmentos de gatos e dietas terapêuticas.
● Confectionary cresceu a um ritmo de dois dígitos, impulsionada pelos produtos de panificação Tollhouse e pelas ações de precificação, especialmente no segundo semestre do ano.
● Bebidas (incluindo Cafés e coffee creamers) apresentaram crescimento positivo em geral, com o lançamento de novos produtos sustentando o forte impulso contínuo de Nescafé e Starbucks e compensando a queda de Coffee mate.
● Nutrição Infantil registrou queda nas vendas, com declínio da Gerber no contexto de uma desaceleração da categoria de alimentos infantis.
● Alimentos congelados registraram crescimento negativo, refletindo principalmente o impacto da concorrência de precificação em pizzas e a redução no negócio de refeições congeladas no Canadá.
Zona Europa
Na Zona Europa, o crescimento de nossas vendas foi amplo, com melhores tendências de participação de mercado nas categorias. O crescimento foi impulsionado principalmente pela precificação, refletindo o ambiente inflacionário do café e de Confectionary, sustentado pelo crescimento real positivo em café e PetCare. O crescimento foi afetado por exclusões temporárias no terceiro trimestre, mas se recuperou no quarto trimestre, impulsionado por Cafés e Confectionary. A margem UTOP aumentou, com melhoria da margem de lucro bruto e otimização do portfólio ajudando a financiar o aumento do investimento em crescimento.
Resumo do desempenho do segmento
● O crescimento orgânico foi de 3,3%, composto por 0,8% de RIG e 2,5% de precificação.
● As vendas reportadas diminuíram 1% para 18,9 bilhões de francos suíços, incluindo o impacto de -2,5% das variações cambiais e -1,9% das alienações líquidas.
● Ganhos de participação de mercado foram obtidos em café e PetCare, com perdas em confectionary e águas.
● A margem UTOP aumentou 50 pontos-base para 16,9%, impulsionada pela forte melhoria da margem de lucro bruto e sustentada pela otimização do portfólio.
Principais fatores de crescimento das vendas por categoria de produto
● A categoria de Cafés apresentou crescimento de um dígito, impulsionada pelo café solúvel Nescafé e pelos produtos Starbucks.
● As vendas de Confectionary cresceram ao ritmo de um dígito, impulsionadas por KitKat e pelas principais marcas locais.
● PetCare apresentou crescimento de um dígito, liderado por Purina ONE, Gourmet e ProPlan.
● Nestlé Professional obteve crescimento de um dígito, impulsionado pelas soluções de bebidas.
● Águas registrou crescimento de um dígito, impactado pelas restrições de fornecimento no segundo semestre do ano.
● Nutrição infantil registrou crescimento negativo, refletindo a desaceleração da categoria.
Zona Ásia, Oceania e África
Alcançamos sólido crescimento orgânico de vendas na Zona AOA, com a maioria das categorias e regiões registrando crescimento real positivo. Melhoramos as tendências de participação de mercado, especialmente para as principais marcas globais, como KitKat, reacendemos o impulso de crescimento em PetCare e intensificamos significativamente o crescimento do e-commerce. Vários ventos contrários macroeconômicos pesaram sobre o crescimento, com a hesitação do consumidor em relação às marcas globais ligadas às tensões geopolíticas que persistiram ao longo do ano. No quarto trimestre, tomamos medidas para reduzir o estoque do cliente em nossas categorias de nutrição infantil e laticínios. No ano, a margem UTOP diminuiu, sustentada pelo aumento do investimento em publicidade e marketing.
Resumo do desempenho do segmento
● O crescimento orgânico foi de 3,4%, com 0,6% de RIG e 2,8% de precificação.
● As vendas reportadas diminuíram 4,1% para 16,8 bilhões de francos suíços, fortemente impactadas por movimentos cambiais, que reduziram as vendas em 7,5%.
● Os principais mercados que impulsionaram o crescimento foram África Central e Ocidental, Oriente Médio e Norte da África, e as Filipinas.
● Os principais ganhos de desenvolvimentos de participação de mercado foram em PetCare, e as perdas em produtos lácteos e culinários.
● A margem UTOP diminuiu 20 pontos-base para 23,3%, sustentada pelo aumento do investimento em publicidade e marketing.
Principais fatores de crescimento das vendas por categoria de produto
● A categoria de Cafés registrou crescimento de um dígito, impulsionado pelas ofertas de Nescafé solúvel e pronto para beber.
● A categoria de Produtos Culinários apresentou crescimento de um dígito, sustentada pelo forte impulso das vendas da Maggi.
● Nestlé Professional alcançou crescimento elevado de um dígito, com fortes contribuições da maioria das regiões geográficas e categorias.
● Confectionary cresceu ao ritmo de um dígito, impulsionado por KitKat e sustentado pelos lançamentos de novos produtos.
● PetCare alcançou alto crescimento de um dígito, liderado pelas principais marcas Felix e Purina ONE.
● Nutrição Infantil registrou crescimento de um dígito após ações para reduzir o estoque do cliente.
● O setor de laticínios registrou queda nas vendas, afetada pela introdução de um imposto sobre vendas no Paquistão, além de ações para reduzir o estoque dos clientes e reestruturar o portfólio.
Zona América Latina
O crescimento das vendas na Zona América Latina foi impulsionado pela precificação, com uma ligeira queda no crescimento real. Durante o ano, a demanda do consumidor diminuiu e a pressão financeira sobre os clientes aumentou em vários mercados devido ao aumento dos custos de empréstimos. Esses fatores adversos levaram a ações para reduzir o estoque do cliente, o que pesou sobre o crescimento real no terceiro trimestre. A melhoria do crescimento no quarto trimestre foi impulsionada por confectionary e café, com novas medidas de aumento de precificação sendo tomadas em ambas as categorias. A margem UTOP do ano diminuiu devido ao aumento dos investimentos em crescimento, bem como aos custos mais altos relacionados à aquisição do negócio de Confectionary do Grupo CRM.
Resumo do desempenho do segmento
● O crescimento orgânico foi de 2,5%, com -0,3% de RIG e 2,7% de precificação.
● As vendas reportadas diminuíram 2,2% para 11,9 bilhões de francos suíços, com impacto negativo de 4,9% das variações cambiais.
● Brasil e o México foram os principais mercados a impulsionar o crescimento; o desempenho foi inferior em mercados menores, como Peru e Colômbia.
● A evolução da participação de mercado inclui ganhos em café porcionado e produtos culinários, com perdas em produtos lácteos e café solúvel.
● A margem UTOP diminuiu 30 pontos-base para 20,4%. A redução é devida ao aumento dos investimentos em publicidade e marketing.
Principais fatores de crescimento das vendas por categoria de produto
● Confectionary apresentou crescimento elevado de um dígito, impulsionado pelas principais marcas locais, especialmente a Garoto, e sustentado por lançamentos de novos produtos em chocobakery.
● Nestlé Professional cresceu ao ritmo de dois dígitos, apoiada pelas aquisições de clientes.
● A categoria de Cafés registrou crescimento de um dígito, liderada por Nescafé, com forte crescimento de Nescafé Dolce Gusto.
● Produtos Culinários registrou crescimento de um dígito, sustentado pelo forte impulso das vendas da Maggi.
● PetCare registrou crescimento estável, apoiado por Felix e Friskies.
● Nutrição infantil e produtos lácteos registraram queda nas vendas, já que a demanda robusta pela fórmula infantil NAN foi amplamente contrabalançada pela queda nas vendas de Nido.
Zona Grande China
Na Zona da Grande China, o crescimento foi sustentado pela entrega positiva de crescimento real em todos os trimestres, apesar da menor demanda do consumidor e da intensa concorrência de precificação em várias categorias. Esse desempenho foi alcançado pela inovação mais rápida nas principais categorias e adaptação das estratégias de canal e route-to-market para capturar novas oportunidades de crescimento. O declínio na margem UTOP reflete o aumento de custos das commodities e maiores investimentos em crescimento.
Resumo do desempenho do segmento
● O crescimento orgânico foi de 2,1%, com 4,3% de RIG e -2,1% de precificação.
● As vendas reportadas diminuíram 1,3% para 5,0 bilhões de francos suíços, já que o câmbio reduziu as vendas em 3,5%.
● A evolução da participação de mercado inclui ganhos em Nutrição Infantil e Confectionary, com perdas em produtos culinários e lácteos.
● A margem UTOP caiu 40 pontos-base para 16,1%, refletindo os custos mais altos dos insumos e o aumento dos investimentos em publicidade e marketing.
Principais fatores de crescimento das vendas por categoria de produto
● Nutrição infantil foi a maior contribuidora para o crescimento orgânico, com crescimento elevado de um dígito, impulsionado por NAN e apoiado pelo melhor momento de vendas de illuma.
● A categoria de Cafés registrou crescimento de um dígito, impulsionada pela expansão da distribuição e por inovações, especialmente nas ofertas de Nescafé pronto para beber.
● Confectionary cresceu à taxa de um dígito, com um crescimento sólido para Hsu Fu Chi e Shark Wafer, apoiado pelo lançamento de novos produtos e crescimento do e-commerce.
● Nestlé Professional apresentou crescimento de um dígito em condições de mercado desafiadoras, enquanto as categorias de produtos culinários e lácteos registraram crescimento negativo.
Nestlé Health Science
Nestlé Health Science apresentou aumento significativo no crescimento e na margem em 2024, com todos os segmentos contribuindo para um melhor desempenho. O crescimento orgânico se recuperou ao longo do ano, com crescimento de dois dígitos no segundo semestre. Um dos principais fatores que contribuíram para a melhoria do desempenho foi a resolução de restrições de fornecimento do nosso negócio de vitaminas, minerais e suplementos (VMS) nos EUA. A margem UTOP aumentou consideravelmente, impulsionada pela alavancagem do crescimento, melhoria do mix e eficiência de custos.
Resumo do desempenho do segmento
● O crescimento orgânico foi de 6,2%, com 5,5% de RIG e 0,7% de precificação.
● As vendas reportadas foram de 3,7% para 6,7 bilhões de francos suíços, incluindo o impacto cambial que reduziu as vendas em -2,8%.
● A participação de mercado aumentou em Nutrição Médica e estabilizou em VMS, depois de cair na segunda metade de 2023.
● A margem UTOP subiu 200 pontos-base, chegando a 14,0%. O aumento foi impulsionado pela alavancagem do crescimento, melhoria do mix e eficiências de custo.
Principais fatores de crescimento das vendas
● Por região geográfica, a América do Norte registrou crescimento de um dígito, a Europa apresentou crescimento de dois dígitos e outras regiões combinadas tiveram crescimento positivo.
● VMS obteve crescimento de um dígito, com crescimento de dois dígitos no segundo semestre e melhoria nas tendências de participação de mercado.
● Active Nutrition registrou crescimento de um dígito, apoiado pelo forte impulso dos produtos Orgain, Vital Proteins e para um envelhecimento saudável.
● Medical Nutrition apresentou crescimento de dois dígitos, com ganhos contínuos de participação de mercado. O crescimento foi sustentado pelo forte impulso das vendas de produtos para cuidados médicos de adultos, especialmente Peptamen e Resource, bem como Vitaflo. As vendas de produtos gastrointestinais continuaram a crescer à taxa de dois dígitos.
Nespresso
Nespresso apresentou sólido crescimento liderado pelo crescimento real, impulsionado pelo desenvolvimento contínuo da linha Vertuo, especialmente na E.U.A. e o bom crescimento contínuo nos canais fora de casa. O quarto trimestre registrou o maior crescimento trimestral do ano, apoiado por fortes campanhas sazonais e pelo impacto das ações de precificação. A margem UTOP diminuiu, pois investimos na expansão da Vertuo e os custos estruturais aumentaram.
Resumo do desempenho do segmento
● O crescimento orgânico foi de 2,2%, com 1,6% de RIG e 0,6% de precificação.
● As vendas reportadas aumentaram em 0,1% para 6,4 bilhões de francos suíços, incluindo o impacto de
-2,4% dos movimentos cambiais.
● Obtivemos ganhos de participação de mercado nos EUA, mas perdemos alguma participação na Europa.
● A margem UTOP caiu 30 pontos-base para 20,0%, impulsionada pelo aumento dos investimentos em publicidade e marketing, bem como por custos estruturais mais altos.
Principais fatores de crescimento das vendas
● Por região geográfica, as vendas na América do Norte cresceram à taxa de um dígito, com ganhos contínuos de participação de mercado. Na Europa, as vendas registraram crescimento praticamente estável.
● Por sistema, o crescimento foi sustentado pelo sistema Vertuo, com forte impulso de vendas em todas as regiões geográficas. As vendas dos canais fora de casa cresceram à taxa de um dígito, apoiadas pelo contínuo desenvolvimento do sistema Momento.
Sobre a Nestlé Brasil
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).
Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.
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