Sort by
Sort by

Nestlé é reconhecida no Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero (GEI) 2020

Voltar

Companhia figura no ranking pelo segundo ano consecutivo, inserida entre as 325 empresas comprometidas com o apoio à igualdade de gênero


São Paulo, 22 de janeiro de 2020 – A Nestlé foi reconhecida no Índice de Igualdade de Gênero Bloomberg (GEI) 2020 por seu comprometimento com a transparência no reporte de ações para promover igualdade de gênero e o avanço da participação das mulheres no ambiente de trabalho. Trata-se do segundo ano consecutivo de inserção na lista e um reconhecimento aos esforços da Nestlé para empoderar as mulheres em toda a sua cadeia de valor e oferecer oportunidades iguais a todos os seus funcionários.

O índice de referência GEI mede a igualdade de gênero em cinco pilares: liderança feminina e fluxo de talentos, remuneração igual e paridade salarial de gênero, cultura inclusiva, políticas de assédio sexual e marcas dedicadas à mulher. As empresas incluídas no índice deste ano obtiveram pontuação igual ou superior a um limite global estabelecido pela Bloomberg e que reflete um alto nível de divulgação e desempenho geral nos cinco pilares. Os programas da Nestlé sobre diversidade e inclusão continuam liderando a indústria na maioria desses pilares.

"Estamos honrados em sermos mais uma vez incluídos no Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero. Esse é um reconhecimento dos passos que temos dado para avançar no equilíbrio de gênero e tornar a Nestlé um lugar ainda mais inclusivo para trabalhar. Recentemente, lançamos uma nova Política Global de Proteção à Maternidade, reconhecendo que os papéis dos pais não são mais definidos apenas de acordo com o gênero”, disse Béatrice Guillaume- Grabisch, Chefe do Grupo de Recursos Humanos da Nestlé.

Em 2018, a Nestlé estabeleceu um plano de ação para aumentar o número de mulheres em cargos executivos em todo o mundo até 2022. A diversidade e a inclusão são partes essenciais da cultura da Nestlé e a empresa está empenhada em garantir a igualdade de remuneração e reduzir as disparidades salariais entre homens e mulheres. Para apoiar isso, a companhia lançou vários programas nos últimos anos, como opções flexíveis de trabalho, apoio a crianças, combate a formas de preconceito inconsciente e treinamentos sobre gênero, além de orientação e capacitação para mulheres e uma nova política global de Proteção à Maternidade da Nestlé, que concede a todas as mulheres e principais cuidadoras um mínimo de 14 semanas de licença-maternidade.

No Brasil, a questão do equilíbrio de gênero perpassa várias ações da empresa. Hoje, aproximadamente 33% da alta liderança da companhia é composta por mulheres e há unidades em todo o País com mais de 40% das vagas ocupadas por mulheres. Mais um dado: atualmente, entre mais de 60% das contratações são fechadas com candidatas mulheres. No País, a companhia também estimula a equidade de gênero e possui licença-maternidade estendida para seis meses e licença-paternidade de 20 dias. Desde agosto de 2017, a Nestlé Brasil também oferece a chamada Sala de Apoio à Amamentação para colaboradoras nas principais unidades da companhia. O espaço é exclusivo para as lactantes com o objetivo de reforçar a importância do aleitamento materno após o término da licença maternidade.

O GEI cresceu em relação ao ano passado: neste ano, são 325 empresas de 42 países reconhecidas no ranking; em 2019, foram 230 companhias sediadas em 36 países. São utilizados dados ambientais, sociais e de governança. A estrutura de relatórios padronizados permite que se tenha um retrato de como as empresas em todo o mundo investem em mulheres no local de trabalho, na cadeia de valor e nas ações sociais.

Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 194 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 30 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 20 categorias de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpane

X