Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Sort by
Sort by

Nestlé cria programa de desenvolvimento para pessoas negras em fábricas

Voltar

A primeira edição do Programa Ônix busca potencializar e desenvolver sua equipe a partir de mentorias e trilhas de aprendizagem focadas no ambiente fabril 

São Paulo, setembro de 2023 – Para acelerar o crescimento profissional de pessoas negras que trabalham nas fábricas ou áreas de apoio, a Nestlé lançou o Programa Ônix, que fortalece as habilidades e competências de quem ainda não ocupa cargos de liderança na companhia. 

A iniciativa foi desenhada com base em três pilares. O primeiro é o desenvolvimento interno, que contempla mentorias, rodas de conversa para fomentar um ambiente acolhedor e inspirador, curso de idiomas, técnicas de apresentação e treinamentos e trilhas focadas nas áreas industriais. O segundo foca em identificar profissionais que se identificam nesse recorte racial com interesse em ingressar na companhia. Já o terceiro impulsiona o engajamento da liderança, e conta com pessoas gestoras negras para compartilhar a importância do projeto internamente. 

Todo o programa foi pensado para fazer sentido para quem participa: as mentorias, as rodas de conversa e a equipe de trabalho multidisciplinar são compostas e preparadas por pessoas negras, reforçando identificação e inspiração. Mikayla Amorim da Silva, colaboradora da fábrica de Feira de Santana (BA), é uma das participantes. “Sou uma mulher negra, mãe, esposa e engenheira. Nasci em um bairro periférico e sem perspectivas, e me tornei a primeira da minha família a ter ensino superior. Mudei minha história  e, hoje, outras pessoas da minha família se formaram depois de mim”, conta. 

Segundo Mikayla, o município de Feira de Santana tem um polo industrial forte na Bahia e seu grande sonho era trabalhar na Nestlé. “Ingressei em 2010 como aprendiz da área de logística. Em seguida, fui efetivada como assistente, mas tinha o desejo de trabalhar com finanças e consegui! Há dois anos e meio, passei para o cargo de analista júnior e hoje estou como analista pleno. Participar do Programa Ônix e ouvir do meu gestor que estão apostando no meu potencial me motivou ainda mais”, comenta. 

Atualmente, a unidade técnica da Nestlé Brasil é composta por 48% de pessoas negras. A companhia também firmou um compromisso público em 2021 com o Mover (Movimento Pela Equidade Racial), uma coalizão de 49 empresas que têm o objetivo de aumentar a representatividade desse recorte racial na liderança das empresas. “A Nestlé segue em uma jornada de diversidade e inclusão para refletir o Brasil e sua pluralidade na força de trabalho. Para ser o reflexo do país, que tem 56,1% de pessoas negras, somos uma companhia comprometida com iniciativas consistentes dedicadas ao tema. O Programa Ônix vem para proporcionar desenvolvimento e expansão de conhecimento para quem que ainda não ocupa posições de liderança” reforça Helen Andrade, Head de Diversidade e Inclusão da Nestlé Brasil. 

Sobre a Nestlé 

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA - FSB COMUNICAÇÃO
[email protected]

X