São Paulo, dezembro de 2023 - Hoje, além de buscar sistemas educacionais tradicionais para crescimento pessoal e profissional, as pessoas optam por empresas que proporcionam programas de carreira e formações complementares para o seu currículo. Por incentivar a educação e acreditar no desenvolvimento de competências técnicas, a fábrica de Araras (SP) da Nestlé oferece formação e capacitação para seus mais de 1.300 colaboradores. Os treinamentos, criados em parceria com instituições de ensino ou desenhados para atender particularidades do negócio, têm gerado engajamento e motivação interna, além de resultar em eficiência e crescimento profissional para as pessoas colaboradoras.
Pensando no progresso das pessoas que trabalham nas linhas de produção de diversas marcas, entre elas Nescau e Nescafé, a Nestlé tem programas próprios que contribuem para o preparo da equipe de acordo com as particularidades do negócio. Além disso, existe um plano estruturado para avanço de carreira que contribui para a retenção de talentos. Na unidade, o tempo de permanência das pessoas costuma girar em torno de nove anos. De acordo com o Ministério do Trabalho, a média do mercado não chegou a dois anos em janeiro deste ano.
A Universidade Nescafé, por exemplo, é um curso reconhecido e certificado pelo SENAI, que proporciona conhecimentos relacionados às tecnologias do grão de café até a xícara. Fortalecendo competências relativas ao processamento e controle do processo de fabricação de café solúvel. Já para estimular o desenvolvimento técnico e comportamental, foi criado em 2021 o Programa Acelerador de Talentos. A iniciativa une o know-how da liderança para potencializar hard e soft skills e contribuir para a construção do plano de carreira e sucessão de posições chaves da fábrica. O projeto está em sua terceira edição e 70% dos participantes já foram promovidos.
Também há o NESCAUpetência, que se trata de um plano de formação interno da operação de achocolatados em pó. É voltado para o ampliação de competências técnicas do processo de fabricação e envase de pós e conhecimento mais aprofundado da tecnologia envolvida nos processos de material de embalagem e matéria-prima. Apesar de ser a ação mais nova da unidade, já alcançou 100% de participação. “Para saber se uma empresa está preparada para o futuro, além dos investimentos em inovação no ambiente produtivo, basta analisar como está a valorização do capital humano e de informação. Ou seja, se a fábrica não evoluir em sua tecnologia e seu quadro de pessoal, não sustentará seu resultado econômico-financeiro. A Nestlé acredita que as competências técnicas estão ligadas tanto por capacitações diversificadas, quanto pela prática do dia a dia e tem um olhar atento para sua equipe. Iniciativas como essa geram engajamento e motivação interna, além de resultar em eficiência para a produção”, conclui Aline Viganó, gerente de gestão de pessoas da fábrica da Nestlé em Araras (SP).
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de sete centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA - FSB COMUNICAÇÃO
[email protected]