São Paulo, maio de 2024 - A Nestlé possui iniciativas relevantes para incluir pessoas neurodivergentes no ambiente de trabalho. Esta é a conclusão de um piloto global realizado pelo Top Employers Institute, um dos líderes mundiais na certificação de melhores práticas em Recursos Humanos. Por meio da avaliação, a empresa recebeu insights valiosos sobre a sua maturidade na inclusão de pessoas neurodivergentes.
Entre as iniciativas realizadas pela Nestlé, destaca-se o Programa Envolve, que promove a contratação de pessoas neurodivergentes por meio de emprego apoiado. Até agora, mais de 20 pessoas foram contratadas para atuar nas áreas de TI (Tecnologia da Informação), Petcare, Vendas, Boutiques Nespresso e no Nestlé Global Business Services (NBS). Todas elas receberam acompanhamento de consultorias com times multidisciplinares para integração e inclusão na Nestlé, com parceiros como o Instituto Jô Clemente, Programa Meu Emprego Inclusivo do Governo de SP e a Specialisterne –especializada em treinamento e emprego para pessoas com autismo.
O grupo de afinidade 'Deu Liga', dedicado à abordagem de temas relacionados às pessoas com deficiência na Nestlé também desempenha um papel fundamental como aliado no desenvolvimento da organização no que diz respeito à neurodiversidade, contando com uma participação interna significativa. Por meio do Programa ‘Cuidar de Quem Cuida Faz Bem’, o grupo de afinidade em conjunto com a área de Diversidade e Inclusão apoia colaboradores e colaboradoras que possuem pessoas neurodivergentes na família.
Além disso, em 2024, a Nestlé desenvolveu cartilhas internas para gestão e seleção de pessoas neurodivergentes, treinamentos específicos para o time de recrutamento e toda a liderança da companhia e passou a disponibilizar, de forma opcional, cordões de girassol –que identificam pessoas que possuem deficiências ocultas ou não aparentes, como transtornos do espectro autista (TEA), síndrome de Tourette, transtornos ligados à demência, fobias extremas e outras, como Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.
“Na Nestlé, entendemos a importância de reconhecer e apoiar as pessoas neurodivergentes, oferecendo oportunidades dentro da nossa organização. Com a ambição de refletir o Brasil, um país diverso e plural, desenvolvemos iniciativas que além de promover a inclusão, também nos ajudam a compreender as necessidades individuais de todas as pessoas.”, afirma Helen Andrade, Head de Diversidade e Inclusão da Nestlé Brasil.
O Top Employers Institute busca inspirar e educar sobre o mundo do trabalho. Para isso, iniciou no ano passado uma avaliação sobre como as organizações estão tratando o recrutamento e seleção de pessoas neurodivergentes e sua inclusão, após a contratação. A pesquisa incluiu 20 Top Employers de todo o mundo e gerou insights proveitosos sobre as melhores práticas relacionadas à inclusão.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de oito centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).
Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
Informações para Imprensa – Nova PR
[email protected]