Nestlé investe no mercado de suplementação adulta com expansão do portfólio de Nutren® Senior

Marca líder do segmento mantém crescimento acima da média mesmo durante a quarentena. No atual cenário, em que o tema da saúde está em destaque.

Nutren Senior, complemento alimentar da Nestlé desenvolvido especialmente para pessoas acima de 50 anos, desde 2019 assumiu a liderança de mercado na consolidação dos canais farma + alimentar. Também no período de pandemia, tem apresentado desempenho expressivo, bem acima da média de seus concorrentes.

Dados da IQVIA, consultoria internacional especializada no uso de dados, tecnologia e análise avançada para o setor de saúde; e da Nielsen, líder global em estudos de mercado, mostram que 2020, comparado com 2019, o setor de complementos alimentares para adultos avançou 19,3%, enquanto Nutren Senior registrou uma performance de 35,8%. Além disso, entre março e abril deste ano, quando houve o início da quarentena, as vendas da marca foram 45% superiores em relação ao mesmo período no ano passado. Em maio, Nutren Senior contou com 39,7% de market share.

A busca permanente da marca por evolução ajudou a motivar uma série de lançamentos que irão acontecer neste próximo semestre: novos produtos, novas opções de embalagens e novas versões e sabores. A marca tem como objetivo continuar expandindo os investimentos na área, destacando o caráter inovador de Nutren Senior e a importância do suporte de pesquisa realizada pelo time de Nestlé Health Science, braço de saúde e ciência nutricional da Nestlé.

Atualmente disponível nas versões em pó e ‘pronto para beber’, Nutren Senior contará com a expansão de portfólio – inclusive com a entrada em novas categorias no segmento de suplementação adulta. Para 2020, a Nestlé mantém a projeção de aportar mais de R$35 milhões na expansão da marca, o que reforça os investimentos consistentes em produtos para auxiliar na jornada do envelhecimento saudável.

Expansão do portfólio
Como parte da expansão de portfólio de Nutren Senior, já na primeira quinzena de agosto, as novidades começam a chegar aos pontos de venda. Entre elas, está uma linha de sopas, disponível nos sabores feijão e carne e frango e aveia, e com 50% menos sódio do que as versões similares já disponíveis no mercado. Também chega às prateleiras as versões em pó do sabor chocolate no formato ‘latão’ (com 740g), para oferecer ao público uma embalagem em tamanho econômico e atender a diferentes demandas de consumo; além da versão zero lactose, inédita no mercado de suplementos adultos.

Os lançamentos têm o objetivo de aumentar a penetração da marca no segmento de complementos, consolidando o pioneirismo e a inovação de Nutren Senior, em linha com as demandas do público 50+. Grande parte da inovação vem da escuta ativa realizada nas redes sociais e através do serviço de atendimento ao consumidor. Exemplo disso é o lançamento da versão zero lactose – um dos itens mais pedidos nos canais de comunicação de NHS com o consumidor.

Tantas novidades e investimentos se justificam: segundo dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil conta com uma população de mais de 50 milhões de pessoas com mais de 50 anos em 2020 e as projeções sugerem que esse número dobre até 2060. São estimativas que reforçam a importância de todo o estudo de mercado realizado por Nestlé Health Science para entender esse público que não para de crescer.

Iniciativas de apoio social
Em outra frente, a marca também se preocupou em promover ações de apoio à sociedade durante o período da quarentena, em linha com as iniciativas da Nestlé em todo o Brasil. Em abril, por exemplo, foram doadas 28 toneladas de Nutren Senior para idosos em lares de permanência no estado de São Paulo.

Além disso, a marca promoveu o ‘Café Virtual’, projeto que estimulou a socialização com a população que vive em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) em São Paulo por meio de videoconferências. Também como parte da iniciativa, a marca doou 120 kg em produtos, e registrou mais de 100 horas de atuação de colaboradores Nestlé voluntários no projeto.

A marca também trouxe novos serviços para o público, com o lançamento, em maio, do assistente virtual Nutren Senior Conect@, que está disponível de forma gratuita pelo Whatsapp pelo número (71) 99750897. A ferramenta auxilia a população sênior a realizar atividades básicas em temas como pagar contas online; realizar chamadas em vídeo; pedir delivery de refeição por aplicativo; assistir lives e inserir música nos Stories do Instagram. O bot conta com respostas para dúvidas pré-identificadas nas redes sociais da marca, oferecendo conteúdos educativos em vídeos didáticos e linguagem simples. As pessoas também podem acessar o bot e se cadastrarem para se tornarem voluntárias respondendo novas dúvidas que surjam fora dos temas pré-cadastrados.

A meta é atender 20 mil seniores e contar com o apoio de 10 mil voluntários num futuro próximo.

Sobre Nutren® Senior
Nutren® Senior, da Nestlé, é um complemento nutricional especialmente desenvolvido para pessoas acima de 50 anos. Contém 21 vitaminas e minerais, incluindo Vitamina C, Vitamina D, Vitamina A e Zinco além de Proteína, que contribuem para a manutenção do sistema imune e mais vitalidade. Além de não conter glúten e ter zero adição de açúcares. Nutren® Senior possui a versão Pó Sem Sabor, que pode ser adicionado a receitas oferecendo maior versatilidade, e as versões sabores Baunilha, Chocolate e o exclusivo Café com Leite, que pode ser misturado ao leite. Também pensando na praticidade, Nutren Senior está disponível na versão pronta para beber que além de ser isenta de lactose tem os sabores Baunilha, Mix de Frutas e Chocolate.

Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 190 países e seus 308 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega 32 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.