Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Sort by
Sort by

NESCAFÉ® Dolce Gusto NEO conclui compostagem de materiais da sua loja conceito, instalada temporariamente ao lado do Parque Trianon, em São Paulo

Assim como as cápsulas da marca, feitas de papel, o espaço foi desenvolvido para ser compostável, por meio de um projeto de arquitetura regenerativa

Voltar

São Paulo, agosto de 2024 – NESCAFÉ® Dolce Gusto NEO completou a última etapa de compostagem da sua primeira loja-conceito impressa em 3D, na América Latina. Com desenho inspirado na flor do café, o espaço finaliza seu ciclo devolvendo ao meio ambiente o que foi retirado para que ele nascesse. O projeto, instalado na Praça Alexandre de Gusmão, foi desenhado pelo estúdio Guto Requena e utilizou materiais biodegradáveis, como gesso, madeira e fibra de sisall. A localização também foi pensada para inspirar os clientes a se conectarem com a natureza, em um espaço próximo ao Parque Trianon, uma área de preservação da Mata Atlântica no centro da cidade de São Paulo.

Durante quase um ano de funcionamento, a loja conceito encantou consumidores de Dolce Gusto NEO, com mais de 9mil degustações de cafés no local. Todo o ciclo de vida da flagship foi planejado para aproveitar ao máximo os materiais utilizados em sua construção e, após a desmontagem, foram compostadas 3,4 toneladas de madeira e 19,6 toneladas de gesso.

A madeira foi processada no município de São Bento do Sul, em Santa Catarina, e enviada para compostagem na Morada da Floresta, empresa de impacto socioambiental especializada na redução de resíduos, para ser doada a parceiros. O gesso foi triturado e utilizado como adubo em lavouras no Rio Grande do Sul.

“Construímos a loja com biomateriais para reduzir o impacto ambiental. Essa abordagem, focada em todo o ciclo de vida da flagship, foi uma alternativa eficiente para reduzir a quantidade de resíduos destinados a aterros e, também, para contribuir com a descarbonização do setor da construção civil”, explica Tiago Buischi, Diretor de Marketing de Cafés da Nestlé.

Para quem não teve a oportunidade de visitar a flagship, a NESCAFÉ® Dolce Gusto NEO, em parceria com a startup 3blocks, digitalizou o espaço em 3D. O recurso oferece uma narrativa circular baseada na estrutura da loja física para destacar a sustentabilidade e a inovação do projeto, além de proporcionar uma experiência imersiva. Durante o passeio virtual, é possível clicar nos produtos e conferir especificações e preços. A loja 3D está disponível para acesso no link: https://dolce-gusto-neo.3blocks.com.br/ 

Sobre a loja-conceito  

A flagship da NEO foi construída na Praça Alexandre de Gusmão, ao lado do Parque Trianon, a poucos metros da Avenida Paulista. A escolha do local representou um novo olhar para um futuro sustentável. A loja, projetada como um espaço público aberto à visitação gratuita, estava situada entre as alamedas Santos, Jaú e Casa Branca, em um corredor verde remanescente de Mata Atlântica, em São Paulo.

A loja, que ficou aberta até dezembro de 2023, foi idealizada pelo arquiteto Guto Requena, com construção em formato circular, inspirada nas cinco pétalas da flor do café. A flagship foi o primeiro projeto arquitetônico compostável feito em impressão 3D na América Latina.

Sobre a sistema NEO

Em novembro de 2022, a Nestlé lançou a NESCAFÉ® Dolce Gusto NEO para revolucionar o mercado de cafés em cápsulas com foco na sustentabilidade. O Brasil foi o primeiro país a receber o produto e a produzir 100% das cápsulas na fábrica sustentável em Montes Claros (MG).

Feitas com papel certificado pela organização não governamental FSC (Forest Stewardship Council) e um polímero biodegradável compostável, as cápsulas protegem o café de alta qualidade da oxidação e garantem a extração perfeita. Além disso, foram projetadas para se decompor como as cascas de frutas, ou seja, de forma natural e em cerca de seis meses.

Sobre a Nestlé  

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros. 

Informações à imprensa Nestlé - Agência Pub  
[email protected]

X