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Liderado pela Nestlé, em parceria com a startup Yattó, projeto pioneiro atinge 200 toneladas de embalagens plásticas flexíveis recicladas em 2022

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Resultados foram apresentados em reunião que marcou o início do comitê Yattó Transforma na última quinta-feira (8). Impulsionada pela Nestlé, a iniciativa ganhou escala este ano com a entrada de grandes empresas e ampliou a atuação para outras regiões do país 

São Paulo, dezembro 2022 – Com o objetivo de fomentar a reciclagem de embalagens plásticas flexíveis no Brasil, a Nestlé, em parceria com a startup Yattó, especializada em soluções de economia circular e logística reversa, criou um projeto focado em estruturar uma cadeia efetiva para esse tipo de embalagem. Para acelerar e dar escala ao projeto, a companhia convidou outras empresas a se juntarem à essa jornada. PepsiCo, Mars e Cargill passaram a integrar a iniciativa em 2022 e o número de embalagens flexíveis recicladas teve um incremento de 3.900%, passando de 5 toneladas, em 2021, para 200 toneladas em 2022. 

O marco celebrou o primeiro Comitê Yattó Transforma, no Panela House -- espaço de inovação aberta da Nestlé, que fica na sede da companhia na capital paulista. O evento também reuniu especialistas na área de inovação para embalagens e sustentabilidade.  

Dos materiais que chegam nas cooperativas atualmente, cerca de 40% são rejeitos, com parte expressiva representada pelas embalagens plásticas flexíveis. Por serem de difícil reciclagem, até há pouco tempo eram enviadas diretamente aos aterros sanitários.  

Em 2021, a versão piloto do projeto contou com seis cooperativas que, ao longo de seis meses, registraram o total de 5 toneladas recicladas. Este ano, serão 200 toneladas recicladas em conjunto com 55 cooperativas, localizadas nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Isso equivale a 100 milhões de embalagens de chocolate coletadas, redução de emissão de mais de 300 mil kg de CO2 na atmosfera e economia de mais de 1 milhão de litros de água. 

“Acreditamos na relevância da colaboração para estruturar a cadeia de reciclagem para as embalagens plásticas flexíveis. Atuando em parceria com outras empresas, o projeto cresce, ganha escala e gera renda às cooperativas e aos catadores, além, claro, de contribuir com o meio ambiente. Nosso próximo objetivo é passar a inspirar integrantes de outros segmentos, não apenas de bens de consumo, a participarem dessa jornada junto conosco para levarmos essas soluções a outras regiões do Brasil”, explica Cristiani Vieira, gerente de Sustentabilidade da Nestlé Brasil. 

Após a reciclagem, as embalagens plásticas flexíveis são utilizadas na fabricação de diversos objetos, como mesas, cadeiras, pisos, entre outros, promovendo a circularidade.  

“O comitê é um dos momentos que mostramos o resultado do nosso trabalho de estruturação da cadeia de logística reversa das embalagens plásticas flexíveis. Conseguimos bater a meta de reciclar 200 toneladas considerando todas as marcas presentes, o que evidencia a possibilidade de escalarmos o projeto para outras indústrias, tornando a circularidade uma pauta necessária no mercado. Tornamos o desafio possível e, compartilhar isso no Panela, onde tudo começou com a Nestlé, é muito gratificante”, finaliza Luiz Grilo, diretor institucional de Novos Negócios da Yattó. 

 A iniciativa faz parte da jornada de regeneração da Nestlé e contribui com o compromisso da companhia de reciclar o equivalente a todo o plástico colocado no mercado brasileiro anualmente até 2025.  

Sobre a Nestlé  

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, uma fábrica em construção em Santa Catarina e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. 

Informações à imprensa
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