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Com Hortência, Ary Fontoura e Claudia Ohana, Nutren Senior® desafia IA generativa para quebrar estereótipos sobre envelhecimento

Em nova campanha criada pela VML Brasil, personalidades 50+ confrontam imagens estereotipadas geradas por IA e compartilham como realmente se enxergam

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São Paulo, junho de 2025 – Em uma sociedade ainda marcada por preconceitos relacionados ao envelhecimento, Nutren Senior®, marca de suplementos diários para pessoas com mais de 50 anos, lança uma nova série de vídeos que propõe ressignificar a forma como o envelhecimento é retratado. A campanha, criada pela VML Brasil, dá continuidade ao movimento Eu Me Vejo Pró-Idade, que busca transformar a maneira como o público maduro se percebe e é percebido.

Desta vez, nomes como Hortência, Claudia Ohana, Ary Fontoura e outros convidados são provocados a reagir a imagens geradas por inteligência artificial a partir de frases simples como: “Eu sou homem, tenho 92 anos, olhas castanhos e tenho uma verdadeira paixão pelo teatro” — que resultam em retratos estereotipados e envelhecidos, pouco fiéis a realidade. Os vídeos mostram a reação dos protagonistas ao confrontarem essas imagens. “Nossa, mas é bem diferente do que eu sou. Que triste. Quando me deparo com essas imagens geradas pela IA eu noto a artificialidade, falta o elemento humano para criar a emoção que as pessoas precisam.”, comenta Ary Fontoura ao ver o resultado trazido pela Inteligência Artificial.

O ator também nos traz um relato poderoso sobre o conceito de viver melhor o presente e o envelhecimento “O jovem tem certa pressa para chegar em um determinado ponto, uma impaciência de viver mais e mais; enquanto nós já vivemos tudo isso e temos apenas uma vontade: de permanecer. Eu acho que a coisa mais importante que tem é a saúde e para isso precisamos cultivar o hábito de tê-la sempre à mão. Ao vivermos pensando exclusivamente no final das coisas, nós não vamos admitir que o presente é o que devemos viver.” reflete Ary.

“Queremos mostrar que o envelhecimento não tem uma única cara, muito menos um único jeito de ser vivido. Usar a IA como ponto de partida tornou tudo mais potente, pois escancara preconceitos que muitas vezes passam despercebidos”, explicam Gabriel Carletti e Victor Castelo, diretores de criação da VML Brasil sobre o conceito criativo da campanha.

A partir dessa desconstrução, a marca busca se aprofundar em temas como o etarismo, planejamento do envelhecimento e quebra de estereótipos, dando voz aos protagonistas, acompanhados de imagens pessoais e registros de suas trajetórias. “Esse ponto de vista da IA quanto ao envelhecimento é um reflexo social. Com essa nova fase da campanha queremos provocar uma mudança nesse olhar, combatendo a invisibilidade sênior e reforçando a subjetividade de cada um no seu próprio processo de envelhecimento. Com depoimentos reais e inspiradores, reforçamos que cada pessoa deve ter o direito e a liberdade de viver sua idade do seu jeito”, conta Lara Naccache Miranda, Head de Marketing da Nestlé Health Science.

Joyce Aquino, gerente da marca Nutren Senior®, também comenta sobre a problemática dos estereótipos gerados pela inteligência artificial. “A IA generativa apenas reflete o viés etarista já presente na sociedade. Escolher pessoas história reais e conhecidas do grande público, como os relatos do Ary Fontoura, da Claudia Ohana e da Hortência traz diferentes perspectivas do que significa ser pró-idade e servem de inspiração e identificação para o público.", conclui a gerente.

A campanha vai ao ar no dia 23/06 e contará com desdobramentos na TV aberta e fechada, streaming, digital e social. Para engajar o público e ampliar o debate, a campanha também lança um convite: que todos compartilhem suas próprias visões sobre o envelhecimento nas redes sociais, com a hashtag #EuMeVejoProIdade. O objetivo é criar uma comunidade online aberta, inclusiva e conectada ao propósito da marca.

Guia Pró-Idade 

Lançado em 2024 no Dia Mundial do Idoso, o guia é dividido em três pilares: despertar, expandir e planejar. Em “despertar”, Nutren® Senior convida o público, independentemente da idade, a desconstruir ideias limitantes como “estar velho demais” para estudar, praticar esportes ou realizar sonhos — trazendo dados e contextos atuais.

Na etapa “expandir”, a cartilha aborda o etarismo, propõe uma atualização de linguagem — inclusive entre o público 50+ — e apresenta um glossário Pró-Idade.

Por fim, em “planejar”, o material oferece orientações práticas para um envelhecimento mais saudável, abordando temas como empregabilidade, empreendedorismo, bem-estar e relações interpessoais. O guia é gratuito e está disponível em: https://www.nutren.com.br/senior/guiaproidade

Agora, com a nova série “Eu me Vejo”, lançamos o novo capítulo “Enxergar”, que aborda a temática da invisibilidade no processo de envelhecimento e inspirações para despertar essa nova forma de se enxergar após os 60 anos.

Sobre Nestlé® Health Science (NHSc
Líder em ciência da nutrição, é uma unidade de negócios gerenciada globalmente pela Nestlé. Está comprometida em redefinir a gestão da saúde, oferecendo um extenso portfólio de marcas de saúde do consumidor baseadas em ciência, nutrição médica, terapias farmacêuticas, vitaminas e suplementos. Sua extensa rede de pesquisa fornece a base para produtos que potencializam vidas mais saudáveis por meio da nutrição. Com sede na Suíça, tem mais de 11.000 funcionários em todo o mundo, com produtos disponíveis em mais de 140 países. 

Sobre a Nestlé  
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros. 
 
Informações à imprensa 
Nestlé - Agência Pub -[email protected]    

FICHA TÉCNICA 

Título: Eu me vejo Pró-Idade 
Agência: VML Brasil  
Cliente/Produto: Nestlé / Nutren Senior 
CEO: Karina Ribeiro 
Chief Creative Officer: Dudu Marques   
Direção Executiva de Criação: Gabriel Sotero 
Direção de Criação: Gabriel Carletti e Victor Castelo 
Direção de Arte: Gabriel Santos, André Blanco 
Redator: Alessandra Peixoto 
Chief Business Officer: Renato Fischer  
Head de Negócios: Rafaela Garutti 
Atendimento: Renata Dall' Onder, Fabiana Duarte, Aline Pédras, José Almeida, Júlia Almeida 
Chief Strategy Officer: Stella Pirani  
Planejamento: Vitor Amos, Anna Galisi, Isabella Ayub, Felipe Ritis, Ronaldo Thalles, Milena Harari 
Chief Media Officer: Carolina Buzetto 
Mídia: Verusca Casciano, Victor Casimiro, Mylena Perdomo, Guilherme Freitas, Felipe Boian, Matheus Sampaio, Rafael Muller 
PR/VML: Eduardo Zanelato, Carolina Cesario e Hellen Araújo 
PR/cliente: Paula Angelo, Flavia Rezende, Vittoria Pina. Gabrielle Mota (agência.pub - PR cliente) 
Head de Produção: Nicole Godoy  
Produção: Anderson Rocha e Ian Inglez 
Aprovação/Cliente: Lara Miranda, Joyce Aquino, Isabella Brito, Erika Vidmar, Leila Shimanoe, Ricardo Aragão. 
Produtora de Imagem: Noize 
Diretor de Cena: Rafael Rocha 
Roteiro: Hellen Albuquerque 
Assistente de Direção: Graziela Oliveira 
Direção de Fotografia: Rafael Mattar 
Direção Executiva: Pablo Rocha e Tâmila Carvalho 
Direção de Produção: Marina Fortes  
Assistente de Produção: Pedro Lobo 
Direção de Arte: Lavínia  
Ass. de Arte: Vini Poffo 
Figurinista:  Luiza Leal 
Ass. de Figurino: Amanda Cordeiro 
Maquiador(a): Amanda Tedesco 
Prod. de Elenco: Cris Saito 
Elenco: Hortência Marcari, Ary Fontoura, Claudia Ohana, Ricardo Freitas,  Claudio Carvalho e Vilma Warner 
Atendimento: Thiago Hackradt e Paula Ferrari 
Som Direto: Raphael Balbino 
Ajudante Montagem: Paulo Roberto Neto 
Gerentes de Projetos: Diego Paz e Gabriela Fittipaldi 
Pós-Produção: Ana Dolfini (Coordenadora de Pós), Pedro Krum e Vicente Machado (Editores)  
Color: Renata Fischmann, Leo da Silva (VFX), Gilberto Bittencourt e William Oliveira (Artes) 
Motion: Gustavo Brandalise 
Prod. de Objetos: Matheus De Luca 
Produção e Finalização: Equipe LOUD+ 
Direção musical: Felipe Kim 
Atendimento: Priscila Miranda, Lucas Milan, Gabriela Takan 

Data de Produção: maio/2025

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